Meditação


Páscoa


Para os judeus a Páscoa comemora a saída do Egito, liderados por Moisés, onde o povo era escravo. Para os cristãos a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus. E para você, o que significa a Páscoa?


É apenas mais um feriadão para ser comemorado na praia ou no campo? Ou é uma boa oportunidade para você comer bastante chocolate? Ou você prefere curtir o “oba-oba” das procissões e o turismo nas cidades históricas? Você sabe, realmente, o que significa Páscoa? Você dá valor as tradições? A história da humanidade representa algo para você, ou você não está nem aí?


A Páscoa, na verdade, representa dois momentos de libertação. Distintos um do outro, mas complementares. A saída dos judeus da escravidão no Egito tem conotação humana. Foi o resgate da liberdade que Deus proporciona a todos. A ressurreição de Jesus mostra o caminho para a libertação após essa vida, mas que começa aqui e agora!


Em ambas as ocasiões Deus esteve e está presente em nós pelo Espírito. Contudo, Ele não interfere na escolha de cada um. Somos livres para escolher o caminho que queremos seguir. Quando o rei Ciro libertou os judeus do cativeiro na Babilonia, alguns deles não quiseram retornar para a Palestina. Preferiram ficar na Pérsia.


A Páscoa de Moisés nos confirma a libertação no passado. A Páscoa de Jesus nos mostra a libertação para o futuro. E no presente? Por que vivemos acorrentados? Por que somos escravos da ganância, do ódio e da ignorância? Por que somos tão apegados ao desamor, a injustiça e a vingança? Você sabe o que significa alteridade?


A Páscoa para o cristão, não importa se católico, protestante, ortodoxo, anglicano, evangélico ou seja lá o que for, não é uma celebração qualquer. É o instante máximo da nossa religião. É uma ocasião impar dentro de uma liturgia que tem como finalidade preservar a memória de Cristo. A missa dos católicos, na verdade, é uma celebração diária dessa memória. A Eucaristia nada mais é do que louvar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, todos os dias.


Mas por que isso? Talvez você acredite que seja uma bobagem celebrar, sempre, a mesma coisa, praticar constantemente o mesmo ritual. Entretanto, é assim que se conserva viva a memória de fatos marcantes na história humana. Povo sem história é povo sem memória e, fatalmente, repetirá os mesmos absurdos por falta de lembranças e registros.


Quer um exemplo para entender melhor o que falamos aqui? Voltemos ao século passado, quando os nazistas cometeram as atrocidades que conhecemos. É preciso manter isso latejando na memória de todos, para que barbaridades como aquelas não se repitam jamais. Da mesma forma, os japoneses fazem questão absoluta de celebrarem com rituais especiais e marcantes as consequências devastadoras das bombas que os americanos jogaram em cima de Hiroshima e Nagasaki.



Portanto, a Páscoa é renascimento e esperança. Páscoa é a alegria de poder sonhar com novos tempos, novos acontecimentos, uma vida nova. A Páscoa acontece todos os dias quando acordamos, abrimos os olhos e lembramos de pedir a Deus graças para o dia que se inicia, nos abençoando para realizarmos os nossos projetos.


Algumas pessoas confundem a ressurreição de Lázaro com a ressurreição de Jesus. São fatos totalmente diferentes: Lázaro ressuscitou para esta vida ainda nesse mundo. Enquanto Jesus ressuscitou em outra dimensão para uma nova vida no Reino de Deus. Poderíamos dizer que Lázaro não ressuscitou, ele revivificou.


Páscoa é receber constantemente a água do Espírito que transforma o caos em vida e vida em abundância no amor, na justiça e na misericórdia, pois sem isso continuaremos perdidos nas trevas e acreditando no coelhinho da páscoa e nos afogando nos chocolates da vida …


Leia: Esd 1, 1 – 11; Mc 16, 1 – 20; Lc 22, 8 ;


Meditando:


  • Faça um exame de consciência e medite sobre o significado da Páscoa e o que você faz nessa data tão importante?



















Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 14/04/2009
Código do texto: T1539543
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.