Livros Históricos : Josué

 

O que são livros históricos ?

 

Os livros de Josué, Juízes, Samuel 1 e 2, Reis 1 e 2, dão continuidade ao pentateuco e fecham uma parte da história do povo de Israel. São livros com forte conteúdo de guerras, conquistas, invasões, etc., mas deve ser visto e entendido, na verdade, com muito discernimento : dentro da narrativa de guerras, sobressai uma profunda aliança e fé em Adonai. Ele é o centro de todo o processo narrativo dessas conquistas. Sem a fé em Adonai nada disso teria acontecido.

 

O que tratam os livros históricos ?

 

O livro de Josué fala da conquista da terra prometida e da divisão da terra entre as tribos; o livro Juízes, trata da guerra contra os Filisteus e os primeiros passos para a futura monarquia; os livros de Samuel tratam do evento da monarquia e, finalmente, os livros dos Reis cuidam das campanhas militares de Judá e Israel contra os povos vizinhos. Essa a razão do violento vocabulário militar e bélico nos livros, pois essa era a forma histórica de registrar os feitos dos povos antigos.

 

O que é preciso discernir ao ler os livros históricos ?

 

É preciso separar o que é contingente, aquilo que faz parte da história de Israel (conquistas, guerras, derrotas, etc.) e o que tem valor eterno, transcendente e pertence a história da salvação :a luta de Deus contra o mal e contra o pecado do seu povo, e a sua realeza sobre tudo e todos no mundo.

 

Por que os livros históricos são chamados de profetas anteriores ?

 

Porque marcam o início do profetismo bíblico presente no AT. Possuem personagens que atuaram de forma profética e porque possuem perspectivas teológicas e aspectos do profetismo. Aprendemos a viver com a história.

 

O que significa o nome Josué ?

 

No hebraico significa ser liberto, ser salvo, ser vitorioso; ou causar libertação, salvar e conceder vitória. Em grego, significa Jesus !

 

Quem foi Josué ?

 

Josué está presente desde o livro do Êxodo, companheiro de Moisés durante toda a jornada de 40 anos no deserto, é filho de Nun, da tribo de Efraim, descendente de José do Egito, seu nome verdadeiro era Oseias e foi mudado por Moisés para confirmar a autoridade deste sobre aquele. Josué chefiou e venceu a batalha contra os amalecitas e foi o representante de sua tribo na expedição de reconhecimento da terra prometida. Josué exortou a campanha para a conquista da terra santa em a razão da sua fé em Adonai e estimulou o povo a crer nisso. Josué foi um grande chefe e líder político, mas foi também um rabino dedicado e fiel a Adonai e a Tora. Resistiu a tentação de blasfemar contra Adonai no deserto e por ser fiel companheiro de Moisés, foi eleito por Adonai para suceder a Moisés quando morresse.

 

Quais são os paralelos entre Moisés e Josué ?

 

- Adonai assiste Josué tal e qual fez com Moisés ;

- Israel obedecerá Josué tal e qual fez com Moisés ;

- A travessia do Jordão é comparada a do mar Vermelho ;

- Aparição do anjo para Josué é paralela a sarça ardente para Moisés ;

- Josué, como Moisés, é exaltado diante do povo hebreu ;

 

Qual a grande diferença entre Moisés e Josué ?

 

Moisés desfrutava de uma profunda intimidade com Adonai e era legislador de Israel. Josué não tinha essa mesma intimidade e não promulgava leis, mas as executava. Na verdade vemos em Moisés o poder legislativo do povo hebreu e em Josué o poder executivo. Josué cumpria ordens de Moisés ou procedimentos contidos na Tora.

 

Quantas e quais as direções que encontramos no livro de Josué ?

 

Duas direções :

 

uma para o passado, com a entrada na terra santa, fechando a promessa de Adonai ;

 

outra, para o futuro, inaugura um novo tempo na história de Israel, saindo do nomadismos e entrando na sedentarizarão.

 

Quais as verdadeiras tarefas de Josué que o livro apresenta ?

 

1. Conquistar e estabelecer Israel na terra prometida e

2. Fazer a divisão do território entre as tribos ;

 

São as promessas de Adonai sendo cumpridas ao povo hebreu.

