RETORNO AO PARAÍSO - EPÍLOGO - PARTE 5

EPÍLOGO

PARTE V

- O fim? Mas a história que eu contei ainda tem muito chão. Ela só acaba quando eu morrer... E eu espero viver muito ainda.

- Eu sei, mas eu quero ver o “happy end”. O seu “happy end”.

Ele sorri e balança a cabeça.

- E qual seria ele?

- Você não faz ideia?

Wagner abaixa os olhos e não responde.

- Tenta, ela pede, fazendo-o erguer os olhos.

- Não sei. Não faço a mínima ideia, Selma.

- Volta.

Os olhos dele se enchem de tristeza, mas ele sorri.

- Mas eu já voltei...

- Não, não de vez, não inteiramente. Você não mora lá. Você mora em Londres, em Campinas, aqui em São Paulo... Você é um nômade, Wagner. Precisa voltar de vez pra lá, pra sua casa.

Ele pensa por um momento e responde:

- Não posso, Selma. Não consigo mais.

- Mas você quer, não quer?

Novo silêncio. Selma segura a mão dele.

- Wagner, eu sou ou não sou sua amiga?

- Claro que é.

- Então me responde: você quer voltar ou não quer?

Ele fecha os olhos, respira fundo e responde.

- Quero, quero sim, quero muito... Não há nada que eu mais queira nesse mundo, mas... eu não posso.

- Pode sim. Você já tentou fazer isso uma vez. Antes de seu irmão morrer, você se desligou de Londres, começou a estudar em Campinas com a intenção de voltar depois e ajudar seu pai na fazenda, não foi?

- Mas isso foi antes...

- Você, mais do que ninguém, sabe que Londres não tem nada a ver com você. Você sequer tem o nome Russel no seu sobrenome.

- Mas sou um...

- Mas a culpa não é sua. Você não pediu pra ser herdeiro de tudo aquilo. Ninguém pode obrigar alguém que nasceu no meio de vacas, cavalos, feno e tanta natureza a viver no meio de chaminés e máquinas. Nem São Paulo ou Campinas têm nada a ver com você. Você é de Casa Branca! Vai ter um tempo que você vai estar tão grudado em tudo isso que não vai dar mesmo pra se desligar. Vai acabar virando um Mr. Russel, velho e infeliz. Faça isso, enquanto você ainda é jovem. Volta pro seu paraíso, Wagner.

Os olhos dele estão marejados. Ele olha para ao chafariz ali perto, já iluminado pelo início da noite, e sorri.

- Conselhos assim, a gente não recebe todos os dias... nem em um lugar tão bonito. Não dá pra desperdiçar...

- Vai segui-lo?

- Não tão rápido como você quer porque eu ainda não terminei a faculdade e não é tão fácil assim voltar do inferno ao paraíso... como você disse... mas... antes do fim do ano, o Wagner vai estar cavalgando pelos pampas de Casa Branca em cima do Diamante em direção ao sol poente.

Ela bate palmas feito criança, dando pulinhos.

- Genial! Já tenho um final pro meu livro.

Ele parece ter ouvido sua sentença de morte.

- O quê!? Livro? Que livro, Selma?

- O livro que eu vou escrever, ela diz, com um sorriso maroto.

- O que... sobre a... sobre a estória toda que eu te contei?

- É!

- Você está doida?

- Não vejo por quê.

- Selma...!

- Hum?

- Mas como você vai se lembrar de tudo que eu te falei? Tem assunto pra burro. A gente passou o dia inteiro conversando. Vai dar pelo menos um livro de umas... seiscentas páginas!

- Eu nunca mais vou esquecer de nenhum detalhe dessa história. Não precisa se preocupar. Está tudo guardadinho aqui na minha cabeça. Quem sabe até não vire uma novela de televisão, já estou até pensando nos atores...

- O quê!? Novela? Acho que ficar tanto tempo me ouvindo falar fez alguma coisa na sua cabeça. Você pirou, neném.

- Nunca estive tão lúcida, amorzinho, ela diz lhe beijando a boca. – Já tem até ideia pro nome do livro.

- E pode-se saber qual seria ele?

- “Retorno ao paraíso”!

- É... tem seu estilo...

Wagner consulta o relógio e se assusta.

- Caramba! Acho que ainda tem mais um detalhe que você vai ter que colocar nessa maluquice de livro que você inventou.

- Qual?

- O personagem Wagner Valle Neto vai ser cozido em banho-maria... pela dona Maria... se não levar a autora do livro pra casa imediatamente. São sete e meia!

RETORNO AO PARAÍSO – EPÍLOGO – PARTE FINAL

São Paulo, 21 de julho de 1.981.

Original: 420 páginas datilografadas. Digitalizado: 668 páginas.

Reescrito várias vezes de 2016 a 2017

- terminado em 18 de maio de 2017-

Publicado pela primeira vez no Site Recanto das Letras em 28/01/18.

Ofereço essa novela à Dirley, a cobaia que leu o datilografado de 420 páginas quando eu tinha 20 anos e à Magda que leu o digitalizado.

Amo vocês, meninas!

Vera Lucia Moreira (Velucy)

DEUS ABENÇOE A TODOS EM CASA BRANCA,

MINHA CIDADE DO CORAÇÃO!

Velucy
Enviado por Velucy em 30/07/2018
Código do texto: T6404720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.