MISSAS DOMINICAIS

FONTE:- www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/folheto

Nós os católicos, todos os domingos, temos por obrigação de participar da Santa Missa celebrada em nossa paróquia. Aquele que não participar da Santa Missa aos domingos, a menos que seja por doença ou uma justificativa muito coerente, cometerá falta grave e para receber a santa comunhão terá que confessar para receber a absolvição dos pecados.

Nas celebrações de domingo e dias especiais, os fiéis terão um folheto distribuído nas Igrejas para o acompanhamento das celebrações.

As celebrações da Santa Missa são divididas em: RITOS INICIAS, LITURGIA DA PALAVRA, LITURGIA EUCARÍSTICA, RITOS DA COMUNHÃO E RITOS FINAIS.

A Santa Missa tem início com o comentarista lendo os comentários antes dos RITOS INICIAIS.

COMENTARISTA: Irmãos e irmãs, a liturgia deste Domingo nos apresenta a relação entre os dons de Deus e o trabalhos que devemos realizar a partir deles, para que frutifiquem em benefício do Reino de Deus. Peçamos a Deus, nesta celebração, que os talentos que cada um recebeu possam frutificar em favor da comunidade e do mundo.

APÓS ESTE COMENTÁRIO, O COMENTARISTA CONVIDA A TODOS PARA FICAREM EM PÉ PARFA RECEBEREM O PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO.

A seguir, iremos transcrever na íntegra o Folheto “POVO DE DEUS” referente a Missa celebrada em 16/11/2008

RITOS INICIAIS.

SAUDAÇÃO:

PADRE:- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

TODOS:- Amém.

PADRE:- Ó Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

TODOS:- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL:

PADRE:- Para celebrar dignamente a santa Eucaristia, peçamos perdão a Deus por não termos sempre deixado frutificar os dons que Ele nos concedeu.

(Todos ficam em silêncio por alguns instante até que o padre fale: “Confessemos os nosso pecado”)

TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço a Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

PADRE:- Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

TODOS:- Amém.

KYRIE

PADRE:- Senhor, tende piedade de nós

TODOS:- Senhor, tende piedade de nós.

PADRE:- Cristo, tende piedade de nós

TODOS:- Cristo, tende piedade de nós

PADRE:- Senhor, tende piedade de nós

TODOS:- Senhor, tende piedade de nós

HINO DE LOUVOR:

PADRE:- Glória a Deus nas alturas,

TODOS:- e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade dse nós. V´~os que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO:

PADRE:- Oremos (silencio) : Senhor nosso Deus fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois s[ó temos felicidade completa, servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por N.S.J.C.

TODOS:- Amém

LITURGIA DA PALAVRA:

COMENTARISTA:Ás leituras de hoje nos conduzem ao mistério da graça de Deus concedida a nós em forma de dons para serem desenvolvidos a serviço do seu Reino. É nesta linha que se pode compreender as virtudes de uma mulher em benefício do seu lar. Porem, o medo de correr risco pode atrofiar as iniciativas e sepultar os melhores dons, comprometendo a própria vida e a dos outros e acarretar um sério julgamento por parte do autor de todos os dons

PRIMEIRA LEITURA (Pr 31,10-13.19-20.30-31)

LEITOR: Leitura do Livro dos Provérbios

10Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as jóias. 11Seu marido confia nela plenamente, e não terá falta de recursos. 12Ela lhe dá só alegria e nenhum desgosto, todos os dias da sua vida. 13Procura lã e linho, e com habilidade trabalham as suas mãos. 14Estende a mãos para a roca e seus dedos seguram o fuso. 20Abre suas mãos aos necessitados e estende suas mãos aos pobres. 30º encanto é enganador e a beleza passageira; a mulher que teme ao Senhor, essa sim, merece louvor. 31Proclamem o êxito xde suas mãos, e na praça louvem-na as suas obras!

