A PRIMEIRA SEMENTE - Sétimo capítulo do romance


Que situação! Como ele poderia ficar longe daquela moça por tanto tempo? E como ela reagiria a isso? Essas perguntas que Osmar não sabia responder pra si próprio deixavam-no agoniado e preocupado com a inimaginável reação de Leny e, também, pelo afastamento indesejado imposto àquela que tanto satisfazia seus desejos e vontades.

Mas chegou à hora: no final de junho, após terminar suas provas, Osmar decidiu se abrir com Leny numa das últimas caronas daquele mês:
-- Leny querida, preciso lhe falar algo antes que você saiba através de outras pessoas.


-- Nossa! Lá vem bomba! O que houve? Rebateu a moça com preocupação.

--
Nada de mais contra você meu anjo. É que agora no início do mês, vou entrar em férias no trabalho. Será um período de vinte dias sem poder lhe ver. Noticiou Osmar.

-- Como assim? Você está dizendo que vai ficar vinte dias longe de mim e que isso não é nada! Não acredito! Isso é tudo contra mim!
R
evoltou-se Leny.

-- É com muita dor no coração que estou lhe falando isso, porque eu sei que vou sentir muito a sua falta. Tentou amenizar Osmar.


-- Mas será que mesmo nas férias você não vai arranjar um tempinho para nos ver? Afinal de contas eu estarei trabalhando e estudando como sempre nos mesmos lugares. Argumentou Leny, lembrando que ela não teria férias na faculdade por conta do vestibular na mesma época.

-- Não vou poder querida. Estarei indo para Fortaleza daqui a três dias. Esta viagem foi programada com bastante antecedência através de agência de turismo. E preciso que você acredite em mim: esta viagem foi agendada bem antes da gente começar a se entender. Justificou-se Osmar.

-- Até acredito. Mas acredito também, que esta viagem não deixaria de ser marcada por minha causa. Rebateu Leny com indignação.


-- Quem sabe? Como a idéia da viagem foi minha, poderia muito bem não a ter contratado se na época já estivéssemos juntos. Avaliou Osmar.

-- Pode ser. Mas isso não ocorreria se esta viagem fosse um pedido da sua mulher. Você não deixaria de atendê-la. Provocou Leny.

-- Isso são apenas conjecturas. Vamos parar com esta discussão que não nos leva a nada. Uma situação que já vem me agoniando, simplesmente pelo fato de amá-la bastante e não suportar ficar longe de você por longo tempo. Determinou e reconheceu Osmar.

-- Até parece que é verdade. Quando você voltar, após passar essas férias com a sua família, tenho certeza que serás outro. Contestou Leny.

-- Isso é o que você pensa! Já lhe disse que não vou abandoná-la. Procure esquecer as minhas férias para não prejudicar as suas provas que estão chegando aí. Quero que você estude e se empenhe bastante sem desviar este foco para outros problemas. Estarei torcendo muito por você. Não me decepcione. Sugeriu Osmar.

-- E você acha que vou ter cabeça pra fazer boas provas após esse turbilhão e a outra preocupação que está me agoniando? Vou tentar, mas vai ser muito difícil dedicar-me e concentrar-me nas questões das provas. Lamentou-se Leny.

-- Mas que outra preocupação é essa? O que está acontecendo? Quis saber Osmar.

-- Deixa isso pra lá. É um problema meu e só meu. Não quero atrapalhar a tranqüilidade das suas férias junto com mulher e filhas. Esqueça-me, boa viagem e ótimas férias. Irritou-se Leny abrindo a porta, saltando do carro e finalizando: -- É isso que dá se envolver com homem casado. Com pessoa comprometida como alertou meu pai. No momento que mais vou precisar você não estará presente. Tchau!


Osmar ficou sem ação por instantes dentro do carro, tentou alcançá-la logo depois, mas ela adiantou-se por outro caminho diferente da faculdade. O rapaz perdeu-a de vista e também não a encontrou em sua sala de aula. Ficou frustrado com a atitude da moça, chateado pela sua despedida aborrecida e, principalmente, por não saber o que a estava preocupando.

Nos dois dias seguintes antes das férias do rapaz, Leny mostrou-se arredia com Osmar durante o horário de trabalho e não aceitou a sua carona, como também um almoço de despedida proposto por ele. O diálogo entre os dois parou por aí, Osmar entrou em férias e Leny ficou com a sua preocupação, a pedreira que seria suas provas e a falta de alguém para desabafar e indicar uma solução. Um alguém como Osmar que, diretamente, era o principal motivo de seus problemas.


