XIV

_Dona Márcia, a senhora não sente pena de seu sobrinho? – pergunta Jarbas, chegando à residência da psiquiatra. _Ele ficou só diante daquela multidão, que fez das escadarias do Municipal um verdadeiro ringue.
 
_ Pena? Não! Quem tem pena é galinha – ironiza.
 
_Que comentário rasteiro, senhora!
 
_ Sabe, Jarbas, às vezes saímos do salto como pessoas normais para dizer o que realmente pensamos.
 
_A senhora me desculpe, em todos esses anos, nunca a vi usar-se destes termos, a não ser na presença daquela empregada.
 
_A Suzicreide?
 
_Não seria Jacira?
 
_Claro! Jacira! – o deboche dá lugar a ira. _ Sim! Aquela mulher me desequilibra! E pensar que dela levei um tapa, isso ainda não engoli, mas deixe estar, o destino dá a volta e o troco vem em dobro.
 
_E o que pretende fazer?
 
_ Ainda não sei! Mas já tomei algumas ações...
 
_E o que fez senhora? – preocupa-se.
 
_Nada do que já não fosse esperado! Determinei que proíbam a sua entrada no hospital e que demitam aquele segurança irresponsável, que deveria tê-la segurado, evitando que voasse para cima de mim e abalasse minha beleza. E sei que não me decepcionarão, afinal, quem é louco de renunciar a uma quantia considerável todo mês a título de doação?
 
_Nossa! Pois é, não acreditei quando me contaram.
 
_Nem eu, Jarbas! Mas, aproveitando a oportunidade, desde quando lhe dei toda esta liberdade? Coloque-se no seu lugar, pois aqui é só um criado, daqueles que obedecem calado. Entendeu?
 
_Sim senhora!Mas apesar de ainda correr o risco de ir para a rua, o que fez ao seu sobrinho não foi correto.
 
_De novo este assunto? Já disse que odeio escândalos!
 
_Escândalo foi o que aconteceu. Está em todo lugar. O sobrenome da senhora hoje é mais falado que a eleição do presidente.
 
Ela o visualiza com asco e determina:
 
_Cale a boca, Jarbas, e abra a porta para que eu possa sair.
 
_Limite-se ao seu cargo, senão, outra pessoa o ocupará em breve.
 
E assim ele faz.
 
_Agora estão com peninha do Ricardo? Que ele se acerte com os membros daquela família italiana falida, que come mortadela e arrota caviar. Hum! Tenho mais o que fazer.
 
O celular toca.
 
_ Oi, meu amor! Sim, estou de volta! Ricardo? O entreguei aos leões, não era isso que queríamos?
 
_Talvez! Considero a atitude prematura, pois Leonardo é o nosso foco...
 
_...mas para acertá-lo, primeiro temos de exterminar sua cria – completa.
 
_Cuidado, princesa! Uma falha, tudo vai à lona!
 
_Mas cuidado do que estou tendo?
 
_Mas ele o ouviu na noite passada, lembra-se?
 
_Aquilo foi um descuido – diz, pondo duas doses de whisky num copo._ Não vai mais acontecer! Apesar de que minha vontade era a de voar no pescoço dele e despachá-lo dessa para uma pior, coisa que já deveria ter feito há muito tempo.
 
_As coisas não se resolvem assim, temos de ser frios e calculistas; um passo em falso, assim como um castelo de areia, tudo desmoronará.
 
_Se pudesse, mandaria matá-los a sangue frio.
 
_Tenha calma, meu amor! Saiba dar tempo ao tempo!

_Não sabe como é difícil fazer-se de boazinha, ser quem a gente não é... Isso sufoca! – entorna o copo.
 
_Segure esse ódio, ele poderá pôr a perder todos os anos em que nos debruçamos na arquitetura de um plano eficiente, que pudesse frear as maldades de Leonardo e dele cobrasse todas as dores que nos causara.
 
_Como estou a me segurar, amor meu, pois minha vontade era voltar àquele hospital e desligar todos os equipamentos que o mantêm vivo. Seria tudo mais simples! Entraria e sairia sem deixar um rastro sequer, mas você, com essa mania de perfeccionismo, não me entende.
 
_Até entendo! Mas me diga a verdade, se fizesse isso, toda sua dor encontraria um fim? Uma morte tão rápida, sem os requintes de crueldades necessários, conseguiria apagar toda a humilhação que passou nas mãos daquele canalha? Até de ovelha negra foi chamada!
 
_ E ainda sou! E pelas bocas daquela mulherzinha sem eira nem beira.
 
