Capitulo 8

Começava a sessão de julgamento dos presos políticos. O auditor era um civil de mais ou menos 40 anos, ladeado por oficiais do Exército. O promotor apresentava a denúncia. Depois, falou o advogado de defesa, criminalista Pádua Barroso, o qual ironizou: “Esses jovens pensam que o céu é perto e o mar é raso” e acrescentou : “esse papel aqui não serve nem para limpar ...”

A advogada Wanda complementou a fala de Pádua Barroso , minimizando a denúncia do promotor. E não demorou muito, reunidos numa sala o conselho de sentença deu o veredito de um ano de prisão para cada um.

Era o dia 24 de junho de 1970. O Brasil atravessava uma conjuntura politica difícil de ditadura radicalizada , com a suspensão de todos os direitos civis e democráticos. Por isso, a contestação do regime militar. Os estudantes tinham um papel importante. E as universidades era o centro do movimento, onde diversas facções de esquerda davam suas palavras de ordem como ABAIXO A DITADURA, ABAIXO IMPERIALISMO etc.

Diversas lideranças politicas do antigo Partido Comunista Brasileiro-PCB resolveram criar seus movimentos guerrilheiros como Carlos Marighela, ex deputado federal pela Bahia que criou a Aliança Libertadora Nacional, uma organização que tinha suas ações centradas em sequestros, assaltos a banco e outros. Esses movimentos eram inspirados na revolução cubana, que deu certo na América Latina. Houve ainda VAR – PALMARES e MR8 , liderados por exemplo pelo capitão do Exército Carlos Lamarca. Todos mortos por agentes do DOPS.

Um partido comunista do Brasil implantava a guerrilha do Araguaia, no Pará. Mas a guerrilha foi destroçada por tropas do Exército. Havia no Maranhão a Ação Popular que seguia a linha da revolução chinesa. A AP surgiu de movimentos de pastorais da igreja católica para depois tornasse marxista-leninista.

As passeatas começam a tomar conta do pais em lugar da guerrilha vencida pelas forças militares. O povo nas ruas derrubou a ditadura em 1985. As liberdades democráticas foram reestabelecidas e o estado de direito.

samuel filho
Enviado por samuel filho em 30/07/2018
Código do texto: T6404749
Classificação de conteúdo: seguro