RP - O CASAMENTO DE BETO LAGE - PARTE 1

RETORNO AO PARAÍSO

O CASAMENTO DE BETO LAGE

PARTE I

SÁBADO DE MANHÃ - 07/01/78

Wagner e Linda não se falam mais até a hora do casamento de Beto, no sábado de manhã.

Logo cedo, na fazenda, quando a vê descer as escadas já arrumada e vestida com o vestido azul de seda que ele a ajudou a escolher, ele fica boquiaberto.

Quando ela se aproxima, segurando a bolsinha prata de mão, ele consegue dizer:

- Você está linda! Linda como o nome...

- Obrigada... Você também está. Fica muito bem de terno, ela diz séria, tentando não se derreter com seu elogio.

Leonardo vem da cozinha e como não sabe de nada ainda sobre a briga dos dois pergunta:

- Que bom dia estranho é esse de vocês? Um está olhando para o outro como se não se conhecessem. Como se nunca tivessem se visto antes. Parecia que tinham nascido grudados. Que bicho mordeu vocês?

- Nada, seo Leonardo, ela responde. – Está tudo bem.

Ela olha para Wagner friamente e sai da sala indo para o carro.

- Está tudo bem mesmo? - Leonardo pergunta para o filho.

- Está, pai. Não foi nada não. Esquece... Wagner responde. – É melhor a gente ir embora. São quase sete e meia. O casório é às nove. Não quero chegar atrasado senão o Beto me mata. Já tem muita gente zangada comigo por aqui...

Ele sai também. Leonardo franze as sobrancelhas sentindo que algo não está bem. Magda vem descendo também com Elis no colo, ambas vestindo roupas de festa azul celeste, cada uma, de acordo com sua idade e Leonardo elogia.

- Minhas duas meninas! Vocês estão lindas.

Ele beija a mulher e Magda sorri, colocando a filha no colo dele.

- Obrigada, papai!

- Aconteceu alguma coisa entre o Wagner e a Linda?

- Por quê?

- Não disseram nem bom dia um pro outro direito... Eles viviam grudados...

- Pergunte pro seu filho. Se ele não te contar, nem eu vou... Vai indo pro carro. Eu vou dizer pra Matilde que a gente já está indo e me despedir da Diana.

- Não entendi ainda por que ela não vai com a gente...

- Diana é um moleque, ainda não percebeu, não? Não gosta de colocar um vestido e sempre foi avessa a festas. É até melhor. Menos uma pra eu cuidar.

Ela vai para a cozinha.

Wagner e Linda vão juntos no Mercedes, mas não se falam durante todo o caminho até a cidade. Ao chegarem diante do cartório, ele abre a porta e estende a mão para ajudá-la a sair do carro, o que ela estranha, mas aceita.

Dentro do prédio, ela vai para perto de Sandra e fica ao lado dela o tempo todo até começar a cerimônia.

- Como ela está? - Beto pergunta ao amigo, à parte, em outro canto da sala.

- Fria como a Inglaterra. Só espero não ver a cara da Janete por aqui hoje. Eu sou capaz de matá-la.

- Ela é culpada sozinha, é?

- Não enche o saco você também, certo?

- Certíssimo, só não quero confusão no dia mais feliz da minha vida, já falei, Beto diz, sorrindo e acenando para alguém conhecido ao longe.

O juiz de paz entra na sala e a cerimônia começa.

Sandra, vestida com um vestido simples cor de rosa, mas muito elegante, está com os olhos brilhando de felicidade. Assina o livro sorrindo, mas com uma lágrima rolando pelo rosto. Beto assina também e os padrinhos fazem a mesma coisa. Os noivos se beijam apaixonados e olham um para o outro, sorrindo de mãos dadas, posando para uma foto. Saem do cartório, felizes, acompanhados pelos pais e pelos amigos.

As únicas pessoas não muito satisfeitas ali são Wagner e Linda.

Há uma recepção na casa de Humberto Lage onde todas as pompas de uma festa tradicional de casamento são encontradas, inclusive o bolo.

Sandra, mãe de Beto, não para de chorar. É preciso que ele mesmo vá até o quarto dela buscá-la para juntar-se aos convidados. Ela simplesmente não se conforma em perder o filho.

Quando ele entra no quarto para falar com ela, Sandra chora ainda mais. Beto se senta ao lado dela e a abraça.

RETORNO AO PARAÍSO – O CASAMENTO DE BETO LAGE

PARTE 1

OBRIGADA POR SONHAR COMIGO!

BOM DIA!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 08/06/2018
Código do texto: T6358592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.