REFLEXÃO

 

Viva a Morte !

 

Nós cristãos temos uma forma estranha de vivenciar a morte, totalmente incompatível com as mensagens de Jesus. Na verdade, a morte é um momento de dualidade. É um misto de tristeza, pois a pessoa querida não está mais no meio de nós e, ao mesmo tempo, momento de grande alegria para os verdadeiros cristãos.

 

Mas como muita alegria ? Essa afirmação encontramos no Evangelho de João, capítulo 14, 2-3. Ali temos as seguintes palavras de Jesus :

 

  • Na casa de meu Pai, há muitas moradas …, vou preparar-vos um lugar. [Depois] virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também.

 

Ora, se sou cristão, regozijo-me com isso !

 

Analisemos a promessa. Na casa do Pai há muitas moradas, pois cada um terá um lugar de acordo com a vida que viveu aqui. É como uma lavoura : você colhe aquilo que plantou. E o lugar é preparado por ninguém menos do que Jesus. Algo contra ? Quando morrermos ele virá nos buscar e nos levará para vivermos com ele mesmo, e estaremos para sempre a seu lado.

 

Quer melhor motivo de alegria ? A morte, portanto, é uma benção, pois teremos a chance de entrarmos no Reino de Deus, que é dom. Só não entrarão aqueles que recusarem o convite do Senhor. Aqueles que estiverem fechados em si mesmos vivendo na egolatria.

 

Jesus morreu ? Claro que não ! Jesus “passou” pela morte. Ele foi crucificado na sexta-feira da Paixão, passou pela morte e foi Ressuscitado pelo Pai no domingo de Páscoa, pela manhã. O que significa Páscoa para os judeus ? Festa anual comemorativa da saída do povo hebreu da escravidão no Egito. O que significa Páscoa para os cristãos ? Festa anual comemorativa da ressurreição de Jesus. Páscoa quer dizer : vida nova, mudança radical. Cristo, inaugurou, para nós, um novo tempo. O tempo da eternidade.

 

Ninguém mais morre, no sentido da nossa imaginação, passamos pela morte e somos ressuscitados por Jesus ao terceiro dia. Assim como o Pai ressuscitou o Filho, o Filho ressuscitará todos nós para vivermos ao seu lado para sempre. E todo esse procedimento tem a chancela do Espírito Santo que habita em nós.

 

Então, a morte é bela e a vida um horror ? Claro que não. O dualismo grego impede uma boa reflexão sobre tudo isso. O que eu quero dizer é que temos que abandonar essa visão distorcida de que morte e trevas são pares. A morte é imanente à vida e tão importante quanto essa. Uma complementa a outra. Jamais antagônicas.

 

Repense no que vimos acima e entenderemos que a vida eterna, em Cristo, será promissora de acordo com a vida que levarmos neste mundo. Como disse Jesus : “- o Reino está no meio de vós”. Já está e ainda não. Planta-se aqui para colher na casa do Pai.

 

 

 

 

Há uma meditação interessante a ser feita. Enquanto os católicos enaltecem a “morte de cruz”, os nossos irmãos protestantes evidenciam a ressurreição. Pontos de vista diferentes dentro de uma mesma realidade. Quem está certo ? Ambos estão mais ou menos certos. Todos dois ficaram no meio do caminho.

 

Assim como não é possível separar o Jesus Histórico do Cristo da Fé, também é impossível separar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Elas são imanentes, da mesma forma como não se compreende o cristianismo sem a presença marcante do Pai, do Filho e do Espírito, nosso Deus Uno e Trino, um só Deus que se apresenta em três pessoas distintas, isso faz parte do mistério da nossa fé.

 

A morte é uma porta que se abre e que antecede a entrada no Reino de Deus. Mas lembre-se : o Reino é dom !

 

 

Leandro Cunha

10/2012

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 20/10/2012
Código do texto: T3942824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.