"DANTESCA PRECE AOS DESAFETOS"

-O que a vós posso desejar?

-Que tenhas nesta e n’outras vidas, a mostrar o caminho, um poeta, tão bom quanto Virgílio.

-Que ao chegar às margens do triste rio, Aqueronte, nele não precise mergulhar.

-Que lá esteja Caronte, em bom porto a lhe esperar.

-Que em ígneas e candentes pedras, não sinta teus pés, ao nelas pisar.

-Que a arfante peito, ar não falte, ainda que quente e ácido, para que de faminto Cérbero, fugir possa.

-Que quando angústia desmedida invadir tua lembrança, não tenha em mim, mísero e vingativo anjo a justificar teu calvário.

-Que possa ainda alçar tua cabeça, da fétida lama em que te encontra, e entre labaredas teus ais ecoem, reverberando no bálsamo de preces minhas.

-Que o desejo de imortalidade, que através do acúmulo de reluzente metal buscaste, finalmente logrado êxito tenha, e para todo o sempre possa em escaldante rio mergulhar.

-QUE ASSIM SEJA!

Isidoro Machado
Enviado por Isidoro Machado em 06/03/2012
Reeditado em 13/04/2015
Código do texto: T3539123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.