MANDY III - "TU TE TORNAS RESPONSÁVEL..." - PARTE 1

I – “TU TE TORNAS RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS”

Laila desligou o telefone e começou a chorar sozinha na sala. Antônio apareceu por ali minutos depois, quando ela já tinha enxugado o rosto, e ficou olhando para ela, notando que ela estava ainda jururu, olhando para as mãos unidas no colo.

- Que foi? - ele perguntou.

- Nada! - ela disse, assustando-se ao vê-lo.

- Essa sua cara não me engana, Laila. Que foi? Ligou pro Marco?

Ela balançou a cabeça, confirmando. Ele sorriu e foi sentar-se a seu lado, passando o braço em volta de seu ombro.

- Você não parece, mas está ficando velha, querida. Eu sabia que o casamento daquele pirralho ia deixar você assim.

- E você não? Você pensa que eu não percebo, quando você fica parado, olhando pro nada, pensativo e triste, quando está sozinho? Você também sente falta dele.

- Como é que ele está? - ele perguntou, desconversando.

- Bem. Eles estão vindo aí, agora. Ele tinha avisado que não ia ligar mesmo, pra gente não ficar preocupado e que tudo estaria bem, mas... foi a semana mais longa da minha vida, Antônio. Se eu não tivesse a Mariana, tinha morrido de saudade...

Ela recomeçou a chorar e encostou a cabeça no ombro do marido.

- Ah, para com isso, meu bem, ele disse, massageando seu ombro. – Se eles estão vindo aí, você não pode estar com cara de velório quando chegarem. Os dois estão felizes e a gente tem que mostrar que está feliz também. Não foi você que me disse pra relaxar com isso?

Laila se afastou dele e enxugou o rosto.

- Tem toda razão. Vou ver se a Mariana acordou.

- Vou ficar aí fora esperando por eles. Precisa de alguma coisa?

- Não.

Antônio saiu e ela foi para o quarto ver Mariana. A garotinha de três meses estava acordada e resmungava sozinha no berço. Laila aproximou-se dela e inclinou-se, retirando a filha de dentro dele.

- Você acordou, meu amor? Adivinhou que o maninho vem vindo aí, não é? Vamos ficar bonitas para recebê-lo, vamos?

Ela ergueu a filha nos braços e beijou seu rostinho, envolvendo-a com carinho. Trocou a filha e colocou Mariana no moisés, indo com ela para a cozinha, colocando-a sobre a mesa. Começou a preparar bolinhos de chuva para comer com café quando os dois chegassem.

O Fusca de Teo parou na frente da casa e ele saiu do carro para falar com Antônio que observava a avenida, sentado na varanda, fumando. O rapaz abriu o portão e entrou.

- Boa noite, seo Antônio!

- Boa noite, Teo! Parece que você estava adivinhando.

- O quê? O Marco está aí?

- Não, mas está vindo.

- Poxa, eu vim mesmo perguntar sobre eles. Não quis ligar para lá pra não perturbar, mas aquele panaca deixou a gente na saudade, pô!

- Nem fale! Senta aí!

Teo sentou no sofá ao lado dele.

- Eu não sabia que o senhor fumava.

- Muito raramente. Fumava mais antes do Marco nascer, depois larguei. Ele mesmo nunca me viu fumar. Já jantou?

- Já. Cheguei do banco, passei em casa, jantei e ia indo pra casa da Cleo, quando resolvi passar aqui, só pra saber daquele amigo da onça. Mas já que ele vem, acho que nem vou até a casa dela. Depois eu ligo avisando. Ela nem foi pra faculdade hoje. Também não viu ele ainda.

- É namoro firme mesmo?

- Sei lá... Acho que é mais um encostando no ombro do outro pra esquecer uma terceira pessoa. O senhor entende, não é?

- Entendo mais ou menos. Só não entendo como um rapaz como você pode sofrer ainda por causa de uma desmiolada como aquela garota, a Lídia.

- Eu também não entendo, seo Antônio. Antes, se ela me pedisse pra voltar com ela, eu era capaz até de aceitar, mas depois dessa história do bebê com o Marco... Ficar grávida do Otávio pra complicar a vida dele!... É o fim da picada!

- É... Uma coisa que não dá certo mesmo é gente sem cabeça e apaixonada.

- Pode crer...

O Escort de Marco estacionou na calçada diante da garagem, quinze minutos depois, e Amanda saiu primeiro, aproximando-se dos dois, enquanto ele ficou trancando o carro.

Antônio abraçou a moça com carinho.

- Como vai, minha nora?

- Tudo bem, meu sogro, ela disse sorrindo, beijando seu rosto e demorando o abraço que naquele momento parecia tão gostoso quanto o de seu pai.

Aproximou-se de Teo e ele levantou a moça do chão com um abraço carinhosamente maluco, beijando seu rosto várias vezes.

- Vamos aproveitar que ele ainda está longe, falou Teo em voz baixa, brincando. – Como vai, minha gata favorita? Aquele sacana me roubou você mesmo, hein?

Marco se aproximou deles e Teo olhou para ele com cara de poucos amigos totalmente fingida e armou os punhos.

- Vai reclamar, meu?

- A gente conversa mais tarde, panaca.

Passou por Teo e foi abraçar o pai, beijando seu rosto com ternura.

- Tudo bem, pai?

- Tudo. E você?

- Melhor, impossível.

Voltou-se para Teo e o abraçou forte e demoradamente.

- Sentiu saudade, amor? - Teo brincou, acariciando seu cabelo.

Marco apenas riu e perguntou:

- Não vi a tua namorada na faculdade, hoje. Você já está trancando ela em casa, troglodita?

- A gente foi pra praia ontem, eu, ela e mãe dela e a Cleo estava cansada. Não foi por isso.

- Hum... Por isso, você está queimadinho assim, bem?

Marco passou a mão pelo rosto dele e Teo bateu em sua mão.

- Sai! Vê se eu gosto de carinho de macho!

O rapaz riu e pegou a mão de Amanda que ria dos dois.

“TU TE TORNAS RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS”

PARTE I

SE VOCÊ NÃO TEM DOM PRA FAZER POESIA COMO EU...

LEIA PELO MENOS,

ELAS DEIXAM SEU CORAÇÃO MAIS LEVE!

DEUS ABENÇOE A TODOS OS AMIGOS DAS LETRAS

OBRIGADA E... BOM DIA!

Velucy
Enviado por Velucy em 17/02/2021
Código do texto: T7186265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.