VAMOS ANALISAR A NOVELA CHITITITAS, DO SBT?

A NOVELA CHITITITAS DO SBT É INFANTIL?

Será que Chitititas é uma novela para crianças?

O que você acha?

Primeiro, vamos saber um pouco da origem da novela:

Chitititas é uma telenovela brasileira produzida pelo Sistema Brasileiro de Televisão, e exibida originalmente entre 15 de julho de 2013 e 14 de agosto de 2015, totalizando 545 capítulos.

Escrita por Íris Abravanel, a mulher de Silvio Santos, dono do SBT, a novela inspirou-se na telenovela argentina com o mesmo nome, de Cris Morena, que também deu origem à primeira versão brasileira.

É reconhecida como uma novela infantil.

Mas há o que se questionar sobre isso.

Para quem já conhece e assiste a novela, talvez identifique o que segue.

As cenas recheadas de tramas, mentiras, falsidade, roubo (isso mesmo) roubo. E pior: até tentativas de assassinato estão presentes em cada capítulo da novela.

Não apenas atitudes ardilosas da gananciosa e inescrupulosa Carmem Almeida Campos; da não menos interesseira e perigosa Cíntia e da declarada delinquente, Matilde, irmã gêmea da ingênua Ernestina,

além do manipulador Ricardo Almeida Campos, que fazem de tudo para se dar bem na vida, prejudicando quem tentar atrapalhar seus planos,

há também cenas de ódio, vingança, traição e outras maldades protagonizadas por algumas das próprias crianças do elenco.

A começar pelos vizinhos do orfanato, uma turma de 3 meninos e 3 meninas que tentam tirar o sossego dos internos do orfanato

e para isto, não medem as consequências.

Desde incêndios, como quando atearam fogo na casa da árvore dos meninos do orfanato;

furto, como quando surrupiaram o pingente tão valioso para Mili, até armadilhas e sabotagens, muitas vezes devolvidas pelos órfãos.

Aliás, entre os próprios internos do orfanato Raio de Luz, também assistimos cenas de terror, ódio, inveja e pura maldade.

Como os atos nada corretos da dissimulada Marian, que não se preocupa se seus coleguinhas de orfanato vão se dar mal ou até morrer,

como na cena em que ela coloca um fio desencapado na fonte do orfanato, esperando que Mili seja eletrocutada.

Há também as tramas para separar casais, como as tentativas do desengonçado e sem graça Dr. Fernando para atrapalhar o romance de Carol e Junior.

Da Carmem, com o mesmo propósito, mas ainda mais fortemente de tentar impedir que a sobrinha, Gabi viva sua história de amor com o mascarado Miguel, pai de Mile, outra prejudicada pelas maldades da tia-avó.

No geral, entre namoros fofinhos, embora cheios de turbulências e indefinições, das gracinhas de crianças doces, como Maria, de carinho e cuidado, como as delícias do cozinheiro Chico e da atenção da superprotetora, Carol, da bondade da tia Sofia, de Simão, da Valentina, e da pureza de alguns outros, se pararmos para assistir com calma e com um olhar mais aguçado, vamos perceber que as maldades

superam as brincadeiras e atitudes de bondade e de fofura, esperadas em uma novela sugerida para o público infantil.

Não se sabe qual didática se espera passar com essas mensagens de ódio, mentira e terror, mas o certo é que as tramas escritas para esta novela devem ter sido tiradas de filmes ou de histórias reais sobre psicopatas, trapaceiros e outros seres do mal.

Merece uma análise mais psicológica, não que seja obrigatória.

Apenas para não ficar apenas na observação de um mero telespectador que deixou de assistir a novela por cansar de ver tanta maldade junta.

Sabemos que a vida real não é fácil. Que há mesmo maldades por todos os lados, mas será que não exageraram na dose para uma “novelinha infantil” como esta?

Embora no final, tudo acabe bem, como em todas as teledramaturgias e seja importante ter um vilão em toda boa história de sucesso,

no caso da novela Chitititas, tem bandido demais para poucos mocinhos. Ou maldades demais para poucas cenas de empatia, honestidade, altruísmo e amor.

Diga o que você pensa!

Se há exagero nesta observação, se é porque a época e os valores são outros ou se você também concorda e ainda percebeu algo mais tenebroso na novela.

Milton Duarte
Enviado por Milton Duarte em 06/07/2021
Reeditado em 06/07/2021
Código do texto: T7293800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.