ORAÇÃO - Benção aos escritores com as Figuras de Linguagem do Mestre Jesus

Neste poema em prosa - em forma de oração -, usei o gênero Pensamentos com algumas Figuras de Linguagem. Ressaltando que do oriente da Terra nos veio as mais belas Figuras de Linguagem de que Jesus Cristo foi o exponencial.

Procuras meu Mestre e Senhor, buscar teu filho do jeito que ele está sem importar-se com sua linhagem, seu idioma e sua linguagem.
No “venha como estás” não vê empecilho na cor, raça, etnia, idioma, sexo ou idade. Para Ti ninguém está em vantagem.
É o valor da vida, Fé e a confiança em Quem Tudo Pode.
Disseste: "Se vos falasse na língua dos Anjos, vós não me entenderíeis, por isso vos falarei em parábolas."
Jesus, Tu que usaste muitas vezes de parábolas enigmáticas, a fim de preserva-las dos incrédulos, revelou-as a seus discípulos (Mt. 13). Discípulos de hoje, ainda somos nós. Aprendemos contigo por seres nosso Mestre. No pensar, no falar, na maneira de entender.
Enfaticamente, meu Senhor, a primeira regra da hermenêutica não significa que as palavras devem ser tomadas no seu significado simples, “natural”, o intérprete, (pedimos Tua Luz do Entendimento) tem de levar em conta cuidadosamente as figuras de linguagem e os gêneros literários.

Havemos que saber meu Mestre e Senhor, que não devem ser lidas da mesma forma a literatura profética e apocalíptica, a do Antigo Testamento e as Tuas Parábolas Meu Senhor e Rei, nem igualmente às Cartas de Paulo.

Ajuda-nos na compreensão dos textos mais difíceis, a serem lidos à luz dos que apresentarem maior clareza. Ajuda-nos a organizarmos a leitura corretamente: Salmos como poemas, não crônicas. E as crônicas não diretas, não devam ser interpretadas por falsos profetas. Retirarmos sempre a Verdade histórica corretamente, como lições espirituais.

Porque assim temos Senhor Amado,ao ler os Textos Sagrados encontramos, aqui uma Antonomásia, ali uma Sinestesia, também as Sinédoques nas preferências de Teu falar.
A Metonímia às vezes usada, por sua mútua semelhança,
mas em geral a Alegoria, grávida da Metáfora, irmã da Parábola, que de Ti meu Mestre busco retirar a melhor herança.

A Sinestesia é importante para nos dar intensidade de tudo que abstrairmos às nossas sensações, afinando o coração nas pautas das lições.
Jesus Tu és o Mestre dos Mestres,  dos Gêneros e das Figuras de Linguagem; foste um amado Professor, em todas as suas mensagens. 
Incluindo- as nas Parábolas, aquebrantando empedernidos corações.

Não deixei fora deste poema-prosa, em forma de oração a Ti Senhor, a importante figura pensante de nosso idioma, que o julgo rompante de altivez recursal, a figura da Comparação. Tu eras Mestre em teu idioma usual: o aramaico; na figuração, própria das Parábolas, gênese de nossa simbologia idiomática e da retórica universal.
Mestre de todas as formas da Oratória,
Tua Universidade era Celestial.

Então, este é um texto pensado, não só tinta e papel,
senão meu coração em oração!
Como toda a reflexão que Tu Jesus fazias, ao findar uma reunião, ou “onde dois estivessem reunidos em Teu nome aí Tu estarias”.

Coloquemos em nossa vida, humildade, fraternidade, santidade,
amor sublimado e forte emoção.
Ajuda-nos Deus Eterno, nesta oração, para que Teu Filho Santo,
nosso Mestre nos ensine, nos ajude a organizar a leitura,
para que venhamos a escrever cada vez mais corretamente,
e usarmos este dom disseminando sementes de boa qualidade, para a safra ser pródiga e para muitos, Contigo aprender.

 
Vamos de volta cada um para seu canto,
sua casa seu recanto;
lá chegando pratiquemos a Oração
Com ardorosa emoção,
que Tu Nosso Cristo proclamou:
Um Pai Nosso fervoroso com muita Fé,
em ardorosa devoção.
Amém!
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 27/01/2014
Reeditado em 27/01/2014
Código do texto: T4666435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.