NATAL LUZ

Já havíamos ido a Gramado e à Serra Gaúcha sete vezes, sempre em julho, para aproveitar o frio e o clima quase europeu da região. Gostamos tanto que voltamos tantas vezes, cada vez nos apaixonando mais por tudo aquilo! Sentimos a proximidade com a colônia italiana, ficamos hospedados em bons hotéis, não necessariamente luxuosos, bebemos bons vinhos, experimentamos pratos deliciosos, tanto salgados quanto doces... E nos tornamos amigos de algumas pessoas, que a cada ida nossa se mostraram especiais.

Este ano resolvemos conhecer a outra face de Gramado e da Serra, sem o frio de julho, mas com a exuberância das hortênsias e a maravilha dos eventos que antecedem o Natal.

Chegamos no domingo, e à noite fomos ansiosos ao centro da cidade, ávidos por ver a decoração natalina. Ao chegarmos, nos deparamos com um centro diferente do que havíamos visto há um ano e meio atrás: já não há fiação nas avenidas do centro, está tudo subterrâneo, e por todo lado, muitas flores, nos postes, nos canteiros, nas portas das lojas. E no ar, uma música suave vinda de cada poste de iluminação. E tudo envolto numa luz verde que emana das árvores, lembrando muito a iluminação da Avenida Champs Elysées. Ficamos um pouco decepcionados, pois esperávamos uma profusão de luzes! Porém, exatamente às 21 horas, um show de fogos de artifício acompanhado de música clássica em allegro, dá início ao acendimento das luzes da decoração natalina, partindo da grande árvore armada na rótula principal da cidade. De repente, tudo é luz, música, e alegria!

A programação do Natal-Luz inclui o acendimento diário das luzes ás 21 horas, um concerto todas as noites às 20 horas da “árvore cantante”, uma árvore de Natal montada na Rua Coberta com um coral com roupas de Papai Noel acomodado nos seus galhos cantando canções natalinas, acompanhado por uma orquestra de cordas e sopro, o espetáculo “Nativitaten” no Lago Joaquina Bier, a peça teatral “Fantástica Fábrica de Natal” montada num teatro ao ar livre próximo ao Lago Negro e o Grande Desfile de Natal nas avenidas centrais da cidade.

Na terça-feira fomos assistir a “Nativitaten”. Os espectadores se sentam em cadeiras e arquibancadas ao redor do lago. No início, um narrador começa a falar sobre o significado do Natal, do nascimento de Jesus, nosso Salvador, e começa o grande espetáculo com fogos de artifício, fontes com efeitos luminosos que mudam de acordo com a música, efeitos especiais com fogo, iluminação profusa com laser e luzes coloridas. E principalmente, com música maravilhosa, cantada por três tenores e um barítono, e duas sopranos e uma contralto. Durante mais ou menos uma hora, nós ficamos com a respiração suspensa diante de tamanha exuberância, uma maravilha impossível de ser descrita com palavras...Antes do gran finale, jovens vestidos de Papai Noel segurando lampiões acendem as velas que os expectadores haviam recebido na entrada. Quando os cantores entoam “Noite Feliz”, todas as velas estão acesas, num efeito lindo ao redor do lago! E o espetáculo termina numa apoteose de luzes e fogos !

Saímos do recinto maravilhados, a emoção travando a garganta, e nos dirigimos à Cantina Pastacciutta, onde saboreamos uma estupenda pasta com um bom vinho para finalizar essa noite memorável.

Na noite de quarta-feira fomos assistir à “Maravilhosa Fábrica de Natal”, uma peça teatral musical singela, que narra o sonho de um menino que queria ver como eram fabricados os brinquedos trazidos pelo Papai Noel. Um espetáculo comparável às produções da Broadway, encenado por artistas amadores, cheio de efeitos especiais e atuações magníficas. O menino que faz o papel principal parece um anjo. E canta, dança e sapateia! Lindas moças e guapos rapazes compõem o elenco de bailarinos, e ágeis acrobatas executam números circenses. Os cantores não ficam nada a dever aos artistas das capitais que encenam peças musicais nos grandes teatros! Tudo isso num cenário maravilhoso de cores e luzes. No início um anjo sobrevoa a platéia trazendo o menino ao colo, e no final, o trenó do Papai Noel, levando o Bom Velhinho e o menino, alça vôo no palco, puxado por bailarinas caracterizadas de renas fazendo acrobacias em trapézios!

E sábado à noite fomos assistir ao Grande Desfile de Natal. Após o emocionante acendimento das luzes, vemos passar diante de nossos olhos uma seqüência de figuras natalinas que nos remetem à infância... Se nós adultos, ficamos deslumbrados com esses espetáculos, ficamos imaginando como devem se sentir as crianças! Pontuado por canções natalinas, o desfile, com patinadores, crianças fantasiadas de imigrantes, jovens fantasiados de ursinhos, soldadinhos de chumbo, bonecas, marionetes, e com lindos carros alegóricos, termina com Papai Noel num grande trenó, e com a caída de neve artificial em profusão sobre os espectadores!

Além dessas atrações, não podia ficar de lado o aspecto religioso da festa... As igrejas estão lindamente decoradas, e existem presépios de todos os tipos em lojas. Na cidade vizinha de Nova Petrópolis a praça florida tem como atração um presépio em tamanho natural. A Igreja de Pedra em Canela ganhou iluminação especial.

Numa época como a nossa, em que cada vez mais o Natal é um estímulo ao consumo, vale a pena tomar contato com esse espírito que toma conta dessas cidades nesse período. Lá não pensamos no que vamos comprar, mas nossa sensibilidade se aguça ao lembrar-nos de nossa infância, quando os Natais eram assim: cheios de fantasia! Participar do Natal-Luz de Gramado faz a mágica de tornar-nos novamente crianças, e renovar nossas esperanças num futuro melhor!