RP - ALBERTO - PARTE 3

ALBERTO

PARTE 3

- É... Cláudio diz ao irmão, sorrindo. – Você tinha razão. A Mônica está esperando uma menininha...

- Caramba! Que legal! Mas você tem que pensar no papai.

- Não adianta mais pensar nele, Wagner. Não coloca meu pai no meio agora. Eu já pensei muito nele. Não quero pensar mais senão eu nunca vou fazer nada por mim.

- Eu já tinha uma ideia de quanto você representa pra ele, mas ontem eu vi que é muito mais. Se você for embora assim, sem falar com ele, ele vai morrer de desgosto. Ele te ama demais, Cláudio.

Cláudio volta a se sentar perto do irmão.

- Se você sai daqui desse jeito, feito um marginal, ele não vai suportar. Ele morre mesmo. E não é figura de linguagem. Meu pai está respirando agora, porque você está minimamente perto dele.

Cláudio sente a garganta arder e uma vontade muito grande de chorar.

- Eu sei... mas o que eu faço, Wagner? Até quando?

- Até quarta-feira.

- Esqueceu de novo do casamento?

- Ela não vai casar. Fique sossegado.

- O que você está tramando?

- A gente vai tirar a Mônica da cidade.

- A gente quem?

Wagner vai até a porta se assegurar de quem ninguém os ouve e volta:

- Não dá pra gente sair agora e conversar?

- Você ouviu o que eu falei pra Tânia. Não vou sair daqui hoje. Só com ela. Vou sair à noite. Vou à casa do doutor Jairo. Preciso falar com... com ele.

- Eu arranjo um encontro seu com ela hoje à tarde, quer?

- Eu não disse que preciso falar com ela...

- E não precisa?

Cláudio não responde.

- E como você pretende fazer isso?

- Diz que topa.

- Eu não gosto de topar nada com você sem saber o que é. Sempre dá em confusão.

- Confie em mim.

- Você está atrasando minha vida, sabia?

- Cláudio, eu concordo com tudo que você quer fazer. Entendo que você está ansioso por se ver livre da Tânia, e não está mais do que eu. Mas eu estou vendo o problema de fora. Se você sair daqui assim, a cabeça do pessoal vai ficar um rebu. Aí, a volta vai ficar mais difícil.

- E quem disse que eu estou pensando em voltar?

- Você não vai deixar Casa Branca pro resto da vida, cara. Está pensando em deixar o velho, a Magda, suas irmãs e eu... pra sempre?

Cláudio não responde. Uma lágrima corre por seu rosto.

- É claro que não, Wagner responde por ele, tentando ele mesmo controlar a emoção. – Você vai voltar em breve. O que eu quero é... preparar o espírito do pessoal lá em casa antes.

Wagner para de falar e respira fundo. Abraça o irmão e fica assim por algum tempo para se refazer.

- A gente tem que dar uma explicação pra todo mundo... pra que o Natal não seja tão... triste.

Ele se separa de Cláudio e o olha nos olhos. Os dois estão com o rosto molhado.

- Olha... você não tem que fazer nada. Deixa comigo e a turma.

- A tua turma vai estar no meio?

- Eu não faço nada sem eles, mas pode confiar.

- E como eu explico isso pra Mônica? Como é que eu vou dizer pra ela que... meu irmão vai dar um jeito no nosso problema? Tem graça isso? E seja o que for que você tenha em mente, tenha cuidado. Ela está grávida.

- Eu vou cuidar dela direitinho e falo com ela.

- Ah, fala? Você não quer mudar de nome também, não?

- Pensa bem, Cláudio, você está numa posição delicada...

- Nem tinha percebido, Cláudio ironiza.

- Quanto menos você se expor, melhor pra vocês. O susto vai ser menor. Concorda vai.

- Eu preciso falar com a Mônica, antes.

- E vai falar, eu já disse. Esteja hoje à tarde depois da cinco na fazenda. O resto, eu arranjo. Não se preocupe. Vai dar tudo certo.

Apesar de preocupado, Cláudio sorri da expressão dele.

- Que foi?

- É que você falou como os médicos falam com os pais antes de eles terem seus filhos.

Wagner ri também e vai sair do quarto, quando dá de encontro com Tânia entrando.

RETORNO AO PARAÍSO – ALBERTO

PARTE 3

OBRIGADA E BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

BOA PÁSCOA COM JESUS!

Velucy
Enviado por Velucy em 31/03/2018
Código do texto: T6295528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.