O Perfume do meu Sertão- No meio do susto, soltei penas! (Segunda parte).

Nono capítulo- Segunda parte.

Graça está horrorizada diante da cena que presencia na casa de Seu Jair. Sua amiga Neuza está mais roxa que uma amora, pulando sem parar, parecendo engasgar com algo, então Graça ergueu os braços da amiga e bateu em suas costas. E de repente o inacreditável acontece, Neuza começa a soltar penas pela boca!

Parece que tinha um puleiro dentro da garganta. Tocia, tocia e tocia sem parar...

Graça: Minha Nossa Senhora da Conceição!! Isso.. isso... isso, são penas!!!

A amiga cada vez mais nervosa expulsa penas vermelhas, outras azuis e no final.. amarelas.

Jair: Olha!! São penas de canários!!! Hahahaha!

Graça: Não tem lógica! Isso é coisa do Diaboo!!

Os dois conseguem imobilizar a moça e aos poucos se acalma. Graça abana a amiga com sua bolsa e Seu Jair admira a sujeira que a filha fez em toda a sala, coberta de penas.

Graça: Nunca vi nada parecido, nunca mesmo...

Jair: E essa sujeira de pássaros na minha sala, quem vai limpar!?

Neuza vira para seu pai com uma cara inchada e de poucos amigos.

Neuza: Sujeira? O senhor está preocupado com a sujeira!?

Olha bem pra mim! O meu estado!! Não te comove!?

Jair: Calma minha filha... vou explicar toda a situação.

Neuza: Explique rápido meu pai, explique! Que posso perder o respeito que lhe tenho!!!

Graça ainda está tentando digerir o que acaba de acontecer, olhando para os dois como uma criança assustada.

Jair: Vou contar toda a história, e sei que vai me entender os motivos!

Neuza: Não sei como vou compreender, casar com um papagaio!?

O velho com toda a sua paciência conta todo o ocorrido da noite passada, Neuza ouvia atenciosamente e Graça ainda boba com tanta besteira.

Neuza: Então quer dizer que o senhor me apostou nas cartas?? Perdeu mesmo o juízo!

Jair: Minha filha, me escute! Esse homem é milionário... Um futuro barão da borracha!

Neuza: E como sabe que e verdade!?

Jair: Pelo fato que vi, desses olhos que a terra há de comer... O mesmo ascendendo charutos com notas de cem réis!!!

Graça: Ah! Mas espera ai... É muito pra minha cabeça.

O senhor estava bêbado, não acredito nessa conversa!

Neuza: Se isso for verdade, não vou ser louca de recusar esse convite.

Graça: Como é!? Vai mesmo se casar com um Papagaio!??

Neuza: Aah vou sim!

Não tenho mais nada a perder... Só de pensar da riqueza que vou ter, todas aquelas jóias, vestidos caros, perfumes franceses...

Aah!! Que sonhooo.

Jair: E outra, vai tirar a família toda da lama!

Graça: Que absurdo! Vocês enlouqueceram!!!

Nunca que o padre vai celebrar uma cerimônia assim.

Uma mulher e uma ave! Nunca!!

Quer saber!? Vou me embora... fiquem ai com toda essa loucura.

Neuza: Vai lá.. vai, sua invejosa!

Tá com inveja que estou podre de rica.

Graça: Hahaha! Eu? Com inveja de você??

Pode ficar com o seu papagaio... Meu noivo me espera!

Graça sai pela porta aos risos, deixando Neuza resmungando.

Jair: Então minha filha, aceita o pedido!?

Neuza: Aceito meu pai... Se é isso que vai nos tirar da miséria... Faço este sacrifício!

Aah! Como eu sofro....

Nesse instante ouve-se o carteiro chamando pela janela, parecia ser uma correspondência importante.

Jair: É um telegrama vindo da capital... acho que é do seu irmão.

Neuza: Abra logo meu pai! Não me aguento de curiosidade!!

Belo Horizonte, 03 de Maio de 1919.

Caro Senhor meu pai,

Venho por esta carta informar que no mês de Junho, retorno para Rio Pequeno. Meus estudos já se encerraram e recebi meu diploma de advogado. Estou com muitas saudades da minha família e terra querida, não vejo a hora de abraçar minha irmã Neuza, tão querida.

PS: Volto dia 03 de Junho e estarei esperando na estação da cidade de Pedra Azul.

Abraços do filho que te ama,

André.

Ao ler a carta de seu filho, o velho Jair deixa uma lágrima correr em seu rosto. Neuza começa a pular de felicidade e abraça o pai chorão.

Neuza: Não acredito! Meu irmão de volta!! É muita emoção...

Jair: Vai volta Dr. Advogado, que orgulho... Que orgulho!!!

E pai e filha se abraçam, felizes com a volta de André. O que o pobre Dr. Advogado não sabia, era do seu terrível destino... Está prometido a uma cobra peçonhenta!

LÚCIA.