RP - MUDANÇA - 1978 - PARTE 5

MUDANÇA – 1978

PARTE V

Mônica, Dayse e Lúcia aparecem por ali e Dayse avisa:

- O almoço está pronto! Estão com fome, meninos?

- Muita! - diz Miguel. – Eu já estava quase comendo o rolo de pintura.

Dayse se aproxima e beija Cláudio no rosto.

- Então vamos almoçar. Cláudio, a sua mulher não precisa de nenhuma lição na cozinha. Na idade dela, eu não sabia nem fritar um ovo.

Cláudio e Miguel olham para Valter que coça a nuca e diz praticamente sem abrir a boca para a mulher:

- Benzinho, você perdeu uma bela chance de ficar de boquinha fechada.

Cláudio e Miguel começam a rir. Dayse não entende nada.

- Vocês trabalharam mesmo por aqui, meninos, diz Lúcia, olhando em volta. – Adoro esse cheirinho de tinta fresca.

Mônica coloca a mão na boca e geme:

- Eu também gostava, mas acho que a minha filha não...

Ela sai da casa, sentindo um súbito enjôo e Cláudio vai atrás dela.

- Acho melhor a gente ir almoçar, diz Miguel.

Fora da casa, no quintal, Cláudio acode Mônica.

- Você está bem?

Ela respira fundo apoiada no portão.

- Estou bem. Eu pensei que isso já tivesse passado. Foi só o cheiro de tinta muito forte lá dentro.

- Enjôo?

- É... ela diz, e ele se abraça a ela sorrindo.

- Eu pensei que não fosse mais ver isso... ele diz, abraçando-a com força.

- O quê? Me ver vomitar?

- Te ver vomitar e descobrir que era porque você estava grávida... de mim. Eu perdi essa parte.

Ela sorri, balança a cabeça e a encosta em seu peito. Miguel e Valter estão saindo na casa com as esposas. Miguel olha sério para Mônica e pergunta:

- Tem que ver esses enjôos, garota. Acho que você está grávida?

Todos riem, inclusive Mônica que esconde o rosto no peito de Cláudio. Eles vão almoçar.

Mais tarde, pouco antes do anoitecer, eles estão outra vez no novo consultório. Quase tudo está em seu lugar. Faltando apenas alguns poucos detalhes. Valter olha para tudo e diz:

- Está com a vida feita, hein, amigo?

- Você mesmo me ensinou que não é tão fácil assim. Difícil vai ser conseguir pacientes. Ninguém me conhece aqui. Vai ser como começar tudo de novo. Aprendi direitinho?

- Aprendeu, mas eu vou indicar você lá no hospital, diz Valter. – Conheço pessoas que moram aqui por perto. Você tem o suficiente aqui pra fazer um ótimo trabalho. Ninguém pode dizer o contrário. Você só vai precisar de uma boa enfermeira.

- Isso eu já tenho, Cláudio diz.

- A Mônica é enfermeira, diz Miguel.

- Mas... não é formada, é? Ela não tem idade...

- No básico de enfermagem, sim, terminou esse ano... responde Cláudio. - Mas ela pretende fazer a faculdade de Enfermagem e vai fazer logo, logo. Ela entende de qualquer coisa referente a um hospital. Ela praticamente foi criada dentro de um. O pai dela é médico e viúvo há muito tempo. Pra não deixá-la sozinha, ele a levava com ele pro hospital. Ela cresceu dentro dele. É muito melhor que muita enfermeira formada em faculdade.

- E eu assino embaixo, confirma Miguel.

- Retiro tudo que disse da mulher ideal. A minha é insubstituível, mas você não tem pouca coisa em casa, não. Que idade ela tem mesmo?

- Dezessete.

- Prodígio, hein? Meus parabéns! Nada como viver na autonomia.

- Mas eu quero contar com o apoio de vocês dois sempre. Eu preciso começar a clinicar em algum lugar o mais rápido possível. Não posso contar só com autonomia por enquanto. Minha filha está vindo por aí e eu tenho que arrumar um jeito de conseguir renda logo. Fora o fato de que... já estou morrendo de saudade das minhas crianças.

- Do meu apoio não tenha dúvida, fala Valter. - Pode contar com ele sempre.

- Eu nem preciso dizer o mesmo, diz Miguel. - Eu estou desempregado, mas... estou contigo e não abro.

- E como vai sua cabeça, Cláudio? - Valter pergunta.

Cláudio olha para ele subitamente.

- O quê?

- A cabeça. Ainda dói?

- Ah... não. Por quê?

- A gente tem uma consulta amanhã cedo. Você não esqueceu não, não é? Estou te esperando na Santa Casa, hein?

- E eu vou estar lá. Obrigado pela preocupação, Valter.

Miguel fica olhando para os dois sem entender nada.

RETORNO AO PARAÍSO – MUDANÇA - 1978

PARTE 5

OBRIGADA POR SONHAR COMIGO!

BOM DIA!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 03/06/2018
Reeditado em 03/06/2018
Código do texto: T6354050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.