Mas este período de férias já havia sido reservado com grande antecedência por Osmar, através da AVIPAM TURISMO, cujo pacote incluía passagens aéreas e hospedagens naquela linda cidade nordestina. Osmar, Yolanda e suas duas filhas Luísa e Lídia seguiram viagem naquele primeiro domingo de julho (03/07/1977), ao embarcarem em vôo aéreo pela VARIG no Aeroporto Santos Dumont às 9h15min daquela manhã. Em companhia de outros excursionistas da cidade do Rio de Janeiro, chegaram ao Aeroporto Euclides Pinto Martins em Fortaleza, à Av. Senador Carlos Jereissati, 3000, no bairro da Serrinha, por volta das 12h35min, aonde já lhe aguardavam alguns guias turísticos contratados por aquela agência.

Após o desembarque, os excursionistas foram acomodados em hotéis e/ou pousadas pré-contratados de acordo com o número de acompanhantes de cada família, cabendo à de Osmar, com mulher e duas crianças, uma pousada situada à Rua Tabajara, na Praia de Iracema, com banheiro completo, televisão, um pequeno freezer, cama de casal e outra de solteiro separando-os por uma divisória.


Naquele dia, em face do cansaço da viagem, os dois aproveitaram para desfazer as malas e almoçarem com as meninas num restaurante perto daquela praia. Por este motivo, a agência não programou saídas para aquele dia. Mas, a partir do dia seguinte, até o último dia programado (20/07 - quarta-feira), a família de Osmar curtiu maravilhosos passeios, aproveitando tudo que aquela cidade acolhedora propiciava aos seus visitantes. Foram várias diversões e uma infinidade de atrações turísticas que proporcionaram animações e alegrias a todos, principalmente para as crianças.

Fortaleza mostrou ser bastante acolhedora, uma cidade para ser sentida nos diversos atrativos, na hospitalidade do seu povo e nos interessantes pontos pitorescos que a natureza lhe reservou. Fortaleza é a quinta capital mais populosa do Brasil e o verão dura o ano todo com a temperatura média de 27 C. Clima agradável que não deixa de ser um convite para conhecê-la melhor em andanças por suas ruas cheias de atrações e agenda cultural. Conhecida por seus grandes humoristas (com shows que movimentam a cidade quase todos os dias), Fortaleza é muito mais do que a capital nacional do riso, como foi constatado pela família Osmar, nas seguintes visitas programadas e proporcionadas para os excursionistas:


Praia do Futuro: - Localizada a cerca de 10 km do centro da capital, a Praia do Futuro tem mais de 30 km de extensão e é um oásis no meio da cidade, com inúmeras opções de barracas de praia e estrutura de bares e restaurantes para receber os visitantes;

Praia do Mucuripe: - Aonde se localiza o Mercado Central com sua admirável cultura cearense através do seu artesanato. É um prédio inaugurado em 1809 que passou por diversas reformas e aconchega centenas de lojas oferecendo enormes diversidades de produtos;

Praia de Iracema: - Um dos símbolos da capital cearense que foi batizado em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, musa do romance do escritor cearense José de Alencar. É nesta praia que ficam pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses e o aterro;

Catedral Francesa de Notre Dame: - Catedral de Fortaleza projetada pelo engenheiro francês George Mounier e construída no local da antiga igreja da Sé;


Passeio de escuna: - Foi uma oportunidade rara ao se apreciar a beleza da cidade de outro ângulo, a bordo de uma escuna em passeio pela orla de Fortaleza. Os barcos partem diariamente da praia do Mucuripe;

Dragão do Mar: - É um centro cultural com mostras permanentes. Cafés, teatro, exposições e planetário fazem parte do cenário. O nome vem de uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, engajado na luta pela libertação dos escravos. Ele fica na Rua Dragão do Mar, 81, na praia de Iracema. De dia dá pra aproveitar todas as opções culturais e, à noite, é muito bom conhecer os bares e restaurantes que ocupam galpões restaurados no entorno do Dragão;


Feirinha de artesanato da Beira Mar: - Conhecida pela grande diversidade de produtos típicos, esta famosa feirinha de artesanato é um dos pontos turísticos de Fortaleza. São centenas de barracas que se concentram no calçadão, na esquina da Avenida Desembargador Moreira, na praia do Meireles. Funciona todos os dias, a partir das 17h. Passeio imperdível;

Beach Park: - É o maior parque aquático da América Latina e diversão garantida para toda a família. O complexo turístico fica a cerca de 15 minutos do centro da cidade, na praia do Porto das Dunas, e é um dos lugares mais procurados pelos turistas. Além do parque aquático, tem restaurantes e barracas na beira da praia;

Theatro José de Alencar: - O centenário teatro é um dos maiores símbolos arquitetônicos de Fortaleza e fica na região central, em frente à praça que também leva o nome do escritor cearense. Mais exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil, este teatro oferece visitas guiadas e cobradas, de hora em hora, a partir das 8h. É um programa para todas as idades e um percurso diferenciado pela edificação de 1910: o foyer, o porão e os jardins de Burle Marx;

