FELIZ NATAL!!!!

O evangelho atualmente está muito bonito, muito bem apresentado, muito bem embalado, com tudo o que é mais atraente. Temos ótimos shows gospel, aparelhagem de som e luz de primeira qualidade, bem diferente dos tempos antigos, quando cheguei a presenciar pregadores sobre coretos públicos e usando radinhos de pilha como microfones. Quem é mais velho sabe do que estou falando. Bem diferente dos dias atuais, onde isso nem passa pela cabeça de ninguém que queira fazer parte da divulgação do Evangelho. Temos oradores muito capacitados, diria até profissionais da comunicação, muito eloquentes.

O apóstolo Paulo disse certa ocasião que o cristão deveria produzir frutos do Espírito. Creio que ele estivesse falando sobre vida cristã, de quem conhece o Evangelho ou já foi transformado por ele. O que significam as palavras de Paulo: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...” Gl 5:22. Essas palavras significam que um fruto é reconhecido por suas características, próprias de sua origem e espécie. Conhecemos uma uva pelas suas características, tais como forma, textura, cor, sabor, perfume, etc.

O que leva a uma reflexão é o fato de que o perfume e sabor do fruto que Paulo falou, ações de quem pratica o evangelho, não se colhem em palcos ou em shows, mas no dia a dia de cada um. Apesar de tudo, o que vale é em que cada um se transforma ao conhecer o Evangelho. Então podemos notar nos dias atuais, que mesmo com todas as facilidades e qualidades vistas nos palcos do Evangelho, falta descer do palco e ir de encontro às necessidades reais de cada ser humano, que ainda está cansado e oprimido, pois ninguém se dispõe a dar lhe alívio. Esse alívio a cansados e oprimidos, é característica do fruto do Espírito, ou seja, é ação daquele que conheceu o Evangelho e teve sua vida transformada por ele e assim passou a produzir seus frutos, de amor.

Tenho comigo que, apesar da aparência bonita do evangelho, hoje, na prática está faltando o verdadeiro sabor associado ao perfume, sem o que o fruto não é apetitoso.

Estamos na véspera de Natal, por exemplo, e em que se transformou a data? Comemorações entre amigos, parentes, etc., mas quem comemora muito mesmo é o comércio e a indústria que vendem muito nessa época. Já nem precisamos mais ir à casa do aniversariante para homenageá-lo na data que representa o seu nascimento para quem conhece e vive a transformação do Evangelho. Aliás, o dia de Natal precisa ser preservado para as viagens e para as glutonarias, o que afinal é o que está valendo mesmo.

Podemos conhecer a Bíblia de capa a capa, mas o conteúdo é muito simples e essa época, de Natal, representa bem isso. Amar ao próximo como a nós mesmos é o que dá o verdadeiro sabor e perfume ao Evangelho! Isso demonstra bem se somos transformados pelo Evangelho, que amamos a Deus de fato. De outra forma, se apenas vestimos a veste bonita do evangelho, assim não passaremos de sepulcros caiados, mas com material mais moderno, mais tecnológico, mas o aspecto da caiação continua.

O cristão será verdadeiro, quando produzir frutos, mas os frutos do Espírito, com todas as características do fruto referente. Nunca será apetitoso um fruto sem sabor e sem perfume!

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 24/12/2013
Reeditado em 10/12/2015
Código do texto: T4623830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.