TELENOVELA -O leitor proprietário da linguagem e da emoção.

A novela é originária do renascimento, Giovanni Boccaccio foi o precursor desse gênero literário.

O texto ficcional telenovela se posiciona como intermediário entre o conto e o romance com exibição quase diária

A modalidade áudio visual (telenovela) provém de inspiração das rádios novelas.

Os cubanos foram os primeiros a implantar este formato narrativo. Nos países de língua latina, as telenovelas quando começam exibir, já se prazo certo para o término ou desfecho.

Entretanto, no Brasil, no que tange as exibições no horário nobre da Rede Globo, esta abordagem folhetinesca segue o padrão tendencioso.

Ou seja, o leitor, proprietário de linguagem e da emoção, não permanece sempre o mesmo, ele evolui...

Vem daí a diminuição ou aumento da fala de um dado personagem que cai ou não nas graças do público.

O Patrocinador também interage na trama, por vezes de forma agressiva e leitor atento, rejeita.

Está sedimentado o hábito de assistir telenovela.

No Brasil a primeira novela foi exibida em 1965, desde então foram exibidas mais de 70 produções. Sucesso lá fora!

O público está migrando para outras expressões da narratividade chamado Séries. Assunto para outro departamento!