RP - O CASAMENTO DE BETO LAGE - PARTE 4

O CASAMENTO DE BETO LAGE

PARTE IV

Beto se cala. Humberto Lage olha para o filho, vendo a situação piorar, e para o carro uma esquina antes de chegar perto da casa dela.

- Isso é verdade, Beto?

- Não sei, pai. Eu não vi nada obviamente. É a palavra dela contra a dele que não está nem aqui pra se defender. Só sei que, se eu fosse você, Janete, deixaria o Wagner em paz. Fica na sua e esquece isso. Você só vai estragar sua vida.

- Esquecer? Como é que se esquece de uma coisa dessas, Beto? Ele vai ter que se casar comigo. E vai se casar... nem que seja no inferno!

Beto e o pai se olham.

- Vocês jovens são todos uns malucos, sabia? - diz Humberto. – Ainda bem que você já está casado.

Humberto leva o carro até a frente da casa de Janete e entra com a moça na intenção de explicar a sua avó que a trouxe em casa porque ela se sentiu mal, mas logo que coloca o pé para dentro da porta, Janete começa de novo a chorar e fazer escândalo. Abraça-se com a avó. Dona Joana se assusta ao ver a neta naquele estado.

- O que foi que houve, filha?

Humberto vai abrir a boca para se explicar, mas a moça se antecipa.

- O Wagner me bateu, vovó!

Dona Joana afasta a neta de si surpresa e a olha nos olhos, afastando os cabelos de seus olhos.

- Ele fez o quê?

- D. Joana, ele não fez nada disso... Nós podemos explicar...

- Vocês não têm nada a ver com isso, diz Janete. – Podem ir embora. Obrigada por terem me trazido. Desculpe por eu ter estragado sua festa de casamento, Beto. Eu não queria fazer isso...

- Bem, se é assim... diz Humberto. – Eu tenho convidados esperando por mim na minha casa. Você vai ficar, filho?

- Vou, diz o rapaz, olhando sério para Janete.

- Vai com ele, Beto, diz ela. – É seu casamento.

- Eu já estou casado. A festa é pros convidados. Eu ainda tenho que conversar com a sua avó.

Humberto pede licença e sai.

- O que aconteceu, Beto? - Joana pergunta ainda abraçada à neta.

- Na verdade eu não vi muita coisa, dona Joana, mas qualquer coisa que a sua neta diga a respeito do Wagner, bem... a culpa não é só dele.

- Vá embora, Beto, Janete pede.

- Fique quieta! - dona Joana diz, enérgica.

Janete se cala e se afasta da avó.

- Vá para o seu quarto e só saia de lá quando eu mandar.

A moça obedece, mas lança um olhar zangado para Beto antes de sair da sala.

- Sente-se, filho.

- Não precisa, dona Joana. Eu só queria dizer que... o Wagner não fez nada do que...

- Essa menina não tem mais jeito, filho. Persegue esse rapaz como se ele fosse o único homem da face da terra. Eu não sei mais o que fazer.

- Eu conheço os dois há muito tempo, a senhora sabe. Tenho certeza de que o Wagner nunca teve intenção de fato de enganar a Janete. Ela que colocou na cabeça que eles eram namorados, mas ele nunca confirmou isso pra ela. Como ele era livre, deixou ela pensar assim. Ele é homem, a senhora sabe como é isso...

- Sei... Ela disse que ele... fez mal a ela. Você sabe de alguma coisa a respeito?

Beto se cala inicialmente, mas responde:

- Não sei, dona Joana. Isso é uma coisa muito delicada pra eu afirmar ou negar. A senhora vai ter que perguntar isso diretamente pra ele. Só sei que agora ele está apaixonado de verdade por outra garota. A Janete não se conforma com isso. Ela foi ao meu casamento na intenção mesmo que provocá-lo e conseguiu. Eles discutiram lá...

- E ele bateu mesmo nela como ela disse?

- Também não sei. Eu não vi nada, mas também não vejo o Wagner fazendo isso. Não vejo essa atitude em ninguém da família Valle. A senhora também conhece a família toda...

- Tem acontecido muita coisa estranha com essa família. Só o fato do doutor Cláudio ter saído da cidade como saiu, depois de ter engravidado a filha do doutor Jairo Telles... Parece fim de mundo.

- É, mas tem muita coisa nesse mundo que a gente não pode explicar. Eu só posso falar do que eu vejo perto de mim. O Wagner é um moleque de vez em quando, mas ele gostava minimamente da Janete, mas só como amiga.

Joana fica pensativa por um momento.

- Vamos esquecer isso tudo. Eu já não confio em muita coisa que a minha neta diz. Apesar de ter minhas restrições a respeito desse menino Wagner, não tenho intenção de entrar em atrito com o pai e a madrasta dele. Eu gosto da dona Magda e das filhas dela. Aliás... eu não quero entrar em atrito com ninguém. Já não tenho mais idade pra isso. Volte para a sua festa, filho. Eu me entendo com minha neta.

- Eu sinto muito pelo que aconteceu... sinceramente.

- Não mais do que eu. Parabéns pelo casamento. Beije sua mulher por mim.

- Obrigado, dona Joana.

Depois que Beto vai embora, Joana entra no quarto da neta. Ela havia ouvido toda conversa por trás da porta.

RETORNO AO PARAÍSO – O CASAMENTO DE BETO LAGE

PARTE 4

OBRIGADA POR SONHAR COMIGO!

BOA TARDE!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 09/06/2018
Código do texto: T6359721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.