O SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA



Está escrito:

Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
E um anjo do SENHOR desceu aonde eles estavam, e a glória do SENHOR brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa–nova de grande alegria, que o será para todo o povo.
É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é CRISTO, o SENHOR.
(Lucas 2:8–11).

E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a DEUS e dizendo:
Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem.
(Lucas 2:12–14).

E, ausentando–se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros:: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o SENHOR nos deu a conhecer.
Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
E, vendo–o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
Todos os que ouviram se admiraram das cousas referidas pelos pastores.
Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando–as no coração.
Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a DEUS por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.
(Lucas 2:15–20).


ILUSTRAÇÃO:

Um dos maiores dilemas do ser humano, é o fato dele não ter o costume de analisar o que estão dizendo e, isso acontece desde tempos muito antigos...

Conforme a BÍBLIA, os três Reis Magos vieram de longe para visitar o recém–nascido Rei dos judeus (Mateus 2:1–12)... Os especialistas em interpretar sabiam da profecia, mas não se preocuparam em analisar o que significava o que estavam ouvindo...
Em meu achômetro, foi uma forma de DEUS anunciar que estava cumprindo mais uma profecia (Mateus 2:9).

O episódio parece o que acontece em nossos dias, quando o ser humano sabe que o natal tem a ver com o nascimento de CRISTO, mas não se preocupa em aplicar o caso a si próprio (a)...


ELUCIDANDO O TEXTO:

O Evangelho de Lucas apresenta JESUS CRISTO, tanto como o MESSIAS prometido por DEUS ao povo de Israel (desde tempos antigos), quanto como o SALVADOR de toda a humanidade (João 3:16).


Com relação ao SENTIDO DO NATAL CONFORME A BÍBLIA:

Em primeiro lugar: UMA INTERVENÇÃO DIVINA NA HISTÓRIA HUMANA...


Em segundo lugar: ENGRANDECE DEUS E SEMEIA O BEM ÀS PESSOAS...


Em terceiro lugar: CONCRETIZA A PROMESSA DIVINA, ALEGRANDO SEU O SER HUMANO...

CONCLUSÃO:

NATAL é mais que enfeitar a casa, com ornamentação da época e mais que se endividar todo (a) por causa de confraternizações... MAS tem a ver com a Glória a DEUS nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ELE quer bem, conforme escreve Lucas e, conforme o ser humano esqueceu através do tempo, correndo do nada a lugar algum...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 01/12/2012
Código do texto: T4015058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.