_Márcia, acalme-se! Tudo terá sua hora! – pede, entre a firmeza e a doçura. _Graças ao bom tempo que conseguira ludibriar o tolo do Gabriel, a ponto dele nos entregar, ainda que não percebesse, todas as chaves para levar Leonardo e sua cria à ruína. O que são mais alguns meses então?
 
_ Eu só queria ter vivido minha vida em paz...Só isso! Mas por que fui abrir a boca à tola da minha irmã? - toma outra dose. – Acabou no que deu! Você distante de mim!
 
_Amor...amor... agora não é hora para arrependimentos, acalme-se, logo estaremos juntos!
 
_ Quando? Em outra vida? Deixe de me enganar com suas palavras adocicadas.
 
_ Foque-se naquele monstro – pede o homem.
 
_É o que faço o tempo todo!Não penso em outra coisa! Que droga! – irada, joga o copo contra a parede, os estilhaços se espalham. _ Maldita hora que fui me intrometer na vida de Nathalia.
 
_Márcia... Márcia...
 
_DROGA!!! DROGA!!! – senta-se no sofá, apoia a cabeça no encosto e respira fundo. _ DROGA!!!
 
_A mulher perdeu o prumo de novo – comenta Jarbas, da garagem, ao ouvir o estouro. _ Já é a terceira vez esta semana! O que estará se passando? Que nunca foi muito bem das ideias, já sabia, mas partir para o “assassinato” de tantos copos, ah, isso nunca imaginei!
 
_Tenha calma! – pede o estranho, tentando contê-la.
 
_Calma? É o que mais tenho! Estou cansada de tudo isso, Ronaldo, muito cansada! Quero minha vida de volta! Era irregular, cheia de surpresas, aventureira, mas era a minha vida; não essa a que tenho de encenar dia sim e outro também e tudo por conta daquele miserável. DROGA! DROGA!- bate na mesinha de centro várias vezes. _ DROGA!!! DROOOGA!!!
 
Tomada pela cólera, levanta-se, pega outro copo, enche-o e bebe de uma vez.
 
_Você está aí? Me ouça... respire...respire fundo, vai passar...
 
_Nunca passará! As lembranças daquela época estão a me invadir de novo, que DROGA! QUE DROOOOGA! – outro copo voa.
 
_Amor, ei , amor...amor!
 
Não adiantava mais ele falar, ela havia voltado no tempo...

A multidão entoando o Hino Nacional contra os desmandos da aristocracia ditatorial marcha pelas principais avenidas de São Paulo, lotando a Sé, a Benjamim Constant, o Viaduto do Chá, a praça Ramos de Azevedo, a Conselheiro Crispiniano, a São João, o Anhangabaú. São Milhares de homens e mulheres, crianças e idosos - brasileiros oprimidos por um regime totalitário-,  que de mãos entrelaçadas, braços para cima, gritam os sonhos presos na garganta há mais de uma década, exigindo a liberdade então sepultada, o direito ao voto, o fim do autoritarismo, da perseguição política e da repressão civil.

Uma chuva de papéis picados de cor amarela - a mesma que representa a luta pelas Diretas-Já - reluz no céu à luz dos holofotes, sinalizando o nascimento de um país mais justo, alicerçado nos princípios da legalidade, da igualdade, da fraternidade e da verdade – pilares de um regime conhecido como Democracia, que se levanta em todas as principais regiões do planeta, levando corruptos à prisão, políticos de índole duvidosa ao exílio e representantes do povo ao poder.

A coragem daquela gente varre as ruas, desafia os generais, expondo à comunidade internacional a politicagem rasa que ainda hoje faz morada nas entranhas mais nobres da Brasília de Kubitschek.

A maior movimentação política de um Brasil renascido das cinzas entra para a história, ganha as capas dos principais veículos midiáticos do mundo, atraindo a atenção dos líderes das grandes potências, que não compreendem o fato, pelo modo pacífico como é conduzido, sem o disparo sequer de uma bala.

“O pacifismo ascendeu o desejo intrínseco do povo de ver no topo-mor de seu país, a aura sublime da liberdade de expressão, esta chama que agora aquece e alimenta a alma e o coração de cada brasileiro” - declara um popular à reportagem de uma rádio local.

"Me perguntaram se aqui estão 300 ou 400 mil pessoas. Mas a resposta é outra: aqui estão presentes as esperanças de 130 milhões de brasileiros", diz o governador Franco Montoro Filho, durante seu discurso em um palanque montado no Anhangabaú.

