O Paraíso em nós

Deus permita que as lágrimas derramadas, num dia, sejam menos a celebração das dores vividas ou revividas e muito mais a irrigação das alegrias que germinam silenciosas em terra fértil de nosso coração.

As dores precisam ser intensas para que delas possamos parir-nos cada vez mais humanos: fracos, limitados, doloridos, sensíveis, porém íntegros, integrais e plenos.

A fortaleza humana manifesta-se na capacidade de aceitar nossa a fragilidade para, então, podermos fazer o exercício franciscano de perdoar antes de ser perdoado, de dar antes de receber, de compreender antes de ser compreendido e de aceitar a todos como são.

Permita-nos, Senhor que quando cheguem as alegrias, essas companheiras eventuais e transitórias na longa viagem da vida, elas sejam marcantes de tal forma em nossa memória que, mesmo num momento de intensa dor, possamos nos lembrar de suas faces sorridentes.

Senhor, que possamos entender por que um Deus resolve tornar-se homem, assumir-se parte da humanidade?

Ora, o que há de mais sagrado é a nossa humanidade! Essa é a razão!

E assim entenderemos que o paraiso não é um lugar alegre, colorido e cheio de prazeres e satisfações! Isso é um bordel!

O paraiso é um lugar onde nossa humanidade pode manifestar-se com suas dores e alegrias, suas limitações e potencialidades. Onde o nosso esforço de aprimoramento é cotidiano e natural.

O paraíso é o lugar onde as pessoas não são equalizadas, nem idealizadas. São compreendidas como singulares: assim como o Big Bang, os Buracos Negros ou a distancia relativa que transforma um certo numero de moléculas de carbono em coisa viva.

O paraiso é o lugar do encontro dos diferentes que se veem e se encantam com a diferença. Todo o resto: a fuga do encontro ou a busca de nós mesmos no outro é o contrário do paraíso.

Porém magicamente, dada a bondade que existe no mundo e dependendo da nossa disposição e de nossa atenção, esse lugar errado pode ser apenas uma parada no caminho que bem pode nos levar de volta ao lugar certo.

Permita-nos, Deus, que as lágrimas derramadas num dia, sejam a irrigação das alegrias que brotarão na terra fértil de nosso coração, em breve.