ORAÇÃO OU REZA (?!) ...

SENHOR:

Certa vez, cheguei às pressas no guichê de uma Rodoviária, estava quase na hora do ônibus sair, era a hora da ave maria e, uma funcionária de olhos fechados, repetia uma reza transmitida pelo rádio...

SENHOR:

Em nosso país: crentes (evangélicos) oram e católicos rezam...

Afinal, quem está fazendo a coisa certa???

Sou evangélico (cristão protestante) e, a primeira vista, não estaria dirigindo a TI uma palavra de oração...

Contudo, iniciei TE chamando de SENHOR, reconhecendo que TU ÉS GRANDE, PODEROSO, SOBERANO...

Assim, em meu simples entendimento, estou dirigindo a TI uma apalavra de oração...

SENHOR:

Entendo que ORAR é expressar (no próprio linguajar), o que estaria no fundo da alma... REZAR seria repetir palavras (geralmente ensinadas por terceiros), porque achamos que, sendo de alguém com maior expressão, TU dará ouvidos... Mas, proceder assim, é parecido com a forma de tratar as questões, aqui na terra, em termos de política partidária...

SENHOR:

Pego o dicionário e encontro os seguintes significados:

ORAÇÃO:

(1) Súplica religiosa, reza, prece, rogo; (2) discurso, fala; (3) Sermão, prédica; (4) Gramática: Frase, ou membro de frase, com sujeito e predicado, ou apenas com este último... (Aurélio).

REZA:

(1) Oração; (2) Benzedura (Brasileirismo popular – Aurélio).

SENHOR:

Perdoa minha ignorância, mas, dependendo de dicionário, no caso em questão, podemos ficar no mesmo.

É bem certo que, em relação à palavra benzedura, encontrei o seguinte:

BENZEDURA:

Ato de benzer, ou proceder a certos rituais não católicos, acompanhando-os de rezas (Aurélio).

BENZER:

(1) Fazer o sinal da cruz sobre (pessoa ou coisa), recitando certas fórmulas litúrgicas; (2) Fazer benzeduras em; (3) Abençoar; (4) Fazer uma cruz com a mão direita, tocando a testa, o peito, o ombro esquerdo e o direito; (Aurélio).

SENHOR:

Certamente, melhorou um pouco a compreensão e, tanto mantenho o sentido que usava – ORAÇÃO; quanto passei a perceber que, os que REZAM, na verdade demonstram insegurança entre aproximar-se de TI e manterem-se afastados...

Penso assim, porque, considerando que ÉS SOBERANO, GRANDIOSO, MAJESTOSO, SENHOR, PAI QUE ESTÁS NO CÉU, MANTENEDOR DA VIDA, ETC...

Prefiro confiar em JESUS sobre quem despejastes o cálice da TUA ira, porque não poderíamos suportar, do que repetir fórmulas que, não estou sentindo...

Assim, TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS E, LIVRA DO ENGANO, quantos continuam rezando – com medo de se aproximarem de TI... O medo apenas retardará o castigo de quem permanecer afastado; Por que aparenta que, não consideram o SANGUE DE CRISTO SUFICIENTE PRA RE-LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM PECADOR E TU QUE ÉS SANTO (separado de pecados)...

Dirigi a TI esta palavra de oração, em o nome de JESUS CRISTO, AMÉM!!!

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 30/08/2009
Reeditado em 30/08/2009
Código do texto: T1782615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.