ELLA - A SACERDOTISA - CAPÍTULO 33

Capítulo 33 - SENTENÇA ACAUTELADA?

É IRREFUTÁVEL…

A questão posta para Williams, não só soava como uma forma de “condenação”, como também, de um modo de fazê-lo admitir a sua mais intensa vontade, ao exprimi-la, retomando o conceito filosófico de que a fé tem uma precedência sobre a razão, ous seja, preparando o homem para a reflexão, segundo Santo Agostinho.

-Vê lá…o que irá responder a eles!-Alertou, falando baixinho.

-Eu sei o que faço, meu amigo!-Respondeu com convicção ao padre Walace.

Todos estavam ansiosos pela decisão do clérigo.

-Se pensas…é por que tens em seu nobre coração, um vasto fogo que o consome a alma!-Referia-se às dúvidas constantes.

-Indubitavelmente, excelentíssimo Bispo, Cam!-Puxou o ar forte e o soltou bem devagar, controlando a calma.-A brasa não deixa-me estar quieto, e arde até o que me sobrou do espírito de Deus, contudo, é irrefutável a minha deliberação. Eu…-É interrompido.

-A ama, ou não!-Irritou-se.-Só nos diga, o que precisamos saber!-Fora direto.

O Bispo Cam Macleod, já estava saturado com o imbróglio que o padre Williams fazia, em detrimento do assunto.

-Sim! Eu a amo, e não a quero vê-la sofrer…em hipótese alguma.-Revelou-se amar Ella.

-Obviamente, que neste Tribunal, irás abandonar o sacerdócio, ou seguirás para a cidade de Volgogrado, na Rússia, assumindo a Catedral de Kazan, sendo vigário do Arcebispo Nikolai Alekseeva.-Queria dar a “sentença imediata”.

Erguendo-se, Williams, juntou as suas duas mãos em sinal de oração, e as colocou contra seu peito, e exprimiu:

-Para que o homem tenha discernimento de como, e do por que, também o pra quê, assim, tendo a principal base a fé, que nos ajuda na nossa vida humana, ao divino, respondendo a quem, a sua crença,-Citou Santo Agostinho.-Renuncio tudo o que sou, o que fui, e o que serei, vivendo, de hoje em diante, uma existẽncia santa, onde quer que me envie.-Tinha lucidez de que era uma fuga.

Os que estavam acompanhando, notaram a tristeza tomar conta do presbítero, mas ficaram felizes com a firmeza de Williams.

-Este júri já demonstrou que a palavra do sacerdote é a mais sensata, e delibera o veredito, transferindo-o para sua nova função, em Volgogrado, a partir desta data.-Deu por encerrada, ao levantar-se e retirar-se do local.

Assim, os outros também se afastaram, ficando somente os dois colegas.

-O que vou falar para ela?-Sua face era de desapontamento.

-Decidiste assim!-Bateu no ombro do amigo.

Padre Walace lembrou-o do verbete proferido. O retorno seria angustiante, afinal.

Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor)
Enviado por Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor) em 04/10/2023
Código do texto: T7900927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.