 

Qual o conteúdo do livro de Josué ?

 

Um discurso de legitimação dele por Adonai

1a parte – a conquista da terra prometida

2a parte – a divisão do território

Outro discurso de despedida de Josué e de renovação da aliança com Adonai.

 

As listas topográficas apresentadas no livro de Josué que tratam da divisão da terra, como foram feitas ?

 

Baseiam-se em parte na administração pública do tempo da monarquia, o que mostra que os fatos narrados já eram de conhecimento de todos quando da redação do livro. Assim, entendemos que os fatos foram registrados de trás para frente. E essa divisão foi efetuada por sorteio e por obra de Josué e do sacerdote Eleazar.

 

Quais são as 3 tribos que receberam terras ainda das mãos de Moisés e qual o compromisso delas ?

 

Foram 3 tribos : Rubem, Gad e meia tribo de Manassés. Ficaram na transjordânia, mas com o comprometimento de ajudarem nas lutas para a conquista da terra prometida na cisjordânia.

 

A conquista da terra prometida foi fácil e rápida ?

 

Não, apesar do livro de Josué, em alguns momentos, enaltecer as vitórias de forma decisiva e definitiva, na verdade isso não ocorreu. Temos testemunhos disso não só no livro de Josué, mas também no livro Juízes, onde fica claro a presença de cidades e grupos cananeus convivendo com os hebreus.

 

Qual o estilo e o gênero literário do livro de Josué ?

 

Trata-se de uma cronica de guerra em estilo narrativo. Há presença de exageros e hipérboles com o claro objetivo de enaltecer os vitoriosos e humilhar os derrotados, pois essa era a cultura e os costumes da época em todos os país (alias, até hoje é assim). O Exagero nos números demonstram a preocupação em engrandecer os feitos de Israel na história.

 

Por que o profetismo é marcante nesse livro ?

 

Porque a história é considerada como mestra da vida. O processo narrativo, na antiguidade, tinha valor especial para o povo hebreu que vivenciou os prodígios de Adonai na conquista da terra prometida. Tudo aconteceu em razão da vontade e da presença de Adonai, sem ele e a fé nele demonstrada nada disso teria ocorrido. É preciso entender os livros históricos como uma forte manifestação de fidelidade do povo para com Adonai.

 

Quando se dá a redação final do livro de Josué ?

 

Tudo leva a crer que o livro foi escrito ao longo de muito tempo, mas a redação final aconteceu logo depois do exílio na Babilônia. Há uma sintonia profunda entre esse livro e o livro Deuteronômio.

 

Quais os aspectos religiosos que se destacam nesse livro ?

 

1. A aliança (circuncisão; páscoa; Tora, renovação da aliança)

 

2. A fidelidade de Adonai

 

3. A retribuição dessa fidelidade pelo povo hebreu

 

4. A imagem das tribos reunidas ao redor de Josué em Siquém

 

Faça uma síntese do livro de Josué :

 

O livro é eminentemente de cunho religioso. O autor, o tempo todo, faz questão de reverenciar Adonai e sua fidelidade ao povo hebreu conduzindo este à terra prometida quando ainda estava na escravidão do Egito. O fio condutor do livro é a forte aliança entre o povo e Adonai, pois este é fiel ! A conquista de Canaã só foi possível graças a Adonai, que era considerado o Senhor dos Exércitos. Ser fiel a ele era sinal de conquistas e prosperidade. A conquista da terra prometida faz parte inseparável da história da salvação. Na verdade a terra é conquistada diariamente, mas sempre em razão de ser fiel a Adonai.

 

Por que se fala em hexateuco ? Há justificativa ?

 

Sim, há justificativa e até faz sentido. O Pentateuco termina no livro Deuteronômio, com a morte de Moisés, deixando de fora o foco principal da promessa de Adonai : a conquista da terra prometida, onde brota leite e mel. E o livro de Josué, o sexto, é o documento que trata desse épico. Um “hexateuco” falaria da histórica completa, desde a saída do Egito até a conquista da terra santa e a divisão do território entre as tribos de Israel.

 

Leandro Cunha

2.013

 

Baseado na Apostila sobre Livros Históricos do AT de Pe. Leonardo Agostini. Vide : http://www.estudosbiblicos.teo.br/