Contemplação


Deus? Quem é Deus?



Os arrogantes e os descrentes costumam perguntar em tom de provocação e deboche para os fiéis:


- Mas diga lá: quem é Deus? O que Ele faz e onde se encontra?


E é Deus mesmo quem responde aos tolos:


- Quem está a denegrir a providência divina sem conhecimento de causa e discursos sem sentido?

- Pretendes mesmo julgar-Me e condenar-Me para te justificar?


- Onde estavas quando gerei a Terra e todo o Universo? És mesmo capaz de construir tudo isso?


- Porventura foste tu quem criou os mares, as montanhas, o vento e determinou para cada um deles os seus limites e fronteiras? Tens ideia da extensão da Terra? Do Universo? Descrevas, então, para nós já que conheces tanto.


- És competente o suficiente para criar o homem no ventre de sua mãe e, em apenas nove meses, construir um ser tão belo, perfeito e livre a ponto de renegar a própria paternidade? Tu o aceitarias assim? Tens certeza?


- Quando foi que disseste ao amanhecer: luz, faça-se a luz. A mesma luz que tanto incomoda os homens maus, pois preferem fazer as suas artimanhas nas trevas, escondidos de todos.


- És tu o grande gênio que construiu as imensas geleiras do Ártico? O grande depósito de gelo da Terra que levei séculos construindo e que agora destróis com a fúria de tua ganância, desejo de expansão e profunda ambição? Até onde irás com a tua insanidade?


- Diga-nos: para que lado difunde-se a luz; e o vento do deserto, sopra para que lado e com qual objetivo? Se és tão competente por que não ordenas que as chuvas que inundam o norte dirijam-se para o sul e acabem com os horrores da seca, afinal não és tu o dono do mundo?


- És o pai da chuva? És o senhor do sol? És tu quem geras as gotas do orvalho? Por que não me ajudastes, então, a delinear o Himalaia como nascente do rio Ganges, a definir as curvas do rio Nilo e a majestade do rio Amazonas?


- Consegues estabelecer com precisão e longevidade todas as quatro estações do ano e de forma invertida no hemisfério norte e sul, fazendo surgir os signos do Zodíaco na correta estação e conduzir os navegantes dos sete mares apenas pela localização das estrelas e aos agricultores a plantarem na época correta?


- Foste tu que estabeleceste o leão como rei dos animais? A beleza do pavão? O tempo de gestação dos elefantes? Definiste que o avestruz e a galinha seriam aves, mas que jamais poderiam voar? As crias das tartarugas nascem sozinhas e nem conhecem os pais, quantas horas tu sobreviverias se nascesses da mesma forma com toda a tua fragilidade?


- Quem foi o grande arquiteto que desenhou os abismos dos oceanos e que estabeleceu por lá toda a flora e fauna dando luz a um outro mundo dentro deste mesmo mundo? És capaz de tudo isso? Conheces mesmo as belezas das profundidades? Onde estavas que não me ajudaste, já que és tão ilustre?


- Provavelmente, dirás: - tudo isso pertence à natureza.


- E Eu respondo: - e quem criou a natureza ou pensas que ela é órfã, também?


- Já que és tão genial, por que não acabas com as guerras, a fome, a miséria, a corrupção, as injustiças, a aids, o desemprego, a ganância, a violência e tantos outros males que assolam a humanidade em teu planeta? Nessas horas tu te lembras de mim e perguntas: - onde está Deus que não vê tudo isso?


- Mas Eu criei esse mundo e dei-o para ti: - “Sede fecundos e prolíficos, enchei a terra e dominai-a. Submetei os peixes do mar, os pássaros do céu e todo animal que rasteja sobre a terra.” (Gn. 1, 28). Eu não intervenho aqui para dar-te a oportunidade de exercer corretamente a tua liberdade, pois somente ela contribuirá para o teu crescimento.


- Não tens noção da tua insignificância, criá-lo à minha semelhança não quer dizer que sejas igual a Mim. Mas Eu te amo exatamente por isso!


Leia: O livro de Jó ;


Meditando:


- Faça um exame de consciência e reflita sobre os momentos em que você acha que é deus.











Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 21/06/2009
Reeditado em 03/07/2009
Código do texto: T1659793
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.