- Palavras do Senhor

TODOS:- Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL Sl 127 (128)

TODOS:- Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos.

SALMISTA:- Feliz és tu, se temes o Senhor e trilha seus caminhos! Do trabalho de suas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

TODOS:- Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos.

SALMISTA:- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração de tua casa;os teus filhos rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

TODOS:- Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos.

SALMISTA:- Será, assim, abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abeçoe de Sião, cada dia de tua vida.

TODOS:- Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos.

SEGUNDA LEITURA (1Ts 5,1-6)

LEITOR:- Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

1Quanto aio tempo e à hora, meus irmãos, não há porque vos escrever. 2Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. 3Quando as pessoas disserem: “Paz e segurança!”, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar. 4Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6Portanto não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios.

- Palavras do Senhor.

TODOS:- Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO.

EQUIPE DE CANTO:- Aleluia, aleluia, aleluia.

Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; quem em mim permanece, esse dá muito fruto.

EVANGELHO (MT 25,14-30)

PADRE:- O Senhor esteja convosco.

TODOS:- Ele está no meio de nós,

PADRE:- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. (todos fazem o sinal da cruz)

TODOS:- Glória a vós, Senhor.

PADRE:- Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14“Um ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15ª um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20º empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei.’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. O patrão lhe disse: ‘Muito bem. Servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”

- Palavra do Senhor.

TODOS:- Glória a vós, Senhor.

(Todos ficam sentados para ouvir a homilia, relacionada ás leitura e ao evangelho, proferida pelo celebrante. Após a homilia, todos se levanta para a profissão de fé.)

PADRE:- Creio em Deus Pai todo-poderoso,

TODOS:- Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica;na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

ORAÇÃO DOS FIÉIS.

PADRE:- Irmãos e irmãs, elevemos a Deus Pai as nossas preces, agradecendo pelos dons que nos concedeu e pedindo a alegria de darmos os frutos esperados. Rezemos juntos:

TODOS:- Dai-nos, ó Deus a alegria de produzir frutos para o vosso Reino!

LEITOR(A):- Pai Santo, cumulai a vossa Igreja de todos os dons para o benefício do mundo e concedei-lhe dar os frutos de salvação para toda a humanidade.

TODOS:- Dai-nos, ó Deus a alegria de produzir frutos para o vosso Reino!

LEITOR(A) :- Iluminai todos os nossos ministros e pessoas consagradas, para que ofereçam o melhor de si em favor dos que mais necessitam do vosso amor.

TODOS:- Dai-nos, ó Deus a alegria de produzir frutos para o vosso Reino!

LEITOR(A) :- Derramai o vosso amor misericordioso sobre os que mais sofrem e precisam do olhar de Cristo por meio do nosso empenho pastoral.

TODOS:- Dai-nos, ó Deus a alegria de produzir frutos para o vosso Reino!

LEITOR(A) :- Abençoai todos os governantes, para que usem os seus talentos em benefício do povo, sobretudo dos mais pobres e abandonados.

TODOS:- Dai-nos, ó Deus a alegria de produzir frutos para o vosso Reino!

(Outras intenções)

PADRE:- Ó Deus, autor de todos os dons que coroam a nossa vida neste mundo, atendei as nossas preces e dai-nos a graça de frutificá-los para a vossa glória e para o bem do mundo. Por Cristo nosso Senhor.

TODOS:- Amém

LITURGIA EUCARÍSTICA.

(Neste momento começa a parte mais importante da celebração, quando o pão será transformado na carne e o vinho no sangue de Jesus Cristo, conforme ele proclamou aos seus discípulos na última ceia).

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS.

PADRE:- Orai irmãos e irmãs...

TODOS:- Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

PADRE:- Concedei, Senhor nosso Deus, que a oferenda colocada sob o vosso olhar nos alcance a graça de vos servir e a recompensa de uma eternidade feliz. Por Cristo, nosso Senhor.

