MINHA PÁTRIA NÃO É SÉRIA ( II )

Maré cheia. O mar batia no cais furioso com suas espumas brancas e flutuantes. Alguns navios eram vistos ao longe. Vinham buscar minérios e soja para a China. Antes da crise capitalista de 2008, as embarcações enfileiravam-se aos montes como brinquedos na orla marítima. De binóculo, eu via os navios bem perto de mim.

Pensei na história dessas águas azuis e verdes vastas e infinitas. Navios negreiros singravam o oceano de Upaon-Açu com uma carga de negros vindos da Àfrica. Muitos morriam nos porões de doenças e maus tratos. Era uma mercadoria preciosa, usada como mão de obra escrava. A escravidão dos negros é uma mazela social inapagável.

Das minhas duas horas de lazer diárias, a praia é uma prazerosa curtição. Viajo respirando o vento, descarrego as ansiedades e tensões de uma rotina enclausurada em casa devido á deficiência física. Acompanhado por um amigo que dirige para mim, uma pessoa legal ,eu e Coriolano conversamos sobre os corruptos daqui, uma velha cidade de mais de 400 anos, fundada pelos franceses e colonizada pelos portugueses.

Agora, esqueço o acompanhante, limpo a vista olhando, ele também, as beldades e princesas que passam pelo calçadão , algumas delas com cachorrinhos peludos de estimação. Velhos e coroas, atletas ou não caminham para exercitar o corpo e se livrar do estresse.

– Coriolano, estou preocupado com o país…

– Seu Samuca, só tem mafioso. Aqui, eu conheço policial que ganha muita grana fazendo chantagem com traficante de cocaína. Meu pai foi delegado, já morreu , me contava toda a bandidagem dentro da polícia. Parece que melhorou com o novo governo.

– Mas, estou falando de corrupção na politica nacional.

– A corrupção é um câncer, meu senhor.

– Senhor é Jesus Cristo, brinquei.

– Que mulher boa, Seu Samuca.

– Chegou a nossa hora, eu disse, com a sensação de fim de festa.

Samuca, dentro do carro, lembrava-se da última vez que conversou com o guru Gegê, para quem telefonava nos fins de semana. O trânsito neste momento era infernal.

samuel filho
Enviado por samuel filho em 21/10/2015
Código do texto: T5422505
Classificação de conteúdo: seguro