_ Esperanças de 130 milhões? Eu não me incluo nesta lista! Aliás,
desde quando o brasileiro tem direito à liberdade? E liberdade para quê? Por acaso isso enche barriga? Paga a passagem do coletivo? Pobres são como negros na senzala: gritam até persuadirem a mídia, conquistam direitos que mal sabem para que servem e, depois de conquistados, perguntam-se: “_ Para que conquistamos isso mesmo?” Hum! Como fazem agora... Quando perceberem o erro que estão cometendo, dirão: “A vida era melhor no tempo dos generais, naquela época eu comia, tinha saúde de qualidade, escola boa para meus filhos, sempre sob a proteção daqueles homens de honra, defensores natos da família brasileira...” Idiotas! Isso que dá se aliarem à politicagem rasteira de sindicalistas alucinados como o tal do Lula... – regurgita Leonardo, enquanto mexe a cabeça em desaprovação, ao assistir à “romaria” do décimo andar do edifício onde está situado seu escritório.

Voltando-se para o interior do escritório, pega um calhamaço em cima de uma poltrona e se ajeita em uma mesa, no fundo da sala.

O relógio da parede anuncia às vinte e uma horas.


_O que faz aqui a esta hora da noite? Aconteceu alguma coisa? Oh...me desculpe, como sou indelicado...Aceita um copo de whisky ou prefere uma...uma boa dose de maconha? – debocha.

_Com quem pensa estar falando, seu pobre de espírito?- rebate Márcia, no auge da juventude.

_Pobre, eu? Nem de espírito! Já você, olhe-se no espelho, está pior que uma indigente, fedendo como um gari... Que decadência!
Uma calça jeans surrada, uma camiseta vermelha com dois furos à altura do seio esquerdo, um par de tênis empoeirados e uma bolsa de mão com o nome do amado riscado na lateral cobrem o corpo apático da mulher, que ensaia uma reação à ofensa do cunhado:

_Não fale assim comigo, senão eu...eu...

_...eu...eu o quê? O que pretende fazer? Chamar a polícia? Processar-me? Hum! Pois o faça, tenho certeza de que tem mais a esconder do que eu!

_Você é sujo, Leonardo! Por que fez isso? Nunca nenhum mal lhe fiz. Por que o entregou? Por quê?


_Toda ação gera uma reação. A mesma pergunta lhe faço: Nunca nenhum mal lhe fiz, então por que ousou invadir as fronteiras da minha vida?

_Do que você está falando? – estremece.

_Pensa que sou bobo, criança? Foi você que envenenou a cabeça de Nathalia com aquela história de amante... Ou pensa que me engana?

_Não sei do que está falando.

_Não mesmo? Vou rememorá-la. Um minuto...

Abre a gaveta e dela retira um gravador de bolso.

_Escute!

A caixa de Pandora se abre. Márcia era a autora das ligações anônimas.

_Onde conseguiu isso??? – pergunta, intrigada.

_Homens poderosos como eu podem tudo, basta estalarem os dedos para que o sistema sangre os seus maiores males. E um deles está aqui. O da traição!

_Mas...mas...não fiz isso por mal! Ela é minha irmã, deveria saber de suas escapadelas com aquele bombeiro, ninguém merece viver com uma pessoa que possua duas faces.

_Agora falou como uma futura psiquiatra. Pois também digo o mesmo! Desnudou meu caráter e assim eu farei com o seu. Quem atira uma pedra, deve estar preparado para o revide de uma artilharia.

_Ronaldo não teve nada a ver com isso! Fui eu quem ligou, não ele! Peça para que o liberem, por favor!

_E qual acusação lhe imputaram: vendedor de maconha ou traidor da pátria? Porque aquele que incita o povo contra um regime que funciona em perfeita harmonia com os interesses de sua elite militar, deve ser considerado um traidor, não é? Estou curioso, fale!

_Você é desprezível!

_ Obrigado pelo elogio! – agradece o esposo de Nathália, com um visível sorriso de sarcasmo estampado à face.

_Quero que o tire já de lá, Ronaldo não merece estar enjaulado como um animal, é...é o homem da minha vida, aquele que...

_...lhe dá prazer na cama e lhe enche de ópio até virar os olhos! - completa. _Hum! Que homem este o seu, não é? Ainda tem coragem de me chamar de desprezível? Você é uma tola! O fruto podre no seio de uma família decente, cujos princípios...

_...aviltaram a alma deste povo! – completa a garota, com desdém.

_ Você não sabe o que está dizendo...

_E você deve estar sofrendo de problemas auditivos ou não está ouvindo a manifestação de repúdio das ruas às mazelas políticas comandadas por homens como meu pai, que nunca se importaram de fato com as causas sociais, limitando-se apenas ao uso do dinheiro público em causa própria?

