ELLA - A SACERDOTISA - CAPÍTULO 15

Capítulo 15 - MORTIFICAÇÃO

A NOITE QUE ANTECEDE

Após a confissão que Padre Williams fez para o seu mentor, o Padre Walace, em seu quarto, na casa em que passou a viver, ele está em extrema agonia. Se vê encurralado entre a paixão e o pecado. Ajoelhado no genuflexório, diante de Cristo pregado à cruz, ele diz, na noite em que antecede a festa da colheita nas Terras Altas.

-Cristo, pregado na Cruz! Interceda, urgentemente por mim!-Seus joelhos doíam, e suas mãos, estavam entrelaçadas em sinal de profunda oração.- Sei que confessei ao Padre Wallace, e que conversamos como amigos, a respeito do que sinto, ou penso estar sentindo, de certa maneira.-Seus olhos lacrimejavam, ao se dirigir a Cristo.-Veja a minha dor, e minha mais profunda indecisão! Já não posso mais ser digno de ser sacerdote, nem de representá-lo na Ordem, ou pela Igreja.-Baixou a cabeça, e depois retornou.-Eis que a expiação de minha alma, agora, despida por inteira por uma mancha de transgressão, que deve ser, doravante, punida, para que aprenda a voltar-se aos caminhos de outrora!-Ergueu-se depressa.

O clérigo despediu-se de sua vestimenta sacerdotal, a batina que o cobria, então pegou de cima da cama, um instrumento, o chicote de couro preto, contendo 12 tiras, e nós nas suas pontas. Nu, ele inicia-se o processo de “mortificação do corpo”, a fim de disciplinar o espírito, e lembrar de que é submisso a Deus.

-Seja pela minha carne, a expiação pelos meios desejos, que tiram-me da virtude de ser um contigo, e de seres, Ó Deus, um comigo!-Repetia várias e várias vezes, enquanto se chicoteava em suas costas, que ficavam dilaceradas.

ELLA PENSA NO PADRE

Depois de ver a roupa que usará nas festividades, deitada em seu leito, Ella pensa no sacerdote. Queria poder esquecê-lo de vez, entretanto, não havia meios para que isso viesse a ser possível, uma vez que já estava apaixonada.

-Como posso tentar negar, uma coisa que não se pode? Eu o amo, e agora sei disso!-Estava de barriga para cima, e de cabelos soltos.-Não é um erro, e sim, uma “benção das divindades”! E ir contra tudo isso, é o mesmo que desistir de mim mesma!-Sua vontade já era irremediável. Não podia regressar.

ENCONTRO SECRETO

Enquanto as questões entre Williams e Ella aconteciam, no jardim, Isla se encontra secretamente com Liam O’Brien.

-Pegas-me assim, tão forte!-Disse, pegando nos bíceps do rapaz.

-Sabes que eu tenho uma queda por você, mas não a amo!-Confessou.

-Como vamos separá-los, como Colin, anseia?-Começou beijar o queixo de Liam.

-Vou aparecer na festa, e diante dela, lembra-la do compromisso a qual me fizera, anos atrás, na Irlanda, quando estávamos lá, de pé, na montanha de Slieve League.-Trouxe a mulher com seus braços, para si, e a apertou contra o seu peito.

O que Isla ganharia fazendo mal a sua sacerdotisa? E Liam, será que aproximar-se novamente de Ella, não seria uma tentativa de reconquistá-la? Os dois, então, retiram-se, para evitar que alguém os viessem juntos.

Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor)
Enviado por Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor) em 08/09/2023
Reeditado em 08/09/2023
Código do texto: T7880699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.