Oceano de Deus


Tudo na vida é questão de prioridade e de opção. Escolhemos os nossos caminhos e decidimos o que fazer, como fazer e porque fazer. Quando escolhemos sair com uma camisa amarela significa que deixamos de lado a camisa branca, a azul e as demais que se encontram na gaveta. E somos responsáveis por nossas escolhas e pela definição das prioridades.

No mundo atual, as pessoas idolatram várias coisas, mas o destaque principal é para a idolatria do dinheiro e do poder. São duas maravilhosas fantasias. Quem já teve poder e depois perdeu, sabe muito bem do que estamos falando. O mesmo acontece com o dinheiro. Mas por que são fantasias ? Simples analise e observação. Faça a seguinte reflexão : quando você nasceu, você trouxe o quê de onde veio ? Nada. E quando você morrer, levará o quê daqui com você ? Nada. Portanto, tudo o que você tem aqui neste mundo não lhe pertence ! Pertence a este mundo e por aqui ficará. É pura fantasia sua. Pode até ser seu hoje, mas amanhã estará em outras mãos.

Mas você já reparou que ninguém idolatra a justiça ? Nem o amor ao próximo e muito menos à misericórdia ? E por que isso ? Porque não fazem parte das nossas prioridades. Nossas escolhas são outras. Nossos interesses estão nas coisas deste mundo. E as coisas daqui não são nossas. Loucos, somos muito loucos, não ?

É possível viver em espiritualidade no mundo atual ? Claro que é. O importante é definir as prioridades certas e seguir em frente com determinação e perseverança. Saber escutar o que Deus tem para lhe dizer e meditar sobre isso. Mas lembre-se : Deus nos fala junto ao coração. Se você estiver ouvindo Deus com os seus ouvidos, procure um psicólogo, pois o caso pode ser grave !

Veja o seguinte : todos os rios do mundo nascem em algum lugar e correm, ávidos, para mergulharem na imensidão do oceano. Em sua maravilhosa jornada, o rio segue serpenteando a natureza com o seu objetivo definido. O rio não enfrenta nenhum obstáculo, ele “contorna” os obstáculos. Por quê ? Porque a prioridade dele não é o obstáculo, é alcançar a imensidão do oceano e com ele se fundir. O rio não perde tempo com aquilo que não é a sua prioridade primordial. Se ele der atenção aos obstáculos, ele estará perdendo precioso tempo para atingir o alvo : o oceano.

Assim deveríamos proceder. Tal e qual os rios ! E viver em espiritualidade nos dias de hoje, demanda seguir o exemplo deles. Imagine que Deus é um oceano e que você é um rio ansioso para se desmanchar na imensidão do Senhor. Portanto, não dê atenção aos obstáculos, contorne-os. Seja inteligente, não perca tempo com discussões inócuas, dê a volta e circule. Tenha sempre em mente o seu objetivo : mergulhar na imensidão de Deus ! Um oceano de amor, de justiça e de misericórdia.

Tudo bem, sabemos que alguns rios não desembocam diretamente no mar, mas são afluentes de outros rios que, ao final da jornada, desaguarão no oceano.

De vez em quando o rio perde a linha, sai do leito, fica bravo, resmungão, passa por cima dos obstáculos, provoca estragos e tragédias, mas isso faz parte da vida. Afinal de contas, ninguém é de ferro. Até mesmo Jesus ficou bravo e desceu o chicote nos mercadores do templo, não foi assim ? Os obstáculos não existiriam para testar as nossas virtudes ?

David só conheceu a sua força quando enfrentou o gigante Golias. O majestoso navio Titanic só percebeu o tamanho da sua fragilidade quando naufragou ao bater em um iceberg. Sem as tentações como poderemos saber se somos virtuosos ? Uma coisa puxa a outra.

Mas é preciso ser inteligente o suficiente para compreender que devemos “contornar” os obstáculos e não desafiá-los. Quando você perde tempo “mostrando” aos outros o poder da sua arrogância, da sua vaidade, da sua teimosia, dos seus argumentos de autoridade, da sua raiva, da sua ganância e da sua ignorância, você está se afogando nas fantasias deste mundo e perdendo tempo precioso para se juntar ao oceano de Deus !

Recentemente, estava escrito nas costas de uma cadeira na sala de aulas de uma universidade a seguinte frase : prefiro ser feliz do que ter razão. Este é o pensamento de quem estabeleceu o seu objetivo de vida e não irá se preocupar com os eventuais obstáculos que surgirem pelo caminho, pois nada irá detê-lo. A frase é vital : o que adianta ter toda a razão do mundo e ser INFELIZ ?



Leandro Cunha










Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 24/05/2011
Reeditado em 25/05/2011
Código do texto: T2991206
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.