_Você não merece o sobrenome que carrega; tem mesmo razão quando resolveu adotar o “Aleluia” do Ronaldo ao invés do Médici consagrado de seu pai.


_Mil vezes o sobrenome dele ao de meu pai que, liderando uma corja, levou milhares ao exílio e outros milhares a covas escondidas nesse país.

_Você está louca, criatura! Seu pai colaborou com o desenvolvimento e a segurança institucional do Brasil, portanto é um herói...


_...repudiado pelo povo! – completa a garota,  com sarcasmo.

_Saia daqui, antes que eu cometa uma barbárie!

_Só sairei depois que mandar soltar o Ronaldo.

_Não irei me envolver em seus problemas!- decide o genro de Médici.

_Preciso de suas influências, sei que poderá libertá-lo; se quiser, basta ligar para o Ministro da Justiça...


_ E passar por cima do Judiciário?

_Não estamos nos idos de 1984, em plena ditadura militar, cujo poder submerge das cabeças mais torpes e menos coerentes da ala governista? Pois bem, para essa gente, o Judiciário é um simples faz de conta, coisa para inglês ver... Acha que um juiz seria capaz de desafiar um general como Figueiredo, Geisel ou meu próprio pai? Pois bem, com essa gente você tem cartaz, basta um telefonema para que Ronaldo seja liberado.

_E por que não pede ajuda a seu pai? Teme o quê? Que ele se negue a ajudar um traficante da favela Pantanal, conhecido como Matador, cuja ficha policial inclui dezenas de assassinatos e muitos outros crimes, como lavagem de dinheiro e estelionato? Poxa, percebe, está só nesta difícil empreitada. Esse é o preço por amar -  se este for mesmo o verbo correto - alguém que não é de sua estirpe. Aliás, como se conheceram? Esta é uma curiosidade que alimento há meses, desde o dia em que os flagrei na sala de reuniões desta empresa, naquele sábado à noite, despidos e completamente entregues à fumaça da erva do capeta.


_E desde então tem me chantageado, não é?

_Claro que não! Por que chantagearia alguém cujo sobrenome é quase divino? Apenas faço algumas exigências. O preço por ter invadido minha vida!

_Você é um veador sem coração.

_Melhor um veado que uma lunática viciada.

_Suas exigências já me custaram muitos milhares de cruzeiros.

_Digamos que o suficiente para manter o meu silêncio ou teme que toda a família Médici descubra que sua caçula, brilhante estudante das teorias de Freud, mantém um caso com um desajustado, que além de alimentar as bocas da Favela Pantanal, ainda incita a plebe contra um regime tão benevolente ?– satiriza.

_Pois eu ordeno que tire agora mesmo Ronaldo daquela penitenciária.

_E desde quando está em situação de me exigir algo? Enxergue-se! É uma pobre coitada, sem alma, sem destino. Uma tola que decidiu abandonar os grandes castelos do Morumbi para se entregar ao charme de um pé rapado, dono de uma boca de fumo.

_PAAAAAARRRREEEEEEE!!!!!!!!!! – irrita-se a garota. _Sei bem o que quer. É dinheiro, não é?

_Dinheiro? – gargalha, enquanto acende um charuto cubano. _Isso eu tenho de sobra, e você sabe muito bem disso. Quero que desfaça as intrigas que criou, assuma-se para sua irmã, diga que me ama, que inventou toda aquela história de traição, porque me queria.

_Isso é uma mentira! Não posso fazer isso! Eu o vi com aquele cara aos beijos...Que nojo!

_Cada um encara os fatos como quer.

_ E mesmo que eu faça, perderei minha irmã, ela nunca me perdoará.

_Melhor isso que perder a própria história ou pensa que pegarão leve com Ronaldo? Depois que conhecerem também o seu outro lado, o mundo cairá na sua cabeça.

_Outro lado...? Que ironia! Você tem um outro lado...

_E quem acreditará? Sou mais esperto que você, estou apagando os rastros, para isso uso o dinheiro de meu sogro. Já você, como fará? Seu “queridinho” está numa cela, em plena fissura, aguardando que sua “mulherzinha” lhe estenda a mão. É pegar ou largar!

_Você está destruindo a minha vida...

_... E você já destruiu a minha! Não sabe como está sendo difícil retirar os pilares dos escombros para tentar recomeçar um casamento que já não mais existe. Se tivesse ficado quietinha, certamente eu a socorreria. Mas como chumbo trocado não dói...

Do lado de fora, a “Quinta Sinfonia de Beethoven”, cujas notas eram o tema de abertura dos noticiosos da BBC durante a guerra contra o nazismo, ecoa sob a condução da Sinfônica de Campinas, levando a multidão ao delírio.

