"Trate-me com carinho, pois nenhum coração, em todo o mundo, será mais grato que o meu.

          Não me eduque com pancadas, porque a sua paciência me ensinará mais depressa do que você pensa e espera.

          Fale comigo, pois sua voz é a música do meu mundo, mundo que começa quando ouço os seus passos.

          Em noites de frio e chuva, mantenha-me dentro de casa, pois sou um animal doméstico, sem preparo para enfrentar as intempéries, e a minha maior glória será o privilégio de sentar-me aos seus pés. 

          Conserve minha vasilha com água fresca, pois não consigo reclamar quando ela estiver seca, nem sei lhe dizer da minha sede.  

          E, mestre: quando eu, já velhinho, perder a saúde e a visão, por favor não me vire as costas.

          Deixe que a minha vida de dedicação e fidelidade se extinga suavemente, e eu o farei sentir, com meu último alento, o quanto sempre me senti seguro ao seu lado."
 
 
          
Fonte:
Folheto existente em algumas casas comerciais e nos Correios de Cabo Frio.  Distribuição gratuita.  (material gráfico de primeira qualidade)
Iniciativa pioneira de Walter Barreto e Nilma de Oliveira.
E-mail:
belaflordeoliveira@hotmail.com
   
autoria desconhecida
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 23/08/2011
Reeditado em 23/02/2013
Código do texto: T3178098
Classificação de conteúdo: seguro