RP - IVAN, O TERRÍVEL - PARTE 1

RETORNO AO PARAÍSO

IVAN, O TERRÍVEL

PARTE I

QUATRO ESTRELAS

Ivan chega à fazenda espantando todos os bichos com o barulho da moto. Fica rodeando a casa com ela, feito um maluco. Leonardo estava tentando cochilar um pouco em seu quarto e ouve o barulho ensurdecedor do motor; sai na sacada para saber o que acontece. Reconhece o barulho da moto de Wagner, mas não o vê, e como o filho não costuma fazer isso e nem ousaria, Leonardo resolve descer para averiguar o que acontece. Magda vem da cozinha e também sai com ele na varanda.

Lá fora, Lopes, Chico e Robério já estão no terreiro olhando Ivan dar seu show.

- Papai...?! É o meu pai?! - exclama Magda, entre feliz e assustada.

- Eu pensei que ele voltasse melhor dessa vez, diz Leonardo. – Parece que quanto mais velho, mais sem juízo... Ele vai provocar um estouro no meu gado.

Diana também sai da casa e, ao ver que é o avô, grita:

- Ele chegou! Elis, corre aqui, ele chegou! O vovô voltou!

Elis vem correndo da cozinha e antes que desça as escadas, Leonardo pega a filha no colo e a impede de descer os degraus, temendo que ela caia.

- Me solta, papai! - ela pede, aflita. – É o vovô!

Leonardo solta a menina já no chão do terreiro e a deixa livre. Ivan para a moto na frente da casa, cansado, e recebe o abraço das netas ainda sentado nela. Depois, abraçado com Diana e com Elis no braço, olha para Magda.

- Não vem me dar um abraço, minha filha?

- Não, se você não descer dessa motocicleta. Que loucura é essa agora? Cadê seu carro?

- É o fim do mundo essa coisa, não é?

- É sua?

- Não... é do Wagner...

- E onde é que ele está? - pergunta Leonardo.

- Quem? - Ivan pergunta, beijando Elis de novo.

- O meu filho, Ivan? Cadê meu filho? Onde é que você deixou o Wagner?

Ivan olha para ele e responde meio aéreo.

- Xi! Acho que me esqueci dele na cidade...

- A pé?

- Ah, acho que deixei minha chave com ele.

- Tem certeza?

Ivan começa a procurar as chaves nos bolsos da jaqueta e as encontra.

- Não... que coisa, elas estão aqui...

Leonardo entra em casa para não perder a paciência.

- Eu vou buscá-lo, Leonardo... Eu juro que vou.

Ivan vai ligar a motocicleta de novo, mas Magda diz:

- Não, papai. Não precisa ir. Ele arruma outra condução. Já deve ter feito isso.

- Mas e o meu carro?

- Depois alguém vai buscar. Vamos entrar.

Ele desce da moto e abraça a filha.

- Eu estava morrendo de saudades, meu tesouro!

- Eu também, pai. Só que você tem que parar de arrumar encrenca quando vem pra cá. O senhor sabe que o Leonardo não gosta disso.

- Prometo me comportar, diz ele, beijando os dedos das mãos cruzados duas vezes.

- Você está vindo de onde?

- Do Havaí. Trouxe mil coisas pra você, pras minhas netas e pros rapazes, de lá e da Alemanha, Bélgica, do México, da Áustria...

Ele olha para os três empregados da fazenda que estão ali perto assistindo a tudo e rindo, muito discretamente.

- Olá, meninos trabalhadores!

Os três acenam para ele com os chapéus, cumprimentando.

- Bom dia, seo Ivan. Seja bem vindo, diz Lopes.

Magda pergunta:

- Você está com fome, papai?

- Muita!

- Então entre. Eu vou lhe arrumar alguma coisa pra comer. Enquanto isso, você sobe e vai trocar essa roupa... estranha.

- Você também não gostou?

- Nem um pouco, pai...

- Vocês não têm bom gosto mesmo.

Ele olha para Elis em seu colo e pergunta:

- Essa é a netinha que eu deixei com três meses, Mila?

- Ela mesma, pai.

- Como cresceu e está bonita... Eu vim justamente por que sabia que ela fazia aniversário, ontem...

- É amanhã, papai.

- Ah, claro... Foi um lapso. E você, minha deusa da caça? Já aprendeu a nadar? - ele pergunta, olhando para Diana.

- Não, papai ainda não deixa.

- Não deixa!? Você vai ver se ele deixa ou não. Eu vou te ensinar.

- Não vai, não, diz Magda. - A represa é muito longe e muito perigosa. Ela quase se afogou nela outro dia. Nem brincando pense nisso, pai.

- Lamúrias de mãe e receios de pai nunca colocaram dinheiro no bolso de ninguém. A menina vai crescer sem aprender a nadar? Foi por isso que quase se afogou... Que desperdício de inteligência.

Leonardo aparece de novo na sala, quando eles vão entrando.

RETORNO AO PARAÍSO – IVAN, O TERRÍVEL

PARTE 1

OBRIGADA E BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 05/04/2018
Código do texto: T6300110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.