Atraído à janela, Leonardo blasfema contra os políticos que se apresentam diante do povo como defensores de um regime libertário, quando, no entanto, não passam de oportunistas, adoradores insanos do caos, cujos atos em Brasília não foram capazes de lhes garantir um assento no banco da História.

_Abutres! Como podem trair o regime que lhes deu tanto poder? Como podem derramar o sangue da hipocrisia em nome de um povo que mal reconhece a própria identidade? São verdadeiros vermes, homens de pouca índole, que se curvam aos desejos inimigos ao primeiro tiroteio. A batalha apenas começou, tenho certeza de que será árdua, assim como também serão os dias destes traidores, quando a batalha estiver ganha e eles forem expulsos a pontapés do país.

_Não tenha tanta certeza disso, este movimento é legítimo e, pelo que informam os órgãos de imprensa, há mais de um milhão e meio de paulistanos agora no Anhangabaú, portanto, número suficiente para que se abale as estruturas nefastas da ditadura e de seus líderes corruptos – anuncia a garota, aproximando-se.

_Você é outra que se manteve a vida toda do dinheiro deste regime, então por que o condena tanto? Deveria estar do lado da gente, daqueles que fazem do generalismo a sua religião.

_Está aí a razão de minha alienação! Não me perguntou o porquê de me drogar? Para passar da condição de opressora à oprimida.

_ E o que ganha com isso?

_Pelo menos a falsa sensação de que nada tenho a ver com a tristeza e o empobrecimento de toda essa gente que, apesar do prato vazio e da boca calada, não desiste nunca de construir um mundo melhor e mais justo.

_Virou socialista! – ironiza o homem. _Por isso se refugiou em uma favela? Para ter a falsa sensação da pobreza, do sofrimento alheio? Brilhante ideia! Algo que nem os maiores estudiosos da mente humana seriam capazes de imaginar. É, os fins justificam os meios, como diria Maquiavel.

Ao lado do cunhado, Márcia admira os milhares de cidadãos, que fazem das lágrimas e do coro, armas contra a repressão liderada pelos desmiolados de Brasília.

_Pois nisso concordo com você, os fins justificam os meios! –diz a garota, retornando ao centro da sala. _O que você quer para ajudar Ronaldo?


Leonardo pega o calhamaço que está em cima da mesa, dizendo:

_Que você assine isso.

A mulher se assusta com o tamanho do documento.

_E o que é isso?

_O levantamento de todo o patrimônio de sua família. Nele estão incluídas fazendas, indústrias e contas em paraísos fiscais. Milhões e milhões de dólares, alcançados com a corrupção alheia, que garantiram a sua boa educação e o padrão de vida que ostenta atualmente, ainda que você alimente  a “ falsa sensação de nada ter a ver com a tristeza e o sofrimento deste povo”.

_ E...para que isso? Não compreendo! O que pretende, Leonardo Almeida...? Ops, perdão, seu novo nome é Leonardo Médici.

_ Que assine a última linha da penúltima página! – ele não perde tempo.

_ E por que isso?

_Assim que assiná-lo, sua parte na herança será automaticamente transferida para minha conta no exterior, uma garantia de que jamais voltará a zombar de meu antigo sobrenome.

_Você está louco? Acha que eu cairei em um velho golpe como este? Então quer minha parte na herança? Hum! Posso parecer tola, mas não sou!

_Então nada feito! Esta é minha única e última oferta. Se quiser seu “amado bandido” de volta, terá de se curvar aos meus pés e aceitar todas as exigências contratuais constadas neste documento; caso contrário, perderá a chance de vê-lo novamente caído aos seus braços – escarnece o empresário, enchendo novamente o copo. _ É a garantia de que, caso sua irmã venha a pedir o divórcio, eu tenha do que sobreviver. Sabe como é, você começou tudo isso e agora terá a oportunidade de terminar.

_Pare com o deboche – pede a mulher-, estou aqui, humilhando-me aos seus pés, para que me ajude, não para que me transforme no alvo de piadinhas de gosto duvidoso. Você ligará agora mesmo para os generais e pedirá que solte o meu Ronaldo...


_...somente quando assinar o documento! – intervém, impondo sua condição.

_NADA FEITO! – berra a mulher. _VOCÊ VAI FAZER O QUE ESTOU MANDANDO CASO CONTRÁRIO...