TODOS:- Amém.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA.

PADRE:- O Senhor esteja convosco.

TODOS:- Ele está no meio de nós.

PADRE:- Corações ao alto.

TODOS:- O nosso coração está em Deus.

PADRE:- Demos graças ao Senhor nosso Deus.

TODOS:- É nosso dever e nossa salvação

PADRE:- Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Em vós vivemos, nos movemos e somos. E, ainda peregrinos neste mundo, não só recebemos, todos os dias, as provas de vosso amor de Pai, mas também possuímos, agora, a garantia da vida futura. Possuindo as primícias do Espírito, por quem ressuscitastes Jesus dentre os mortos, esperamos gozar, um dia, a plenitude da Páscoa eterna. Por esta razão, com os anjos e com todos os santos, entoamos um cântico novo, para proclamar vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz:

TOODOS:- Santo, Santo, Santo...

PADRE:- Na verdade ó Pai, vós sois santo e fonte de toda a santidade.

Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

TODOS:- Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

PADRE:- Segurando a Hóstia, ol padre diz: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

TODOS:- Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

PADRE:- Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

TODOS:- Recebei, ó Senhor; a nossa oferta!

PADRE:- E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Crosto, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

TODOS:- Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

PADRE:- Lembrai-vos ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: quer ela cresça na caridade, com o Papa Bento XVI, com o nosso bispo Odilo e todos os ministros do vosso povo.

TODOS:- Lembrai-vos, ó Pai da vossa Igreja!

PADRE:- Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

TODOS:- Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

PADRE:- Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

TODOS:- Concedei-nos o convívio dos eleitos!

PADRE:- Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós Deus Pai todo poderoso, na unidaded do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre.

TODOS:- Amém.

RITOS DA COMUNHÃO.

PADRE:- O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos, digamos junto:

TODOS:- Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mais livrai-nos do mal.

PADRE:- Livrai-nos de todos os male, ó Pai e dai-nos hoje a vossa paz.

Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

TODOS:- Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.

PADRE:- Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nosso pecados; mas a fé que anima a vossa Igreja; daí-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o espírito Santo.

TODOS:- Amém.

PADRE:- A paz do Senhor esteja convosco.

TODOS:- O amor de Cristo nos uniu.

PADRE:- Como filhos e filhas de Deus da paz, saudai-vos com um gesto de comunhão fraterna.

TODOS:- Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

PADRE:- Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

TODOS:- Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a)

CANTO DA COMUNHÃO.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO.

PADRE:- Oremos (silêncio): Tendo recebido em comunhão o Corpo e o sangue do vosso Filho, concedei, ó Deus, possa esta Eucaristia que ele mandou celebrar em sua memória fazer-nos crescer em caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

TODOS:- Amém.

ORAÇÃO AO NOSSO PATRONO.

TODOS:- Ó São Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese, discípulo e missionário de Jesus Cristo; ensina-nos a acolher a Palavra de Deus e abre nossos olhos à verdade do Evangelho. Conduze-nos ao encontro com Jesus, contagia-nos com a fé que te animou e infunde em nós coragem e ardor missionário, para testemunharmos a todos que Deus habita esta cidade imensa e tem amor pelo seu povo! Intercede por nós e pela Igreja de São Paulo, ó santo apóstolo de Jesus Cristo! Amém.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA.

PADRE:- O Senhor esteja convosco.

TODOS:- Ele está no meio de nós

PADRE:- Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação.

TODOS:- Amém.

PADRE:- Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras.

TODOS:- Amém.

PADRE:-Oriente para ele os vossos passos, e vos mostre os caminho da caridade e da paz.

TODOS:- Amém

PADRE:- Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo

TODOS:- Amém

PADRE:- Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Todos:- Graças a Deus.

CANTO FINAL.

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 17/11/2008
Reeditado em 27/07/2010
Código do texto: T1287413