RP - EXPEDIÇÃO BANDEIRANTES - PARTE 19

EXPEDIÇÃO BANDEIRANTES

PARTE 19

Miguel e Lúcia sobem e vão até o quarto de Alberto que parece muito triste. Miguel se aproxima do menino e pega sua mão.

- Oi, garotão. Essa é a tia Lúcia. Ela vai levar você pra São Paulo, encontrar sua mãe e entregar você pra ela.

Alberto olha para ela com olhar triste.

- O tio Cláudio também vai fazer isso. Ele já deve estar lá. Eu ia com ele.

O garoto começa a chorar silenciosamente. Miguel o abraça. Lúcia olha para Miguel sem entender.

- Quem é Cláudio? – pergunta baixinho.

- Um outro médico daqui. Cláudio Valle, pediatra. Ele foi pra São Paulo no domingo. Estava com a tutela do Alberto, enquanto não se providenciava um lugar pra ele ficar. Acontece que... bem, ele e a filha do doutor Jairo se envolveram e ela está grávida dele e...

- Eu acho que já entendi, Miguel. Tudo indica que ela não fugiu, foi atrás dele. É isso?

- É isso mesmo. O Cláudio chegou a fazer planos de ficar com o Alberto definitivamente. Adotá-lo, entende? Mas, depois de tudo isso, ele não pôde levar o menino.

- Mas o Alberto tem uma mãe, ela diz, segurando a mão do menino.

- Que tem mais cinco filhas. Elas devem estar vivendo uma vida de cão lá na capital. Mais um, menos um...

- E esse doutor Cláudio? Ele é boa gente?

- Hoje, se alguém falar, ninguém acredita. Mas além de ser meu melhor amigo, ele é o melhor pediatra da cidade e o cara mais gente boa que eu já conheci.

- E vai ser meu pai... diz Alberto, ainda com lágrimas nos olhos.

- Está vendo?

- E qual o problema de ele ficar com a filha do douto Jairo, se é um homem tão íntegro?

- Ele é casado.

- Ah... Lúcia lamenta.

- Eu acho que já te falei dele. Nós fizemos faculdade juntos. Ele se casou logo depois de nós sabermos o resultado do vestibular. A cidade inteira esteve no casamento dele aqui na matriz da cidade. Foi uma festa muito bonita. As famílias dele e da noiva são das mais ricas da cidade. O pai dele é fazendeiro. Então, você imagina... Foi em dezembro de sessenta e oito. Eu já te conhecia naquela época, não é?

- Cláudio... Ah, eu lembro... Você me deu uma foto com seus colegas que passaram no vestibular e ele estava junto. Foi o único que você fez questão que eu conhecesse pelo menos por foto. Ele era um gatinho...

- É... e, apesar disso... é meu melhor amigo, diz ele, levemente enciumado.

Lúcia sorri.

- Filho de fazendeiro rico daqui... Deve ser um bom partido, hein?

- Se é! Foi ele que se meteu essa encrenca toda. A moça está grávida e tinha acabado de sair do hospital. Ela foi baleada pela ex-mulher dele, pelo menos foi no que deram as investigações do Arnaldo. Ela meio que pirou com a separação e a garota fugiu de casa pra se encontrar com ele. Ninguém sabe dela ainda. Isso aqui tem sido um inferno de domingo pra cá. Esse hospital ficou praticamente acéfalo e a Santa Casa está sem nosso melhor pediatra.

- O Santa Mônica ficou acéfalo porque o doutor Jairo viajou, mas alguém deve ter ficado no comando de tudo... Eu fiquei sabendo que é um dos hospitais referência em cardiologia e oncologia na região...

- Tem o substituto dele, doutor Henrique e eu também dou uma mãozinha quando posso, mas ainda não dá. Eu só posso ajudar um pouco na parte administrativa. Eu sou ginecologista/obstetra, você sabe. Nós temos ótimos médicos aqui, mas o doutor Jairo e o Cláudio cuidavam dos pacientes mais graves. Doutor Jairo é cardiologista e o Cláudio cuidava das crianças com câncer que o hospital recebe. Ele até pensava em viajar pra América, ano quem vem, pra fazer pós-graduação em câncer infantil. Ia se especializar, sabe? A maioria dos médicos não é da cidade ou é estudante ou recém-formados. Muitos não estão por dentro o suficiente.

- Que situação... O que você pensa em fazer?

- Não sei. Se me der desespero, saio matando os mais graves e mandando os mais leves pra casa. Fico só com os meio a meio.

- Que horror! Não diga isso nem brincando.

- Desculpa. Claro que não é o médico em mim que está falando, é só o homem desesperado que, de vez em quando, se manifesta. Eu estou quase me aposentando por estresse com dois anos de carreira. Eu estou no meu limite.

Lúcia olha para Alberto e olha para sua mão ainda na dela.

- Está mais calmo, Alberto? Nós logo encontraremos sua mãe e tudo vai ficar bem. Eu prometo.

- Eu queria ficar com o tio Cláudio e a tia Mônica. Me leva na casa da Diana. Ela sabe onde eles estão, leva?

- Quem são as duas? - ela pergunta a Miguel.

- Ah... Mônica é a filha do doutor Jairo e Diana é a irmã mais velha do Cláudio. Tem treze anos. Eles se gostam bastante.

- Onde fica a casa dela.

- Fica meio longe. Ela mora na fazenda Quatro Estrelas, há uns quatro quilômetros daqui, mas o Arnaldo não quer que ele volte mais lá. As ordens que ele deixou foi que entregasse o menino a você e daqui ele deveria ir pra São Paulo.

RETORNO AO PARAÍSO – EXPEDIÇÃO BANDEIRANTES

PARTE 19

OBRIGADA E TENHA UM ÓTIMO DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 29/04/2018
Reeditado em 30/04/2018
Código do texto: T6321918
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.