Então é natal?

Para muitos o natal já não é uma data importante, alguns arriscam a dizer: É um dia como qualquer outro. Arriscam uma explicação: Isso é só uma data comercial. Este tipo de pensamento demonstra a falta de espiritualidade das pessoas, mesmo sendo a melhor data comercial do ano, isso não tem relação com o entendimento do significado do natal. A maior parte das pessoas perderam a espiritualidade, já não vivemos em uma sociedade cristã. É por conta desse vazio espiritual que grande parte das pessoas buscam preencher seu espírito de outras maneiras, e quando fracassam poucos são os que reconhecem que o problema está em si, no próprio orgulho. E não conseguem achar sentido no natal quando dentro de seu próprio coração não habita o verdadeiro sentido cristão.

Mas ainda tem os que se acham mais espertos e dizem: Não existe prova que Jesus nasceu dia 25. Logo isso é empulhação. Calma ai, tudo bem que não existe uma certeza sobre a data, e quem disse que existe, mentiu. Todo cristão estudioso sabe que a data não é exata. Estas pessoas se gabam, e acham-se superiores quando descobrem que a data foi estipulada pela Igreja por conta do Solstício de inverno. De fato no tempo de Jesus não existia nem se quer o costume de comemorar o aniversário de nascimento. O natal representa uma verdade teológica: Zacarias disse em Lucas: “Jesus é o sol nascente que veio nos visitar” Ou seja, o significado não está na verdade histórica, pois ela não é confiável, e sim na teológica, na fé que proferimos que "Jesus é a luz que ilumina as trevas". E muitos param por ai. Como papagaios repetem argumentos de pessoas que não reconhecem a importância e a verdade sobre o cristianismo, pois estes já não possuem fé, e não fazem parte do corpo de cristo. E isso não tem nada haver em ser ou não ser da Igreja. No Brasil e no mundo tem muita gente nas igrejas que não fazem parte do verdadeiro corpo de Cristo.

Pois bem, todo cristão sabe ou deveria saber que Dionísio pequeno ( monge intelectual) foi o primeiro a tentar calcular o nascimento de Cristo por volta de 525 d.c ou seja, depois de cinco séculos. Um cálculo difícil de ser exato. E qual foi a metodologia? Pois bem, pegou como parâmetro o ano de fundação da cidade de Roma 753 e passou a ser chamado de ano 0. Depois pegou o ano da morte de Cristo, para este cálculo temos vários parâmetros históricos, Pilatos era governador, Herodes o rei, a revolta em Jerusalém e etc. Chegou-se a conclusão que Jesus teria morrido por volta de 786. Partindo dai temos pela Bíblia em João evangelista cap. 2.13/6.4/12.1 Que a vida pública de Jesus durou 3 páscoas, ou seja, 3 anos. Em são Lucas cap.3.23 Jesus começa a pregar por volta de 30 anos. Logo, 753 seria o dia provável que Jesus teria nascido. Então a partir do marco da fundação da cidade de Roma a história começou a ser dividida em antes e depois. Porem, só após 100 anos Jesus foi considerado pela história geral. Depois os historiadores conseguiram descobrir que Herodes "o Grande" havia morrido 4 anos antes de cristo. Logo, existe uma margem de erro de 5 ou 6 anos talvez da data aproximada de Dionísio pequeno. Agora convenhamos, isso que é engenharia. Pois a margem de erro é considerável tamanha a dificuldade do cálculo. E como por teologia a igreja estipulou a data 25, e não se sabe a data exata. Não existe sentido em mudar. A não ser que aparecesse uma evidência concreta para dar exatidão. Seja esperto, deixe Jesus Cristo Iluminar seu coração. Feliz Natal.

Obs: Deixo a sugestão do site padrepauloricardo.org para os que desejam crescer na fé.