O Poeta e o diabo

Texto – Acima de qualquer suspeita - O Poeta e o Diabo

Cena VII – Encontro dos adolescentes.

Na velha casa abandonada do terreno baldio, na periferia daquela cidade. Berta sentada lendo um livro à sombra de uma árvore centenária, uma cerejeira carregada de flores.

Fred- (Chega por trás e coloca suas mãos cobrindo os olhos de Berta) Quem? Se acertar ganha uma flor.

Berta - Meu Deus! Uma flor era tudo que queria para hoje.

Fred – Um longo beijo também!

Berta – Me faz feliz então...

Fred– (Coloca a flor em seus cabelos e beija-a com carinho)

Berta – O tempo poderia parar agora. Assim... É perfeito! Este lugar, esta paisagem, está árvore centenária, como um quadro pintado, este momento é perfeito...

Fred– Já pensou em quantos momentos foram divididos com esta senhora árvore florida com mais de cem anos?

Berta - Testemunha de vários acontecimentos.

Fred– Sim. (pausa) Eu sou o dono do tempo. Seu desejo é uma ordem! Tempo por favor, pare Agora! (Risos).

Berta – Me pega! (Corre)

Fred - Assim não vale! Estava distraído! (risos)

Berta – (Vai ao seu encontro) Que saudade de você.

Fred - Duas luas sem te ver. Também senti saudades! (Beijo).

Berta – Você conta minha ausência pela Lua? E porque não pelo Sol?

Fred - A lua é amiga de quem está apaixonado. Veja (olham para lua) Ela está lá, nos observando. Só Olhando, quietinha... Iluminando a gente! Não é linda?

Berta – Sim, é linda! E hoje parece tão iluminada, não acha?

Fred - Está feliz com o nosso encontro. Deve ser cúmplice de muitos casais de namorados!

Berta – Sim.

Fred - Como foi seu dia? Sentiu aquele aperto no peito e uma vontade súbita de ver alguém, encontrar alguém? Tipo Eu...

Berta - Sim, muita vontade de te encontrar enquanto virava uma esquina ou passava por um jardim, numa trilha, num caminho. Uma sensação de...

Fred - Querer ficar junto. Querer estar junto. Isso! (Pausa) Será que isso é o amor?

Berta – (Sorri) Somos tão jovens. Será amor? (Pausa) Não importa, só sei que é bom. Não quero falar sobre o meu dia. Quero deitar aqui. Ficar quietinha. Abraçada com você e olhando para nossa cúmplice. A dona Lua, nossa amiga. Assim... Senhor Tempo pare agora... É perfeito, aqui, assim com você. Para sempre.

Fim de cena.

Rose Tureck

15/11/2018