Cumprimento da Lei

Não fique devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo. Pois, quem ama o próximo cumpriu plenamente a lei. De fato, os mandamentos: Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice, e todos os outros se resumem nesta sentença: Ame o seu próximo como a si mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo, pois o amor é o pleno cumprimento da Lei. (Rm 13.8-10).

Paulo também vê o amor como expressão perfeita de toda a lei. “O que vocês preferem: que eu os visite com vara, ou com amor e suavidade.” (1Co 4.21).

Salomão dizia: “Não prepares nenhum mal contra o teu amigo, se ele tem confiança em ti.”.

Paulo Também dizia: Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse a caridade, eu nada seria.

Porém, eu lhes digo só o amor sabe discernir o verdadeiro amor. Entretanto, os esclarecidos esquecem o princípio supremo da sabedoria: o amor.

“Que ele faça Cristo habitar no coração de vocês pela fé. Enraizados e alicerçados no amor.”

“De conhecer o amor de Cristo, que supera qualquer conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda plenitude de Deus.” (Ef 3.17-19).

Nesse trecho, o apóstolo quer que os Cristãos conheçam profundamente a Deus e experimentem todas as dimensões do amor de Cristo por nós, para que o próprio Cristo possa habitar no coração de cada um. A realidade nova trazida por Cristo vai além de todo conhecimento e só pode ser experimentada na vivência do amor.

Izan Lucena Lucena
Enviado por Izan Lucena Lucena em 20/02/2010
Código do texto: T2096982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.