Caranguejos: - Não dá pra visitar Fortaleza e não provar o famoso caranguejo. Você encontra o crustáceo em bares, restaurantes e em todas as barracas da Praia do Futuro, ao longo da Avenida Zezé Diogo. Por lá, todas as quintas-feiras à noite, degustar o caranguejo é tradição. Além do molho e da farofa, que acompanham o crustáceo, o forró e os shows de humor tomam conta das barracas;

Trilha ecológica do Cocó: - Este parque ecológico é o maior da América Latina em área urbana. O percurso tem 1350 m, é seguro e monitorado por policiais da Companhia de Polícia Militar Ambiental - C.P.M.A.;

Apa da Sabiaguaba: - Esse é o ambiente ideal para quem quer relaxar ao sabor da natureza. As barracas de praia ainda são rústicas. São oferecidos passeios de caiaque e travessia no Rio Cocó entre Sabiaguaba e caça e pesca. No local, existe um museu natural do mangue, uma pequena estrutura onde estão expostos animais da região;

Paço Municipal: - Antigo Palácio do Bispo. Possui o belo bosque Dom Delgado, de onde é possível conferir um dos poucos trechos do Riacho Pajeú que corta Fortaleza a céu aberto;

Forte Schoonenborch - O berço de Fortaleza é este equipamento construído pelos holandeses às margens do Rio Pajeú, em 1649, sob o comando de Matias Beck. Na área externa, a partir da murada, ainda se vê o centro da cidade de um lado, e se enche os olhos com a parte dos verdes mares do outro. A visão é a mesma que se tinha no século XVII, inclusive com alguns canhões antigos expostos. A edificação caracteriza-se por marcar o início do povoamento de Fortaleza. Desde 1942, aos dias de hoje, é a sede do Quartel General da 10a Região Militar. A estátua que pode ser avistada no pátio, homenageia um dos heróis do Ceará, Martins Soares Moreno;

Passeio Público 
- A antiga Praça dos Mártires, onde foram executados alguns líderes da Confederação do Equador (a exemplo de Frei Caneca), tornou-se Passeio Público em 1877. Uma das mais belas praças da cidade, marcada por acontecimentos históricos e trágicos, ela está permanentemente à sombra do farto conjunto de árvores que emolduram o lugar, incluindo um dos poucos exemplares da espécie africana Baobá do Brasil;

Agito Noturno: - Nesta cidade, todo dia é dia de festa. Como o forte da capital cearense é o forró, tanto o pé-de-serra como o eletrônico, a cidade possui diversas casas de shows, das sofisticadas às populares. No Mercado das Artes (Mercado dos Pinhões), as noites são alegres, embaladas ao som de chorinho e do forró de sexta a domingo.


Como foi dito antes, todos esses pontos turísticos foram visitados pelos excursionistas acompanhados pelos guias, nos dezesseis dias na cidade. Osmar, Yolanda e as meninas aproveitaram bastante os passeios, curtindo as visitas marcadas para cada dia com bastante vontade e alegria. Praias, bosques, parques, escuna, museu, cinemas, teatro, festas folclóricas e populares, além de restaurantes com comidas típicas, vão deixar muitas saudades de Fortaleza.

Eram tantos os passeios que, no final de cada dia, o cansaço tomava conta de todos. Yolanda, sempre dedicada, dava banho nas crianças que, logo a seguir e bem alimentadas, caíam na cama em sono profundo. E, com as meninas a sono solto, Osmar e Yolanda ficavam à 
vontade para namorarYolanda se entregava como nunca quase todas as noites e permitia certos avanços de Osmar que, mesmo nessas horas, não deixava de pensar em Leny. A imagem e momentos da garota vinham sempre à sua mente, principalmente quando os dois tomavam banhos juntos.

Certa ocasião, sem Yolanda perceber, Osmar usou o aparelho telefônico da pousada e ligou para Leny no trabalho. Ela atendeu e ele se identificou querendo saber: -- Leny, minha querida, tudo bem com você? Apesar de estar aqui em Fortaleza, não me esqueci de você e quero saber sobre suas provas.

-- Estou indo bem melhor do que mal acompanhada. As provas estão sendo feitas sem esperanças de passar. Mas isso é problema meu! Rebateu Leny cheia de ressentimentos.

-- Não fica assim não meu amor. Estude e se dedique que você vencerá esta barreira. Estou longe, mas bastante preocupado com você. Tentou reanimá-la Osmar.

-- Você tem que se preocupar é com a sua mulher e suas filhas! Deixe-me em paz! Finalizou Leny em tom alto, batendo o telefone e alertando Gleice que estava por perto. Esta, que não é boba, logo concluiu em pensamento: "Ela estava falando com o Osmar".