_...caso contrário o quê? Diga, Márcia Méd...ops, Aleluia! O que fará? Isso é uma ameaça? Hum! Uma ameaça embasada em quê? Pelo que me consta, se comparado a você,  sou mais limpo que a auréola de Cristo...- moteja o esposo de Nathália, com os olhos submersos em uma luzerna maliciosa.

_ Podemos negociar... – sugere a garota, com um sorriso libidinoso brotado nos lábios, enquanto as mãos descem o corpo, realçando suas curvas outrora nada modestas.


A indireta atrai a atenção de Leonardo, que se aproxima, contornando, despudorado, as mesmas curvas já abrilhantadas pela caçula dos Médici.

_ O que acha? Podemos apagar as luzes e...bem, todas as suas fantasias poderão ser realizadas, como em um desses contos de fadas. Venha, deixe-me satisfazê-lo como homem. Tenho certeza de que jamais “saboreou” uma carne tão apetitosa como a minha, pois a de minha irmã, apesar de todos os recursos da medicina estética, não passa se não de carne de terceira.

Márcia joga as cartas sobre a mesa, é seu último lance neste jogo imoral, em que a chantagem e o sexo são apenas simples recursos na busca pela vitória, aqui representada pelo resgate do traficante Ronaldo. Com a mão direita, abre a camisa dele; com a esquerda alisa-lhe o peito. Um gemido de prazer surge no ar. Leonardo parece tentado pelo corpo ainda atraente da pequena de vinte e poucos anos.


O cinto é desatado, a calça desabotoada, e quando o zíper estava para ser aberto, uma gargalhada de deboche interrompe a safadeza, assustando a garota, que dá dois pulos para trás.

_ Você acha que eu seria tolo de trocar um império por uma noite de sexo contigo? Se eu gostasse de “resto”, estaria na boca do lixo, agindo como fazem os urubus com suas vítimas. E mais, como você já disse, meu negócio é outro. Se quiser me conquistar, terá de mudar de sexo!

_ MALDITO!!! – berra, transtornada. INFELIZ! SUA HORA AINDA CHEGARÁ, E NESSE DIA, QUERO AINDA ESTAR VIVA PARA ACOMPANHAR SUA RUÍNA...MISERÁVEL!

Tenta desferir um tapa contra a face do homem, que ágil feito uma cobra, imobiliza-a pelo pulso antes que o ato seja concretizado.


_ Nem tente fazer isso! – empurra-a contra uma poltrona de canto.

_O meu preço já está definido e no campo dos negócios não há ágio que faça um empresário como eu desistir de uma empreitada. Portanto, se deseja ter de volta seu “cachorrinho de favela”, terá de assinar o documento, senão, como uma vagabunda de beira de esquina, terá de tentar seduzir outras figuras de renome na sociedade que tenham um mínimo de influência sobre os generais. Hum! Porém advirto-lhe, sua aparência, misto de zumbi com capivara, não atrai nem Fred Krueger, quem dirá os senhores do poder. Quem gosta de osso é cachorro, e vira-lata, a espécie de seu “amado”.

_ PARE COM ISSO!- implora, tentando se levantar.


_Vamos deixar de histórias, não tenho mais tempo para picuinhas. Ou assina ou caia fora!

_E como vou fazer? Ficar sem nada?

_Não! Terá direito a mesada mensal, uma espécie de ajuda de custo, afinal, não quero que uma Médici encontre a sarjeta, não é? E terá a casa dos Jardins! Um pequeno presente, para que nunca se esqueça de minha bondade.
 
_Mas...mas...- fica sem palavras.
 
_ É isso ou será revelada, assim como seu amado encontrará o caminho da guilhotina – cai na risada. _ Como sou bobo, às vezes penso estar na França de Robbespiere23.

As chances para a reviravolta caem por terra, não há mais como resistir às chantagens do cunhado. Ou valida com sua assinatura aquele documento ou simplesmente morrerá à espera do homem que a iniciou nas drogas e na vida sexual. Só lhe resta então entregar todo o patrimônio e o próprio futuro. Com a caneta, escreve sua sentença de morte em vida!

Leonardo exibe um sorriso lustroso, agora é um dos sócios do império Médici, cuja fortuna ultrapassa a fronteira que separa o milhão do bilhão.

_Gostaria que nossa transação permanecesse confidencial, visto que meu pai não suportaria a decepção... – pede a jovem, bastante abalada, temendo a revelação do caso à sua família.


_ Claro, “docinho”! – sorri, passando-lhe a mão sobre a face.

_Claro!


_Tire essa mão de mim!- repele com violência.

_Acalme-se, florzinha! É tão agradável e sedutora como a irmã.

_Por isso atraímos criaturas como você?

_Deixe de pilhérias, a vida é uma alegria.

