RP - RETORNO... - PARTE 2

RETORNO...

PARTE II

Quando Chico e Lopes chegam à tapera, Salomão está no meio de sua horta, arrancando o mato para limpá-la. Quando os vê chegar, ele para e espera.

- Boa tarde, Salomão.

O velho responde apenas com um aceno de cabeça.

- Meu patrão nos mandou trazer um recado pra você.

- Recado? Que recado? - ele pergunta, com sua voz grave e tranquila.

- Ele pediu pra gente levar você pra casa grande da fazenda, diz Chico, rapidamente.

Salomão olha para ele, franzindo a testa.

- Me levar pra casa grande? Por quê?

Lopes coloca a mão no peito de Chico, impedindo que ele fale mais.

- Você tem uma filha, Salomão?

O velho não responde e seu rosto se fecha. Ele se volta e dá as costas, querendo se afastar para entrar na cabana.

- Ela está vindo pra cá... Lopes continua.

Salomão para, ainda de costas e Lopes sente a respiração do velho ficar diferente, agitada.

- Seo Leonardo quer que você vá até a casa grande para recebê-la lá. Ele está vindo de São Paulo ainda hoje com ela.

O velho abaixa a cabeça e fecha os olhos, ainda sem falar nada.

- Você vem com a gente? - Chico pergunta.

- Não...

- Por que não? - Lopes pergunta. – Você não quer vê-la?

- Quando ela foi embora, eu estava aqui. Se quiser me ver... ela vai ter que me encontrar aqui.

Salomão se volta para eles e continua:

- Diga ao seu patrão... que eu não vou sair da minha casa pra encontrar ninguém.

Salomão entra na cabana e bate a porta. Chico olha para Lopes aflito.

- É agora? Não falei? Eu sabia que ele não viria com a gente.

- Ele deve ter seus motivos, Chico. A gente não pode obrigar o homem a fazer o que não quer.

- O patrão vai ficar zangado comigo...

- Seo Leonardo não vai ficar zangado com ninguém. A gente chega lá e diz pra dona Magda que nós tentamos, mas que o Salomão não quis vir. Ela vai entender. Vem.

Eles voltam para a casa grande e contam para Magda o que aconteceu. Ela não se surpreende nem estranha.

- Obrigada, rapazes. Eu já imaginava que algo assim pudesse acontecer. Podem voltar ao trabalho.

- Dona Magda, eu não sabia que o velho Salomão tinha filhos, diz Lopes. – Não sabia nem que ele tivesse sido casado um dia. Há anos que ele vive como um ermitão naquela cabana.

- Pois é, nem eu. Mas Leonardo está vindo aí... com... a filha dele. Está vindo com o Cláudio também.

- Doutor Cláudio vai voltar? - Chico pergunta, animado.

- Vai... ela diz.

- E ele está bem? - Lopes pergunta. – A senhora falou que ele esteve internado em São Paulo...

- Eu não sei muita coisa, Lopes. Leonardo não entrou em detalhes. A gente só vai saber de tudo quando eles chegarem. Se você quiser pedir pra Carolina vir pra cá com o bebê pra recebê-lo... seria bom.

- Eu vou falar com ela.

- Obrigada. Obrigada a você também, Chico.

- Espero que o patrão não fique zangado com a gente, dona Magda. O Salomão é bicho do mato mesmo. Eu nunca vi ele fora daquela tapera. Não dava mesmo nem pra imaginar que ele tivesse tido mulher e muito menos filha...

- Fique tranquilo, Chico. O Leonardo vai entender. Qualquer coisa, eu mesma vou até lá falar com ele. Só deixem tudo pronto para recebê-los.

- Sim, senhora.

Eles se afastam e voltam a seus afazeres. Magda pensa em ir pessoalmente falar com Salomão. Diana e Elis, já de banho tomado e roupas trocadas, se aproximam dela quando ela desce os degraus da escada do alpendre para ir fazer isso.

RETORNO AO PARAÍSO – RETORNO...

PARTE 2

OBRIGADA POR SONHAR COMIGO!

BOA TARDE!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 19/06/2018
Código do texto: T6368286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.