Masturbação

 

Recentemente, em uma palestra que eu apresentava, entrei no tema “pecado”. De repente, alguém na plateia levantou o dedo e fez a seguinte pergunta :

- A masturbação é pecado ?

 

Confesso que não percebi se a pergunta era provocativa ou natural, de alguém que queria, realmente, esclarecer uma dúvida. Mas a minha resposta foi firme e imediata :

- Sim, a masturbação é pecado !

 

E deliberadamente deixei a resposta no ar, por alguns segundos, e fiquei observando a reação das pessoas. Cinco ou seis segundos depois, eu complementei com a mesma firmeza:

- É pecado, sim. Mas não no ato em si, não há pecado algum em explorar o próprio corpo, descobrir-se a si mesmo. Não é pecado sentir prazer. Isso sem falar das questões hormonais de natureza humana. Se você não conhece a sua própria natureza, tudo fica muito mais complexo.

 

Ora, então por que é pecado ?

- A masturbação é pecado, pois é uma das maiores expressões do egoismo, do individualismo e do narcisismo. É você com você mesmo. Não existe a presença do amor, não inclui o “outro”. Você se basta ?

 

A masturbação se assemelha ao sexo sem amor. O sexo é complemento do amor. Primeiro vem o amor, depois este é complementado, entre outras coisas, pelo sexo. Aqueles que praticam sexo sem amor, experimentam um prazer momentâneo, passageiro, mas não experimentam a felicidade. Logo, logo estão novamente em busca do prazer, não se satisfazem, pois colocam o “carro adiante dos burros”.

 

Imagine uma carroça de boi. É o boi que puxa a carroça ou é a carroça que puxa o boi ? Assim é a relação entre amor e sexo. O amor vem em primeiro lugar e traz com ele um complemento especial : o sexo.

 

Na verdade, a masturbação pode trazer em si dois outros componentes que prenunciam um mal para as pessoas assim viciadas :

 

  1. O narcisismo – excesso de admiração e amor por si mesmo ;

 

  1. O individualismo – sentimento ou conduta egocêntrica ;

 

Por que isso ? Onde se encontra a raiz dessa questão ? É um problema físico ? Não. É um problema espiritual ? Também, não. Mas pode ser um problema psicológico. E deve ser tratado de forma natural, não é nenhum bicho papão !

 

Assim como as drogas : você está sempre em busca de algo maior e melhor e o vicio o leva, de forma enganosa, para um mundo diferente. Mas quando o efeito “enganador” passa, vem a frustração e a fraqueza faz com que você queira voltar àqueles minutos fantasiosos.

O que significa “pecar” ? É a “transgressão de preceitos religiosos”, mas é, também, apresentar “falhas ou defeitos”, conforme consta no dicionário. Assim, a masturbação é pecado sim : é defeito, é desamor.

 

Recebemos uma benção diferenciada dos demais animais : o amor. Mas para o belíssimo exercício do amor é fundamental a existência do “outro”. O que é o amor ? “É o sentimento de dedicação absoluta de um ser ao outro”. Percebeu o que define este conceito ? A dedicação absoluta ao outro ! Portanto, o egoismo e o narcisismo estão fora e, consequentemente, a masturbação também.

 

Os animais fazem sexo para a procriação da espécie, mesmo assim alguns deles são monogâmicos e vivem um intenso amor e fidelidade pela vida toda. O que prova que, quando o amor está presente, nada mais é necessário.

 

Pecado é qualquer ato que não contenha em si mesmo gesto de amor ! Jesus nos deixou um único e novo mandamento :

 

                             - Amai-vos !

 

 

 

 

Leandro Cunha

julho 2011.

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 18/07/2011
Reeditado em 31/03/2012
Código do texto: T3102272
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.