SIMPATIAS DE NATAL (3/7)

PARTE V – O QUE COMER? DEVORE A CEIA CORRETAMENTE.

Depois de passar o ano inteiro levando C.R.Is (Comidas de rabo individuais) e C.R.Cs (Comidas de rabo coletivas) do patrão ou dos professores, experimente algum desses pratos para melhorar seu ano novo:
LENTILHAS: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa. A origem desta superstição é italiana, que adoravam lentilhas por falta de outro ingrediente e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes, é óbvio, oh, Pá! Digo, Strunzio...
ROMÃS: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira. Será que semente de romã é imã de moedinhas?
BAGOS DE UVA: para os portugueses, comer três, sete, treze ou quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.
Podem perceber o nojo que ficará sua carteira com sementes de romãs e uvas. É capaz de brotar um pomar. Dinheiro que é bom não vai caber e se couber ficará todo grudento...
CARNE DE PORCO: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Evite O consumo de aves, como o peru e o frango, que ciscam para trás, como é da natureza de todo bípede voador ou não... Caranguejo também não é indicado na ceia de Ano Novo. Como andam para trás, acredita-se que quem comê-los regride na vida;
NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: trazidas pelos imigrantes de origem árabe, degustar estas frutas garantem fartura. E gordura...

PARTE VI – COMO COMPORTAR-SE DURANTE O REVEILLON

SIMPATIAS, À MEIA NOITE, LOGO DEPOIS DOS ABRAÇOS:
DÊ SETE PULINHOS SÓ COM O PÉ DIREITO: atrai boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.
Os partidos comunistas discordam, porque acreditam que deus era canhoto...
Canhotos podem pular com a perna esquerda.
Sacis pulam com a perna que tiverem...
JOGUE MOEDAS da rua para dentro de casa. Atrai riqueza para todos que moram no lugar. Portanto, jogue para dentro da sua casa, pois dinheiro não dá cria. Não jogue de dentro da casa para a rua, pois além de mandar a sorte embora, vai encher de pedintes, associações beneficentes, pastores evangélicos e crianças que pensarão ser Halloween extemporâneo...
DÊ MAIS TRÊS PULINHOS, agora com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Pode fazer com a taça vazia... Aí, não cai uma gota... É tiro e queda... Na queda, não se preocupe... Sempre haverá outro bêbado ajudando a levantar...
Se fez com o champanhe dentro da taça e ainda não derramou tudo, jogue tudo que sobrou para trás, de uma vez só, sem olhar, nem. Não jogue a taça. Diz que esta simpatia deixa para trás tudo de ruim. Não se preocupe sem molhar os outros. Conforme outra lenda, quem for atingido pelo champanhe terá sorte o ano todo.
Ora, pois... É para derramar ou não?
Algumas pesquisas garantem que esta última simpatia não dá certo. Tem que ser feita com champanhe mesmo e não com espumantes. Tem sentido, pois que quem toma “champanhe” mesmo não perde uma gota...
FIQUE NUM NÍVEL MAIS – Suba o degrau de uma escada (da sala, da que o pintor esqueceu) ou em uma cadeira com o pé direito assim que der meia-noite para subir na vida... Suba, enfim, em qualquer coisa para ficar num nível mais alto que os demais.
Baixinhos podem subir na mesa, se a sogra não resmungar...
Diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida. Lembre-se que só a vontade não basta...
Dependendo do estado etílico, cuidado para não colocar a cadeira no degrau da escada e se estatelar no chão...
Se estiver bêbado aproveite e suba para dormir.
FAÇA BARULHO: Os povos antigos acreditavam que barulho afugenta maus espíritos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista. Aproveite para dar umas paneladas em quem lhe sacaneou durante o ano, apitar na orelha da sogra...
Em Portugal o costume de bater panelas é comum... Depois não querem que digam que lá há muitos paneleiros, ora pois!
O ritual assemelha-se ao costume de receber o Ano Novo com fogos de artifícios, sinos tocando e muita música.
Não sei como isso é possível... Sinos e música juntos...
Apitos? Batucada? È passagem de ano ou Carnaval?
Um pedido: Façam essa simpatia bem longe de minha casa, pois detesto barulho...

(segue...)
Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 10/12/2009
Reeditado em 10/12/2009
Código do texto: T1970401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.