RP - MUDANÇA - 1978 - PARTE 2

MUDANÇA – 1978

PARTE II

Quando a campainha toca, Lúcia está tentando convencer Rodrigo a ir para a cama, mas o garoto está irredutível e mais aceso que nunca.

- Você prometeu que ia me contar uma estória, mamãe.

- Mas hoje eu não estou com muito tempo, meu amor. A mamãe tem alguns papéis urgentes para preencher. Eu já falei pra você sobre isso. Vá dormir. Amanhã eu conto duas historinhas pra você...

- A campainha tocou. Você não ouviu?

- Eu ouvi, meu bem. Eu vou atender, mas quero que você tente dormir. Quando voltar eu quero você debaixo das cobertas no sétimo sono, ouviu? Você já é um rapazinho, colabore...

Ela se levanta e sai do quarto para ir atender a campainha. Rodrigo tateia a cama até a beirada e desce dela, escorregando até o chão. Vai atrás da mãe, o que não é muito difícil para ele que, apesar de cego, conhece a casa inteira.

Lúcia abre a porta e tem uma surpresa feliz.

- Miguel...!

- Oi, posso entrar? - ele diz, já entrando e beijando sua boca.

Como não esperava aquilo, depois do beijo, Lúcia olha para trás e diz:

- Por favor, Miguel...

- Por favor, o quê?

Ele vê o menino vindo pelo corredor e sorri.

- É ele? - sussurra.

- É...

O menino encosta-se ao braço do sofá e pergunta:

- Quem é, mamãe?

Miguel se aproxima dele e Lúcia responde:

- É um amigo da mamãe, o Miguel. Lembra que eu falei dele pra você?

- Ah, o Miguel... Ele não fala?

Miguel se aproxima, segura as mãos dele e diz, sorrindo:

- Falo sim. Você está bem, Rodrigo?

- Suas mãos são tão macias... Você não trabalha?

O garoto começa a explorar as mãos dele que tocaram as suas. Miguel sorri.

- Trabalho sim. Eu sou médico.

- Ah é, a mamãe falou.

Rodrigo tateia também o rosto de Miguel e sorri.

- Você não tem barba. Que bom, eu não gosto. E nem tem cheiro de remédio como todo o médico. No instituto todo mundo tem cheiro de remédio.

- Você não gosta de cheiro de remédio?

- Não, já estou enjoado. Você vai dormir aqui? Já está bem tarde...

Miguel olha para Lúcia e ela sorri, encolhendo os ombros.

- Você me convida? - Miguel pergunta.

- Pode, mamãe?

- Não sei, Rodrigo... Acho que o tio Miguel deve ter outros planos, ela diz. – Vá lá pro quarto que eu preciso conversar um assunto importante com ele.

- Não demorem. Eu estou com sono. Tchau, tio Miguel. Até já.

O menino volta para o quarto sem problemas e Miguel olha para ela.

- Ele é lindo, Lúcia.

- E estava até agora me dando um baile porque não queria dormir. Acho que ele gostou de você.

Miguel a beija de novo.

- E eu dele. Você tem dúvida de que isso vai dar certo?

- Você não pode dormir aqui. Ele não está acostumado com homens em casa.

- O que é o instituto que ele falou?

- A escola onde ele estuda. É uma escola para cegos, por isso ele falou que todo mundo tem cheiro de remédio. Quase todos são médicos ou enfermeiras. É particular e eu pago bem caro por ela. Foi a melhor que eu pude encontrar aqui em São Paulo. Meu filho sabe ler em braile muito bem, apesar de ter só seis anos, graças a ela.

- E eu quero te ajudar a continuar isso, mas hoje é o último dia do ano e eu vim buscar você, ele e, se você conseguir, levar o Alberto também pra Poços. Minha mãe está esperando a gente lá.

- Assim de uma hora pra outra? Já está tarde...

- E o que tem? Eu te avisei que viria te buscar.

- Você já está de férias?

- Na verdade... eu estou desempregado...

- O quê?! Desempregado? Como?

- Eu fui mandado embora, estou na rua, vadiando, como dizia minha avó. Estou morando em Poços com a minha mãe.

- Mas o que aconteceu?

Miguel ia começar a explicar, mas Rodrigo aparece no corredor e chama:

- Vocês vêm dormir ou não? Eu estou com sono.

Miguel sorri, encolhe os ombros e vai para perto do menino.

- Onde é seu quarto, Rodrigo?

O menino o puxa pela mão e o leva até lá. Sobe e deita-se na cama, deslizando sem problemas para debaixo dos cobertores.

RETORNO AO PARAÍSO – MUDANÇA - 1978

PARTE 2

OBRIGADA POR SONHAR COMIGO!

BOM DIA, TARDE E NOITE!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 02/06/2018
Código do texto: T6353294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.