A Saga de Godofredo Parte II – Corrida Contra O Tempo

07.09.23

485

Godofredo pediu para Cons. que imediatamente avisasse os Montfort para que os esperasse em Nancy. Depois, monitorasse Lafayette na saída de Paris tentando atrapalhá-lo durante o trajeto até Linthelles. Cons. tornou-se mestre em táticas de guerrilha com suas ações imprevisíveis, fulminantes, e fantasmagóricas.

Girard escolhera os dois homens para Godofredo, sendo Richard um deles, conhecedor dos caminhos e matas de toda a região, como demonstrou na emboscada a Milet.

Também, ordenou a Girard que mantivesse os prisioneiros Hussardos sem contato com seu comandante, colocando-o incomunicável em cela separada e individual. E aguardasse novas ordens que enviaria assim que encontrasse os fugitivos. Partiram com a noite avançando a madrugada.

Cons. avisou aos Montfort da vinda de Godofredo e Guillaume ao seu encontro, deixando Juliette feliz. Depois, instantaneamente foi ao quartel de Lafayette. A situação estava caótica, com o paiol ainda queimando e dificuldade para trazer os cavalos de volta. O general gritava raivosamente:

-Seu eu souber quem foi o responsável, será guilhotinado sumariamente!

Cons. avaliou a situação e mentalmente informou a Godofredo em galope acelerado para Nancy:

-Lafayette sairá daqui só amanhã, talvez pelo meio da manhã ou início da tarde, está sem cavalos e munição. Temos uma boa vantagem – disse Cons.

-Sim, de mais de cem quilômetros ao chegarmos a Nancy. Mas teremos que trocar os animais nas guarnições de Saint-Dizier e Void-Vacon. Mantenha-me informado e os atrapalhe ao máximo.

Godofredo e Guillaume chegaram ao meio da tarde em Saint-Dizier. Foram até a guarnição da milícia para a troca de cavalos. Uma sentinela os deteve na entrada, perguntando quem era.

-Comandantes Geoffrey e Guillaume a caminho de Nancy na captura de fugitivos da Revolução sob as ordens do general Lafayette, soldado. Precisamos de troca de cavalos. Quem é o seu comandante? – respondeu imperativo Godofredo.

-Capitão René – abrindo passagem para a comitiva.

Godofredo orientou os demais que fossem até a estrebaria e fizessem a muda de animais e os aguardassem. Seguiriam viagem sem perda de tempo ou descanso. Com Guillaume, dirigiu-se ao posto de comando.

Entraram na sala do oficial saudando-o com “Viva a Revolução”, prontamente respondida pelo capitão.

-Comandante Geoffrey e Guillaume sob as ordens do General Lafayette indo à captura de fugitivos nobres em direção à Estrasburgo. Solicito que nos ceda animais descansados para seguirmos viagem imediatamente – disse firmemente ao capitão.

-Fugitivos? Não estou sabendo desta informação. Sabe quem são?

-Capitão, a nossa missão é confidencial e por isso a necessidade imediata dos animais, pois estão à nossa frente cerca de cinquenta quilômetros e poderemos interceptá-los em Nancy. Portanto, cada minuto que passa, damos condições de chegarem ao seu destino – respondeu Godofredo, impaciente.

-Certo comandante pode fazer a troca dos animais, mas preciso que redija uma solicitação em “poissard” para encaminhar aos meus superiores – entregando uma folha em branco a Godofredo, que preocupado, pediu ajuda a Guillaume com o olhar, pois não sabia escrever em francês ou em “poissard” – a linguagem dos revolucionários, dizendo-lhe:

-Comandante Guillaume, redija e assine em meu nome, que vou até a estrebaria ver o andamento da muda. Aguardo-lhe lá para partirmos. Obrigado Capitão!

Feita a carta e a troca dos animais, partiram a galope forçado pela estrada em direção a Nancy, cem quilômetros distante. Cavalgariam o resto do dia e noite até Void-Vacon - cinquenta quilômetros distante de Nancy. Fariam mais uma troca e descanso de poucas horas lá. A chegada a Nancy era prevista para o inicio da tarde do dia seguinte.

Jean Pierre, “Le Sabujo”, foi solto por caçadores que o encontraram naquela manhã, amarrado na mata por Cons. Contou-lhes sua historia e da necessidade de ir até a um posto da milícia revolucionária mais próximo. Informaram que seria somente em Void-Vacon, cerca de setenta quilômetros de distancia. Solicitou um cavalo para a viagem aos caçadores e foi atendido, indo diretamente para a guarnição de Void-Vacon. Chegaria lá ao final do dia .

No inicio da noite, exausto, chegou a Void-Vacon. Foi barrado na entrada do posto de comando da milícia pela sentinela, obrigando-o a se identificar.

-Cabo Jean Pierre do 10º. Regimento de Hussardos do comandante Milet. Preciso falar urgentemente com seu comandante - mostrando escondido na lapela do casaco esfarrapado, pois estava disfarçado de “sans-culottes”, o broche com as três cores da revolução, branco vermelho e azul. O soldado o liberou e informou o nome do oficial, tenente Hilaire.

Jean Pierre entrou na sala do comandante Hilaire, perfilou-se e o cumprimentou:

-Viva a Revolução! Apresentando-se cabo Jean Pierre do 10º. Regimento de Hussardos sob o comando do capitão Miltet e sob as ordens do General Lafayette.

-Viva a revolução cabo. Qual o motivo da sua vinda aqui? Conheço o capitão Milet.

-Há três nobres fugitivos a caminho de Estrasburgo e devem estar em Nancy. Tenho ordens expressas para prendê-los e levá-los de volta a Paris para serem julgados.

-Certo cabo! Vou lhe disponibilizar cinco soldados para acompanhá-lo. Também, lhe fornecerei uma farda – chamando seu ajudante de ordens.

Jean Pierre trocou de roupa e partiu com os cinco soldados para Nancy na captura dos Montfort.

Godofredo e sua tropa se aproximavam no meio da noite de Void-Vacon para também fazer a troca de cavalos e descansar um pouco. Jean Pierre estava à frente deles e chegaria antes a Nancy. Os Montfort sem saber o que acontecia, corriam perigo.

Chegaram em Void-Vacon e novamente parados pela sentinela solicitando identificação como em Saint-Dizier. Identificaram-se, e os dois comandantes foram ao encontro do tenente Hilaire apresentar-se.

-Viva a Revolução, tenente Hilarie. Somos os comandantes Geoffrey e Guilaume sob as ordens do general Lafayette na captura de nobres fugitivos a caminho de Estrasburgo. Solicitamos muda de animais, rações e um local para um pequeno descanso dos nossos homens, pois viemos cavalgando de Linthelles parando somente para troca de animais em Saint-Dizier.

-Viva a Revolução senhores. Mas que coincidência. Partiu a pouco um cabo Hussardo, Jean Pierre, do 10º regimento comandado pelo capitão Milet, também sob as ordens do general Lafayette, indo a captura destes prisioneiros. Forneci-lhe ração, animais e cinco soldados. Devem estar próximos. Pelo visto, são importantes estes nobres, não?

Sim, são – respondeu preocupado Godofredo com a novidade olhando para Guillaume!

Teriam que seguir viagem sem descanso para impedir a captura dos Montford por Jean Pierre. Seria uma corrida contra o tempo.

Nota do Autor:

Obra ficcional, qualquer semelhança é mera coincidência.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 07/09/2023
Reeditado em 07/09/2023
Código do texto: T7880407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.