_Monstro!... Quero saber quando Ronaldo será liberado.

_Logo!

_Seja mais claro...


_Garanto-lhe que verá o sol nascer da janela de seu apartamento.

_Espero! Caso contrário...

_Agora saia, tenho de cumprir minha parte no acordo.

Perecendo de um atordoamento que lhe retirou o brilho d’alma, Márcia dirige-se à saída. Mas retorna à sala ao perceber ter esquecido a bolsa sobre a poltrona a que fora arremessada. De costas para a porta, Leonardo não a vê.

Pegando o telefone, ele disca alguns números; a felicidade é ferina e radiante.

_ Olá, mister, como está? E aquele vinho que me prometeu, cuja safra causa água na boca?

_ Oh, é você, grande amigo Leonardo Médici? A que devo a honra?

_ Tenho novidades!


_ Pois conte! Pelo modo como fala, vem grana por aí – zomba o patriarca da família Ferrara.

_ Grana? Bota grana nisso! A partir de hoje sou dono de cinquenta por cento de todo o patrimônio acumulado por meu sogro.

_ Dio Santo! Que loucura é essa? – assombra-se.

_ Não é loucura, é realidade! Consegui que a infeliz assinasse os documentos, aqueles de que lhe falei...

_ Stai scherzando, non è? Allora la “franguinha” si è reso allá sua artigueria? Incredibile!E adesso, Che cosa vuole fare? Come riuscirà la liberazione dell’ infelice?24.

_ Que mania a sua de misturar italiano com português... Isso me causa náuseas!

_Não vá começar, Leonardo! Você sabe que quando me altero, acabo por mesclar os dois idiomas.


_E por que está alterado?

_Sinto que essa história não acabará bem! Você está mexendo com gente muito perigosa. Aliás, pelo que me consta, você não tem tanta influência no meio político a ponto de conseguir, do dia para noite, um alvará de soltura.                                                                                               

_Tá...tá...tá, italiano!

_Como fará para conseguir o alvará de soltura se não é tão bem relacionado com os “donos” do poder judiciário?- questiona Giacomo, aguardando com ansiedade a resposta.

_ Eu posso não ser, mas você...

_ O que quer dizer com isso? Que eu o ajudarei a concretizar este
seu
insano desejo de ficar milionário do dia para noite? Negativo! Imagine a reação do general quando souber que sua filha pôs a perder metade de seus esforços de uma vida por um delinquente, tendo como antagonista na empreitada, o próprio genro? Isso vai acabar em tiros, assim como acontecia nos idos de 70, como bem conhecemos. Por favor, faço qualquer coisa, menos dar a cara a tapa...

_Nem se isso envolvesse também uma boa fortuna em cruzeiros a ser transferida para o caixa dois de suas empresas endividadas?

_Continua... sou todo ouvidos! - muda de tom o agora interessado italiano.

Márcia chora encostada à parede, enquanto ouve o epílogo da trama diabólica que a condenou a um destino incerto.

_ Não se arrepende de ter entregue o sujeito?

_ Não! Chumbo trocado não dói! Ela invadiu minha vida primeiro e terminou sem o amado e com poucos tostões no bolso.

_ Tu sei troppo cattivo!25 Não teme represálias? Dizem que esse Matador é violento, capaz de atirar na própria mãe se assim precisar.

_Nem de Deus eu tenho medo!

A garota pensa encher-se de ânimo, deixar a escuridão, enfrentar o cunhado, exigindo de volta o patrimônio que lhe é legado de família, contudo, a imagem de um Ronaldo sofrendo as maiores atrocidades no Carandiru, a mais violenta das penitências brasileiras, a faz recuar, pegar a bolsa e sumir pelo corredor, ainda que uma lágrima sua tenha insistido e ficado no chão da sala, após despencar dos olhos grandes e mortiços.

Desconsolada, entra no elevador, minutos depois está no térreo, ao lado das milhões de pessoas que seu pai e a corja militar mantiveram dentro de uma camisa de força, sob a mira de uma arma tão letal quanto à bomba atômica: a censura!


Aglomerada, a multidão, com pequenas bandeiras do Brasil entre as mãos, aplaudia o pronunciamento dos notáveis, figuras da política nacional, que afrontadas pelos interesses de Brasília, viam o momento como uma plataforma para a ascensão pessoal, ainda que os reais interesses fossem contraditórios aos veiculados no Anhangabaú.

