Revisão Preventiva

Domingo. Certa algazarra no almoço em família.

A dona Mosca entrou voando, ligeira, pela sala. Circulou ao redor da mesa. Uma, duas, três voltas.

Correndo atrás dEla, a Matriarca abanava o pano de prato. Todos riram...

Dado as três voltas, dona Mosca mirou a porta por onde entrara, trocou de marcha, acelerou em alta velocidade e partiu.

Prevendo que poderiam ser vencidos por Ela, o Patriarca levantou-se da cadeira, e rápido, feito relâmpago, fechou a porta.

Por sorte, dona Mosca tinha revisado as lonas, as pastilhas e feito sangria no óleo de freio no dia anterior: tocou o pedal e o conjunto desacelerou; indo quase à velocidade zero. Engatou uma marcha após outra e em segundos, readquiriu velocidade para safar-se das batidas dos panos de pratos. Circulou pela sala de estar, encontrando uma janela, saída de emergência. Voou, vazou por ela.

Longe do precipício, pousou ofegante sobre o monturo e conjecturou: "se mantida a máquina revisada, periodicamente, o resultado é uma boa e feliz viagem, contra a imposição acelerada do dia a dia; aliás, não aparece nem no espelho retrovisor".

Está em todos os lares:

Após décadas e mais décadas, estudando o comportamento humano em família, conclui que é melhor, é menos desgastante, é mais favorável ser filho ou parente próximo, que amigo estimado.

A tese lida está em todos lares, porém, duvido que o leitor tenha fundamentos para relatar o por quê!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 29/04/2024
Reeditado em 30/04/2024
Código do texto: T8052105
Classificação de conteúdo: seguro