Osmar, talvez, nunca vai se arrepender tanto na vida por ter dado aquele telefonema. Aquele dia acabou pra ele e o restante de suas férias foi uma mistura de felicidade pela companhia da família e a tristeza contida e disfarçada provocada pela reação de Leny. Mas ele precisava continuar remando o barco em Fortaleza...

Ao contrário de Osmar que participava dos passeios sem muita empolgação, Yolanda demonstrava felicidade, alegria e simpatia com todos. Brincava e corria com as filhas nas ruas, nas praias e nos parques, sempre com sorrisos largos e abertos. Ela já chegou a Fortaleza radiante e comunicativa, ao contrário da sua personalidade fechada do dia-a-dia. Mas isso tinha seus motivos: estava vivendo uma nova lua de mel mais aberta com entregas, permissões e muito prazer. Yolanda surpreendeu Osmar com sua nova maneira de buscar e dar prazer, permitindo quase tudo que Leny deixava acontecer na cama com ele. Até o sexo oral, que pra ela era uma barreira, virou rotina deliciosa a ponto de ambos chegarem ao ápice do prazer através da boca de cada um, sem que houvesse a penetração. Mas...


Outro motivo inesperado desconsertou Osmar: na última noite antes da viagem de volta, após mais um prazer a dois, Yolanda aconchegada ao corpo nu do marido, soltou a bomba: -- Querido, “estou grávida”!

Osmar se assustou e pulou da cama num repente, proferindo palavras de sentimentos sem fim: -- O que é isso agora? Você está brincando com coisa séria? Quer matar-me de susto, de felicidade ou de surpresa? Admirou-se Osmar ainda não querendo acreditar.

-- A coisa é séria e não estou brincando. É felicidade pura e quanto à surpresa, eu resolvi prepará-la a partir de abril passado. Confirmou Yolanda sem pestanejar.

Osmar: -- Como assim? O que tem o mês de abril com isso? Alguma data importante?

Yolanda: -- Sim. O mês de abril foi importante. Talvez você não se lembre, mas foi num dia de abril que você chegou lá em casa de manhã, deixando-me toda preocupada.

Osmar: -- E o que tem isso a ver com outra gravidez? Acreditava não ser mais possível.

Yolanda: -- É o presente que eu resolvi lhe dar por ter feito de mim, naquele dia, outra mulher na cama. Você libertou minhas algemas e liberou meu corpo excitado cheio de carências. Este mesmo corpo que não cansa de desejar todos os dias a sua pele, a sua boca, os seus toques e o seu gozo.

Osmar: -- Depois de três anos do nascimento da Lidinha, devíamos ter programado isso, você não acha?

Yolanda: -- Se tivéssemos programado, não haveria surpresa. E eu sempre pensei em ter um menino para bagunçar a nossa casa e acompanhá-lo aos jogos de futebol e às peladas que você tanto gosta.

Osmar: -- Tudo bem querida. Apesar de esta notícia explodir em meu peito como uma bomba, já estou adorando este novo fruto. E não importa se seja menino ou menina. Quem chegar será muito bem vindo.

Yolanda: -- Devo estar indo para dois meses, uma vez que a minha última menstruação terminou em quatro de maio. Não fiz nenhum teste, mas eu conheço o meu corpo. Tenho certeza.

Osmar: -- Então temos que começar a pensar nisso com carinho quando chegarmos ao Rio de Janeiro. Consultas com o seu médico, exames, pré-natal etc. Vai começar tudo de novo e quero estar bem presente de você.

Yolanda: -- Esta sua preocupação e cuidados comigo e as meninas, sempre fez admirá-lo cada vez mais. Você me faz muito feliz. Reconheceu a mulher jogando-se em seus braços.

Osmar: --Tem uma garrafa de vinho no freezer desde quando chegamos. Vamos abrí-la e comemorar.

E assim, sentados na cama, de gole em gole, os dois esvaziaram a garrafa entre risos, abraços, beijos e carinhos, até o sono e o cansaço vencerem suas resistências. Dormiram agarradinhos com suas cabeças rodando ao aroma do vinho e só acordaram com o toque da campainha alertando-os para a viagem de volta. Eram onze horas da manhã e eles precisariam ser rápidos. As malas já estavam prontas, as meninas acordadas e não levou muito tempo para se aprontarem e chegarem ao aeroporto antes do vôo das 13h30min.

E assim terminaram as férias do nosso principal personagem que, no entanto, nem imaginava o que lhe aguardava:
"o motivo da preocupação de Leny antes da sua viagem", conforme mostra o oitavo capítulo a seguir, intitulado como “A segunda semente”.

======================================================
Abraços: BLOG DO POETA OLAVO NASCIMENTO
======================================================




 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 10/04/2016
Código do texto: T5600387
Classificação de conteúdo: seguro