RP - EXÍLIO - PARTE 24

EXÍLIO

PARTE 24

Miguel entra no quarto e não se surpreende ao ver Wagner ali com Mônica.

- Oi, Wagner.

Wagner se levanta.

- Oi, Miguel.

- Você viu a multidão que está na frente da delegacia? Eu quase não consigo passar com o carro por lá.

- Multidão? Eu vim de lá agora a pouco e não tinha ninguém lá.

- Parece que a cidade inteira está na frente do prédio. Me disseram que prenderam outra pessoa no lugar do seu irmão.

- Então já chegaram. Ótimo!

- Eu já disse uma vez e repito agora: o Cláudio tem um anjo da guarda que eu queria contratar pra mim. Vá ter sorte assim no inferno...

- Não querendo deixar o anjo do Cláudio de lado, mas desta vez ele teve uma ajudinha do Gart. Foi ele que prenderam.

- Quem é Gart?

- Você não conheceu ainda. Ele é meu tio que veio de Londres comigo e está aqui na fazenda com a gente.

- O que ele tem a ver com isso?

- É uma longa história, mas em resumo, o Arnaldo pediu pra dois policiais dele trazerem de volta pra cá minha irmã e o Alberto, que eles achavam que estava com o Cláudio. Os policiais encontraram as crianças que estavam no meu carro, mas o Cláudio não estava mais nele. O Gart estava. Eu o mandei pra pegar minha irmã em Campinas onde o Cláudio estava. Eles trocaram os carros e não deu outra. Resumo da ópera: o Gart foi preso e o Cláudio não.

- E isso não pode complicar o seu tio?

- Que nada. O máximo que podem fazer é mandá-lo de volta pra Inglaterra. Não podem prendê-lo aqui. E acredito que nem dê processo. Eles já têm problemas demais pra resolver.

- Que história...

Miguel olha para Mônica.

- Está feliz não é, garota?

- Aliviada, talvez... Só vou ficar feliz, quando ele estiver comigo...

Wagner a abraça e Miguel suspira.

Na delegacia, Gart é vítima de acusações sem fim por parte de Jairo que está tremendamente nervoso.

- O que o senhor tem a ver com tudo isso? Sai do seu país pra vir se infiltrar em problemas que não lhe dizem respeito?

- Calma, doutor Jairo, diz Arnaldo. – O rapaz pode explicar.

- Eu não preciso de explicações. Está na cara que ele quis despistar seus policiais pra deixar o Cláudio fugir. E só pode ter sido a mando daquele outro desmiolado do Wagner Valle.

- Não, senhor, interrompe Gart. – O Wagner só me pediu pra ir buscar a irmã e o menino que entraram no carro que o doutor Cláudio dirigia, sem que ele soubesse.

- E o senhor trocou de carro com ele a troco de quê? - Arnaldo pergunta.

- O carro do Wagner estava quase sem gasolina e nós trocamos pra o irmão dele poder continuar seguindo viagem.

- Pra onde? Pra onde é que ele foi?

- Isso eu não sei, senhor. Ele não disse pra onde ia.

- O senhor não sabia que ele estava sendo procurado pela polícia? - Jairo pergunta.

Gart faz uma pausa e responde:

- Sabia, mas...

- Permitiu que ele fugisse. Facilitou sua fuga. Isso é obstrução de justiça. O senhor devia ser preso no lugar dele!

- Doutor Jairo, nós não podemos prendê-lo, dia Arnaldo. - Ele não é brasileiro.

- Então mande-o pro país dele. Deporte-o. Você sabe que pode ser banido do Brasil por isso, não sabe?

- Sei, mas... acredito que o que eu fiz beneficiou... a um outro banido. Pelo que eu sei, ele foi expulso daqui também.

Jairo não sabe o que dizer.

- Se eu for expulso do Brasil por isso... não quero que ninguém me ajude a voltar, porque eu não vou querer voltar... nem com escolta policial.

Arnaldo sente vontade de rir, mas não o faz devido a seriedade da situação. Jairo não sabe o que faz. Indignado, sai da sala. Arnaldo senta-se calmamente em sua mesa. Os policiais que trouxeram Gart se desculpam com o delegado pelo insucesso da missão.

- Vocês não falharam. Trouxeram a menina e o garoto. Está tudo bem. Vão descansar. Se souberem de alguma coisa a respeito do médico, comuniquem. Se bem que a essa hora ele já deve estar a caminho da capital... Antes de sair, tire as algemas dele, Freitas.

O policial o faz e olha para Gart com cara de poucos amigos ao passar por ele. Leonardo entra na sala. O fazendeiro olha para Gart e aperta sua mão, agradecido.

RETORNO AO PARAÍSO – EXÍLIO

PARTE 24

OBRIGADA E BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 22/04/2018
Reeditado em 05/11/2020
Código do texto: T6315576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.