Contemplação

 

A mulher encurvada

 

A sinagoga estava lotada. Tinha gente por todos os lados e vindas de todas as regiões. A alegria era imensa, pois ouviríamos as palavras de Jesus. Lá estava Ele, depois de ler as passagens da Escritura nos dirigia a palavra, nos ensinava com desenvoltura o significado de cada uma e mostrava o grande mistério de Deus.

 

Seu carisma era marcante, seu sorriso cativante e enquanto Ele falava o silêncio era tamanho que podíamos ouvir a respiração das pessoas. Eu cheguei cedo e sentei-me na primeira fileira, não queria perder aquela oportunidade de forma alguma. Suas palavras sempre me abalavam muito.

 

Jesus falava com um enorme sorriso nos lábios e os seus olhos brilhavam. De repente, percebemos que sua fisionomia mudou profundamente, Ele parou de falar e seu olhar trocou de direção. Seu sorriso sumiu e seus olhos se encheram de compaixão. Imediatamente, eu me virei e acompanhei o seu olhar, que estava fixo, agora, em uma mulher encostada no umbral da porta de entrada.

 

Era uma senhora encurvada, portadora de uma corcunda grave e que por isso só olhava para o chão, não conseguia olhar para a frente, tinha dificuldades de andar e estava sempre triste, pois era rejeitada pela sociedade que a considerava impura.

 

Perguntei a Jesus:

- Rabi, o que foi?

 

Ele me disse, com os olhos fixos na mulher:

- Vejo nela muito sofrimento, muita amargura, muita resignação mas ela está aqui, pois tem fé e esperança. Ela quer ser feliz, quer resgatar o seu sorriso, e Eu posso fazer isso por ela. Posso e vou fazer!

 

O silêncio era total e Ele nem se preocupou que era sábado. Então, Jesus saiu de onde estava e dirigiu-se para a mulher encurvada. Junto dela, abraçou-a com muito amor e misericórdia. Envolveu-a com todo o carinho, beijou-lhe a testa por várias vezes e disse:

- Mulher, eis que estás liberta da tua enfermidade.

 

Enquanto ela dava um grande suspiro de alívio, nós ouvíamos os estalos de seus ossos do peito retornando aos seus lugares corretos. Enfim, ela conseguia olhar para a frente e ver a todos. Então, para a nossa surpresa, descobrimos o rosto de uma mulher bonita que andava escondido pelas dores da vida.

 

A multidão se alegrava de todas as maravilhas que Ele fazia. Houve uma explosão de felicidade. O coração de todos batia acelerado e contagiava-se de amor.

 

Depois de tudo isso, ao final do culto, aproximei-me de Jesus e lhe perguntei:

- Senhor, no fundo o que significa tudo isso?

 

Ele, com seu sorriso encantador, me disse:

- Ah, você percebeu que há uma mensagem por trás disso. Muito bom. Faça uma reflexão em sua vida e veja se você também não anda encurvado? Olhando só para dentro de si mesmo? Preocupado com o seu próprio umbigo, com os seus problemas. Quando estamos encurvados é porque deixamos de lado o amor ao próximo, a solidariedade, a compaixão, a inclusão social, o respeito aos demais.

- O sofrimento não vem de Deus, pois Ele é vida e amor. O sofrimento vem do homem, que só será verdadeiramente humano, quando colocar em primeiro lugar os seus semelhantes.

 

Ele, então, sorriu e me deu um grande e forte abraço. E fiquei ali, agarrado a Ele por alguns momentos, absorvendo o esplendor daquela Luz.

 

Leia: Lc 13, 10 – 17

 

Meditando:

 

  • Você anda encurvado por que?

  • Você tem fé?

  • O que significa o sofrimento para você?

  • O que é a vida?

  • O que é o amor?

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 21/10/2008
Código do texto: T1240347
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.