Reflexão

Ser Cristão.

 

Ser cristão demanda viver e agir com liberdade. A consciência da liberdade, o exercício da liberdade e saber que a liberdade tem preço. O cristianismo é libertador, lembre-se de que Jesus veio para nos salvar. E o que é a “salvação” ? Salvação é vida, é libertação, é a porta de entrada para a ressurreição. Liberdade é respeitar a liberdade do “outro” !

 

São Paulo nos confirma a importância da liberdade quando diz : “podemos tudo, mas nem tudo nos convém”. Ao dizer que “podemos tudo”, ele ressalta a nossa liberdade e quando diz “mas nem tudo nos convém”, confirma que ela tem preço : a responsabilidade.

 

Para ser cristão é preciso estruturar a vida sobre três pilares, três colunas mestras para sustentar todo o nosso peso. Esses pilares são : a verdade, a justiça e a misericórdia.

 

E por que a verdade ? Porque é libertadora, Jesus dizia : “… a verdade vos libertará ….”. Mas a verdade mesmo, aquela que certamente machucará o nosso coração. E por que a justiça ? Porque a justiça de Jesus é simples, mas profunda. Para Ele justiça significa “dar a César o que é de César”. Se não é seu, devolva ao verdadeiro dono ! E por que a misericórdia ? Porque ela é a maior expressão de amor, dizia Ele : “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei...”.

 

Difícil, não ? Quer entender melhor ? Vejamos o caso de Maria. Ela era empregada doméstica há muitos anos em uma casa de família de posses. Maria era querida, admirada e respeitada por todos na casa. Certo dia, final de semana, quando ela estava de folga, a família foi assaltada por 3 bandidos armados, agiram com agressividade e roubaram vários objetos.

 

No dia seguinte, com o entra e sai de policiais que investigavam o caso, Maria escutou o depoimento de uma senhora que sofrera com o assalto. E o policial pediu para que ela descrevesse com detalhes, se pudesse, como os criminosos eram e como estavam vestidos. Aos poucos, com o depoimento daquela mulher, Maria ficou assustada e quando terminou o depoimento, Maria, sem pestanejar, disse para o delegado : - Acho que eu sei quem é um dos criminosos, o senhor pode me acompanhar ?

 

Todos ficaram surpresos e o policial saiu em uma viatura com Maria. Dirigiram-se para a casa dela. Lá chegando, encontram seu filho sentado na sala, assistindo televisão, vestindo a mesma roupa que tinha usado no assalto, junto com um dos comparsas e o delegado encontrou, no quintal da casa, escondido, vários objetos roubados.

 

Mistério resolvido, bandidos presos, foram julgados, condenados e cumpriram pena conforme determina a lei. O que essa história nos revela ? O sentimento de uma mulher que não teve a menor sombra de dúvidas ao agir de forma cristã. Ela aplicou os 3 pilares que falamos acima : a verdade, a justiça e a misericórdia.

 

Mesmo sendo seu filho um dos assaltantes, doendo em sua alma, sangrando seu coração, Maria não vacilou uma fração de segundo sequer ao perceber que ele fazia parte do crime. Ela não mentiu, não escondeu nada, ela aplicou a verdade, sabendo que só assim ela e o filho poderiam se libertar de todo aquele pesadelo. Ela aplicou a justiça ao denunciar o filho e os comparsas dele e, com isso, devolvendo aos verdadeiros donos os bens que não eram dela e nem do filho. E ela foi misericordiosa, sim, pois o tempo todo ficou ao lado do filho, enquanto ele esteve preso. Não o abandonou em momento algum, foi visitá-lo todos os finais de semana no presídio e o ajudou a se reencontrar e a se livrar daquele peso, não só ele, mas os outros dois também. Maria é um exemplo a ser seguindo, pois ela entende que plantamos aqui o que colheremos na casa do Pai.

 

Infelizmente, a família com a qual Maria trabalhava não soube aprender com ela o que significa sabedoria, inteligência, generosidade e compaixão, preferiu continuar na mesmice de seu mundinho tacanho : Maria foi demitida logo depois que o filho foi preso e o caso esclarecido pela polícia.

 

Mas é assim mesmo, cada um exerce o seu direito à liberdade, só não pode se esquecer de que liberdade tem preço : a responsabilidade. Se, mesmo assim, você ainda não entendeu o que tem essa história a ver com a verdade, a justiça e a misericórdia, não se preocupe, leia o capítulo 8 do Evangelho de João, a passagem sobre a mulher adultera onde Jesus dá uma lição profunda sobre justiça e compaixão, demonstrando que nós não entendemos nada disso.

 

 

Leandro Cunha

março 2.012.

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 09/03/2012
Código do texto: T3544975
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.