A atitude maquiavélica do cunhado e a fissura pela droga, aliada à indignação pelas mentiras propaladas à República por homens de duas caras, fazem-na correr, empurrar todos que estão à sua frente, para chegar o quanto antes ao carro. Precisava sair dali, fugir daquele teatro ao ar livre, daquela representação inverossímil e nada ingênua da politicagem selvagem, dominadora de almas e mentes. O que não diria Glauber Rocha26 de tudo aquilo? Um Deus, muitos diabos e milhões de almas enganadas na Terra do SOL!

Entrando no carro, debruça sobre o volante o rosto úmido pelas lágrimas. Precisava descansar, o fôlego lhe faltava e a alma parecia querer lhe fugir pelos dedos, assim como o pouco do caráter e da sobriedade que ainda lhe restavam.
 
“Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Somos uns boçais”

 
“Queria querer gritar setecentas mil vezes
Como são lindos, como são lindos os burgueses.
E os japoneses
Mas tudo é muito mais”

 

Tocada pela rádio local, as letras de Caetano Veloso - espelho da corrupção e dos desmandos que maculam a alma de um país desgovernado, à beira do caos, arruinado por uma dívida externa impagável, cuja condenação é a subserviência aos anjos de chifres, representados por instituições como o FMI e o BID - consolam a garota na volta para a casa.

_Bem diziam os papagaios da capital do país: “Figueiredo27 faria de seu mandato uma arena em que os interesses das principais famílias de bem do
país seriam contrariadas em prol de uma massa que mal sabe o porquê da própria existência...” Se meu sogro ainda estivesse no topo da cadeia política, certamente esses aventureiros da política tupiniquim seriam tirados à bala deste palco e o povo...bem...o que é o povo sem um líder? Um bando de analfabetos, de escravos sem rumos, que se contentam apenas com a barriga cheia, com um televisor na sala e as contas de água e luz pagas...Como pode esta gente querer votar, escolher seus líderes se mal sabe o que é? O voto será nas mãos desta gente como arma; e o que acontece com os que utilizam mal uma arma? Cometem assassinatos por ingenuidade!- regurgita Leonardo, do alto de seu prédio, ao ouvir os aplausos ao discurso do governador Franco Montoro Filho.
 

Que sempre precisará de ridículos tiranos?
A incompetência da América Católica
“Será que nunca faremos senão confirmar
 

Por mais zil anos?
Terá que soar, terá que se ouvir
Será que essa minha estúpida retórica
Será será que será que será que será
 
Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Índios e padres e bichas, negros e mulheres e adolescentes
Fazem o carnaval”

_ Podres poderes! Podres poderes! – repete a mulher consigo mesma, bastante oprimida.

_ O quer dizer com podres poderes, dona Márcia?- pergunta Jarbas, ao acudi-la, após encontrá-la caída, como em um transe.
 
_Jar-Jarbas...? Hã!  O que aconteceu?
 
_Fiquei assustado com o barulho e resolvi ver o que estava acontecendo, quando entrei, estava caída, talvez tenha escorregado. Quer que eu chame um médico?
 
_Não é necessário! Eu estou bem! Minha pressão deve ter caído...Por favor, dê-me um corpo de água.
 
_Não prefere um café? – pergunta, ressabiado, ao sentir o cheiro de bebida.
 
_Que seja! Mas vá rápido! Vamos!
 
_Leonardo me paga! Nosso acerto de contas está a caminho! – promete, fechando os punhos.­
 
_Onde estou? Onde? – inquire Leonardo, desesperado, no CTI,  retornando a si. _ Quem é você? – volta-se a uma enfermeira, que está ao seu lado. _Onde está meu filho Ricardo? Não! Cadê ele? Está em perigo, eu sinto!  

_____
23  Maximilien François Marie Isidore de Robespierre  foi um advogado e político francês, e uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa. Os seus apoiadores chamavam-no de "O Incorruptível". Já seus críticos de “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador Sanguinário” durante o Período do Terror.

24 Você está brincando, não está? Então a “franguinha” se rendeu à sua artilharia? Inacreditável! E agora, o que pretende fazer? Como conseguirá a libertação do infeliz?

25 Como você é maldoso!

26 foi um dos mais importantes cineastas do Brasil. Grande pensador a seu modo, Glauber foi um pensador-poeta, com um método metafórico e uma disciplina revolucionária que inventava a cada dia conforme as necessidades de seu projeto, de suas iluminações. Sua arte deflagrou uma revolução no cinema e deu um nó (ainda não desatado nem engolido) na cultura nacional. Visionário controverso e em transe convulsivo, nasceu em 14 de março de 1939 e morreu em 22 de agosto de 1981.

27 Último presidente do regime militar, General João Baptista de Oliveira Figueiredo (General Figueiredo) governou o Brasil de 1979 a 1985.