Tu Me Amas?

Dentre os 12 apóstolos de Cristo, Pedro era o que se dizia amar solenemente ao mestre, Jesus. E que ele até morreria pelo Cristo. Se, preciso fosse. E que ele nunca negaria Jesus.

O Cristo, sabendo de tudo que Lhe aconteceria enquanto em missão dentre os homens - até a sua morte. E na véspera do seu martírio, certa hora Ele perguntou a Pedro (por 3 vezes) a fim de ver a lealdade jurada pelo homem, a Ele:

- Pedro, tu me amas?

- Sim, mestre. É claro que eu te amo.

Disse, então, Jesus, a Pedro: - Então, vai e apascenta as minhas ovelhas.

- Sim. É claro mestre. Disse, Pedro.

Novamente, mais tarde, Jesus, tornou a perguntar a ele, pela segunda vez:

- Pedro, tu me amas?

- Sim. Mestre. Eu te amo, Tu sabes disso. Eu jamais permitiria que Lhe acontecesse algum mal.

- Então, vai e apascenta as minhas ovelhas.

Mais tarde, pela terceira vez, Jesus pergunta a Pedro:

- Pedro, tu me amas?

Então, Pedro, não se contém em sua emoção e, responde chorando:

- Mestre... por que tu me perguntas tanto se eu te amo?... É claro que sim. Eu daria a minha vida por Ti, meu Senhor. Eu jamais Te negaria entre os homens, mestre. Jamais!

E, então, Jesus, disse a ele: - Então, vai e apascenta as minhas ovelhas.

E, em seguida, Jesus narrou a Pedro o que estava escrito, segundo às profecias do profeta Samuel, o que iria acontecer com o filho do Homem, desde seu nascimento até a sua morte: "O Filho do Homem nascerá de uma virgem imaculada, concebido pelo poder do Espírito Santo de Deus. E sofrerá todo tipo de provações, tentações, humilhações, e torturas. Em seguida, após Ele anunciar a Boa Nova, a Palavra Deus, e, pregar a paz, o amor, e a solidariedade ao próximo... Ele irá ser traído por um dos seus.

Será preso e entregue àqueles que irão açoita-Lo. Julga-Lo, e, O condenarão a morte crucificando-O no madeiro. Pelo bem que Ele veio realizar aos homens. Isso tudo, para que Ele possa entrar na glória do Pai Celestial."

Pedro, ao ouvir a narrativa de Jesus, sobre sua vida e missão na terra dos homens, para anunciar a Boa Nova, diz: - Não! mestre, eu jamais permitirei que Te aconteça isso. Lutarei bravamente contra!

Ao que Jesus, olhando nos olhos de Pedro, diz a ele:

- Pedro, ainda hoje, nesta madrugada, antes que o galo cante: tu me negarás três vezes.

Pedro, se choca! Contra o que ele acabara de ouvir do mestre. Diz: - Não! Senhor! eu jamais seria capaz de Lhe fazer uma ofensa tão grande dessas. Eu jamais te negaria, mestre.

Jesus, diz a ele, repetindo a mesma oração... "O Filho do Homem nascerá de uma virgem...".

E quando é chegada a hora nona, Jesus, já fora traído. Preso. Entregue aos Soldados Romanos. Interrogado. E é conduzido aos carcereiros da prisão para o seu açoite. Antes da chegada do Imperador Romano, Caio Júlio Cesar.

Enquanto isso, ainda do lado de fora do palácio. Pedro, esperava para ver qual seria o final do julgamento do seu Senhor, pelos romanos.

E os demais apóstolos (exceto Judas - que decidiu, naquela mesma noite se suicidar. Após ver que ele havia entregue a julgamento de morte, um homem que não havia nEle crime algum. Judas, fora ludibriado por Sara, a mulher, para que ele conseguisse 30 moedas de ouro para poder soltar a família dela, e seu irmão que se encontravam detidos na prisão. E os soldados romanos afirmaram a ele que "Jesus, seria apenas interrogado..." e não, julgado e condenado a morte), se reuniram em um local secreto. Para planejarem suas fugas para longe da cidade, a fim de eles não serem presos, também.

E, lá fora do Palácio, Pedro é questionado por alguns homens que faziam guarda do lado de fora do Palácio Romano: "Ei! Você aí... vem cá. Tu também não era um dos seguidores de Jesus?"

Pedro responde, assustado: - Não. Nem conheço tal homem. Por favor.

E segue adiante... minutos depois, outro grupo o questiona novamente: "Ei! Tu aí... Você é um dos seguidores do prisioneiro Jesus, não é?"

Pedro, responde mais assustado ainda: - Não! De onde foi que vocês tiraram isso, senhores? Que brincadeira de mal gosto é esta? Por favor. Eu nunca nem vi tal homem que vós dizem de quem eu seja um seguidor dele. Por favor...

E caminha mais um pouco...

E, minutos antes da meia noite, ele é questionado pelo terceiro grupo: "Tu também é um dos seguidores de Jesus. Venha cá!... eu lembro de você quando eu te via junto dEle. Você não é Simão Pedro - um dos 12 dEle? É sim. Várias vezes eu te via com Ele.

Então, Pedro, se apavora no meio deles: - Não. Nãâââooo. Me soltem! Por favor! Me soltem! por favor... Eu jamais andei com Jesus. Nem o conheço. Por favor. Deixem-me ir...

E é nesse momento que Jesus é conduzido pelo Soldados Romanos. Para receber seu açoite.

E é onde Ele passa no exato instante, e bem ao lado do alvoroço vivido por Pedro. E observa...

E é quando ele O nega pela terceira vez. E, logo em seguida o galo canta logo. Pedro, vira-se para o lado... ver Jesus, que O olha, vendo-O passar. Lembra-se do que o mestre havia lhe dito, sobre. E atira-se a chorar... copiosamente... com o peso da culpa, e do perdão. Sendo que ele mesmo, não conseguia se perdoar. Sentiu-se com muito remorso.

* No fim, Pedro foi perdoado porque ele reconheceu seu erro. Retratou-se consigo mesmo. Conscientizou-se. Se perdoou, primeiro. E, então, o perdão veio naturalmente. Livrou-se da culpa. Mas, apenas quando Pedro reconheceu seu grande erro, em discriminar a confiança em si mesmo. Jurando lealdade ao mestre, de forma infiel. Imprudente.

**Confia em si mesmo (a), e segue a canção que vem do coração... se entrega ao Amor Ágape.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 15/05/2014
Reeditado em 04/06/2014
Código do texto: T4806906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.