RP - TESTAMENTO - PARTE 5

TESTAMENTO

PARTE V

Os passos de Linda e Teo acordam Gart de suas recordações. Linda ainda está muito abatida e se apoia no braço do noivo. Ele a ajuda a sentar-se numa poltrona. Teo pergunta a Gart:

- O que você ainda está fazendo aqui?

Gart estranha o tom da pergunta, mas responde:

- Ele pediu pra que eu ficasse.

- Ele não precisa de babá. Volta pro seu posto. O Peter precisa de ajuda na guarita.

Gart não se move.

- Você não ouviu? - insiste Teo.

- Eu vou decidir sair daqui, quando meu patrão me der essa ordem. Você falava por ele, não fala mais. Ele está morto e você não manda mais em nada aqui. Se eu tenho um patrão agora, ele está dormindo naquele sofá. Quando ele acordar e me mandar sair, eu saio.

Teo se vê desarmado e, despeitado, diz:

- Eu sabia que quando Mr. Russel morresse, isso aqui iria se tornar um caos. E que você seria o primeiro a tumultuar tudo.

- Parem com isso, por favor, pede Linda. – Não é o momento de brigar.

- E outra coisa... você está falando português muito fluentemente. Aprendeu rápido, hein? Quem te ensinou? Foi o seu patrãozinho aí?

- Para com isso, Teo! - ela grita, erguendo-se.

Wagner abre os olhos e se senta no sofá, ainda tonto.

- Desculpe, Wagner, ela diz.

Começa a chorar e vai para as escadas, subindo. Teo olha para os dois e dá as costas, saindo.

- O que aconteceu? - Wagner pergunta, passando a mão pelos cabelos, ainda zonzo.

- O de sempre: o Teo mostrando a bela educação que tem e dizendo a todos quem manda aqui. Você está melhor?

Ele se levanta e estica os braços entorpecidos.

- Eu estou moído... A Linda subiu, não foi?

- Na hora em que você acordou.

- Vou lá ver se ela precisa de alguma coisa.

- E você, precisa? - Gart pergunta, erguendo-se também.

- Não, pode ir descansar. Obrigado por ter ficado aqui comigo. Não sei por que você me lembra muito meu irmão. Eu senti como se ele estivesse aqui do meu lado. Obrigado.

Eles apertam as mãos, Gart sorri e sai.

Wagner sobe. A porta do quarto de Linda está entreaberta. Ele bate e entra. Ela está sentada numa cadeira perto da janela. Ele se aproxima, ajoelha-se junto dela e segura sua mão. Ela enxuga o rosto.

- Me desculpe por ter acordado você, ela diz.

- Eu não estava dormindo. O Gart me deu uma dose de coice de mula e eu fiquei meio tonto.

Ela sorri entre as lágrimas.

- Coice de mula?

- É, lá no Brasil é pinga, cana... Sei lá como chama aqui.

- Brandy?

- É, serve. Não sei se foi isso que ele deu pra mim, mas, como eu não estou acostumado a beber... fez o mesmo efeito... e fez você sorrir agora.

Linda pega a mão dele e a encosta em seu rosto.

- Eu estou tão desorientada sem ele, Wagner...

- Ele faz falta sim... ele diz, enxugando as lágrimas dela com o polegar. – Eu também estou bem triste.

- O advogado vem amanhã aqui com o médico dele pra ler o testamento e esclarecer dúvidas a respeito dessa morte tão... repentina.

- Testamento... já?

- Mr. Russel pediu que fosse lido bem rápido, depois que ele se fosse.

- Mas deve ter sido aquele enfarte que você falou, não foi?

- Acho que sim. Doutor Kean não disse nada a respeito ainda, mas... Ele estava tão bem, não sei o que pode ter causado isso assim...

- Foi aquela fita. Você sabia que a nossa conversa estava sendo gravada, não sabia?

- Fui eu que coloquei o gravador no quarto. Foi tudo combinado. Ele queria saber o que você pensava... a respeito... da morte dele. Se iria falar de dinheiro ou não... Se gostava dele... mesmo tendo tido tão pouco tempo de convivência com ele...

- Eu nunca pensei em nada disso. Eu mal consegui sair da surpresa de ter um bisavô vivo...

- Ele quis ter certeza disso... e teve. Deve ter se emocionado muito quando ouviu você falar tudo que falou sobre o filho do seu irmão e todo o resto. Eu acho que ele morreu feliz.

Wagner começa a chorar também e esconde o rosto nos joelhos dela.

RETORNO AO PARAÍSO – TESTAMENTO

PARTE 5

OBRIGADA E BOA TARDE!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 07/03/2018
Código do texto: T6273306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.