Natal é renascer em Cristo Jesus.

Hoje 21 de dezembro, muitas pessoas estão arrumando as malas para viajar durante as festas do Natal e final de ano, outras estão extremamente ocupadas fazendo compras nas lojas, shoppings, supermercados, preparando a ceia, decorando a casa, enfeitando pinheirinhos e presentes.

Quantas dessas pessoas sabem o quê é o verdadeiro Natal?

Qual seu significado para a humanidade?

Para a grande maioria é apenas época de festas, comer, beber, viajar, se divertir, dar e receber presentes, nem lembram quem é o aniversariante.

Natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, que em tempos remotos dentro das diversas doutrinas cristãs primitivas era comemorado em várias datas diferentes dependendo do povo, crendice ou costume de determinados lugares.

Para que essa data importante do cristianismo fosse unificada, um grupo de religiosos e políticos influentes no início da era cristã determinou que fosse em 25 de dezembro, dia em que alguns povos (pagãos) festejavam o Deus Sol tido como fonte da vida na Terra, desta maneira conciliavam mais uma vez as festas pagãs e as cristãs numa maneira de evitar conflitos entre alguns povos e religiões, fortalecendo assim a Igreja Romana que mudaria para sempre os costumes, conceitos religiosos e o cristianismo primitivo.

Portanto mesmo sabendo que não é a data exata do nascimento de Jesus vários povos e diversas religiões passaram a festejar a vinda do Salvador nesta data.

Para lembrar a peregrinação, a devoção e a fé na vinda do Salvador dos 3 reis magos que levaram presentes ao Menino Deus passaram a dar presentes entre si, costume este que era no início permitido apenas entre as mais altas autoridades eclesiásticas, depois também entre os reis, nobres e políticos poderosos, aos poucos as outras classes da sociedade até que finalmente a todos (incluindo os mais humildes).

Antigamente as comemorações natalinas eram em família e confraternização nas comunidades, o presente era dividir o pão, o alimento do corpo físico, se alimentava também o lado espiritual com todos cantando e louvando ao Senhor antes, durante e depois da ceia, nessas comemorações surgiram vários hinos religiosos que atravessaram os séculos até os dias atuais.

Este hábito era para comprovar o fato de sermos Filhos(as) de Deus e portanto irmanados em Cristo. Assim a cada ano nesta data renascemos com Nosso Senhor, lembramos o princípio da vida terrena daquele que veio para mudar o destino da humanidade e devemos a cada Natal recomeçar inocentes como uma criança recém nascida.

Será que realmente renascemos?

Muitos nem sequer lembram de agradecer por Ele ter nascido predestinado a levar sobre si nossas culpas e nos ter mostrar o caminho de uma vida plena e feliz. Simplesmente esquecem de Jesus nesta época, sequer fazem uma prece a Ele e ao Pai por nos darem uma oportunidade de avaliarmos nossos atos, pensamentos e termos assim a cada ano a chance de termos uma nova vida, sem mágoas, ressentimentos, ódio ou qualquer outro sentimento negativo. Natal é renascer em Cristo Jesus. É época renovar, de agradecer, de perdoar, de reconciliar e promover a paz entre todos os seres e todos os povos da Terra.

Atualmente tem mais valor os presentes e as festas que o aniversariante e seus ensinamentos, o Natal se tornou apenas uma comemoração comercial e consumista de crianças, jovens e adultos que querem produtos e os mais recentes lançamentos que aparecem nos comerciais de TV, jornais e revistas, de receitas sofisticadas para ceia e mostrar o melhor da moda para os parentes e amigos. Muitas vezes tudo isso tem como resultado bebedeira, brigas, acidentes, mortes.

No Natal quantos se lembram de dividir o pão com os necessitados, de visitar hospitais, orfanatos e asilos, doar um pouco do seu tempo, carinho e atenção para aqueles que não tem família ou estão distantes dela.

Se você acha que isso está errado, na noite de 24 de dezembro, em que comemoramos o nascimento do Menino Deus pare por um instante, feche os olhos e fale com seu coração agradecendo a Ele por ter nascido. Se não souber orar diga apenas:

FELIZ ANIVERSÁRIO JESUS, vem cear comigo e renovar meu viver.

Adelaide Wlodkovski

21/12/2007

Ade Wlod
Enviado por Ade Wlod em 21/12/2007
Reeditado em 19/06/2009
Código do texto: T786857
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.