O Nome que é sobre todo o nome

Queria falar sobre essa declaração paulina: “O Nome sobre todo o nome.” “O Nome sobre todo o nome.”

Não precisa eu dizer que cada um tem um nome. Você tem o seu nome, o seu sobrenome, o nome dos seus pais e as pessoas, portanto, são conhecidas pelo nome. Tem nome e tem nome. Prezados ouvintes, se eu fizesse um cheque de um milhão de reais e assinasse esse cheque e entregasse pra você, não valeria nada. Mas se eu desse a você um cheque de um milhão de reais assinado pelo presidente do Banco Bradesco (um dos maiores bancos privados do Brasil), então dessa forma este cheque teria valor por causa do nome.

Todo nome tem um peso. Quando se fala um nome, sempre nos vem a cabeça o conceito que nós temos sobre aquele nome e sobre aquela pessoa.

Por exemplo: cada vez que se fala em Moisés, logo vem na mente o Pentateuco, logo vem para nós os dez mandamentos que ele escreveu ordenado por Deus; toda vez que falamos no Rei Davi, logo vem para nós o Salmo 23(O senhor é o meu pastor e nada me faltará); toda vez que se fala em Salomão, logo vem para nós à idéia do rei sábio, o rei mais sábio de Israel; toda vez que se fala em John Wesley, logo vem em nosso mente o fundador do metodismo; sempre que se fala, meus senhores, em Eisten, logo vem em nossa mente à teoria da relatividade, a energia atômica, a bomba atômica vem para nossa mente, meus prezados ouvintes. Todo nome é um nome e tem um peso. Quando se fala em Henry Ford, logo vem a nossa mente a idéia de carro, de automóvel porque foi ele que fez o primeiro automóvel em Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos. Então cada nome nos traz um conceito, cada nome é um pensamento. Ora, quando a gente fala em Ritler, logo vem a nossa mente a figura de um homem terrível, um ditador maquiavélico. Quando se fala em aikma, logo se pensa no engenheiro da morte porque ele matou seis milhões de judeus nos fornos da Polônia. Então, cada nome tem um peso. É por isso que as pessoas lutam e brigam e defendem seus nomes. Ninguém quer que seu nome fique sujo. Se não defendermos o nosso nome, quem defenderá?

Vocês já perceberam que quando a gente pronuncia o nome de uma pessoa e erra e não pronuncia certo, logo a pessoa nos corrige. Que cuidado cada um tem com seu nome e deve ter porque é importante o nome das pessoas, meus amados.

Mas nessa noite, eu queria dizer que Salomão escrevendo em Provérbios vinte e dois, verso um ele diz assim: “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e o favor é melhor do que a prata e o ouro.” Salomão está dizendo que o seu nome vale mais que a prata, que o seu nome vale mais que o ouro, que a melhor coisa que um cidadão pode ter na terra é um bom nome. Não é um nome comprometido, não é um nome sujo.

Vivamos, pois, de tal maneira que as pessoas ouçam o nosso nome e se lembre da nossa bondade, da nossa atividade como bons cidadãos do céu, como bons cidadãos e com membro da igreja.

Mas hoje eu apresento o mais nobre de todos os nomes! O mais importante de todos os nomes! É o nome de Jesus! Diz Paulo que é o Nome sobre todo o nome. Eu diria assim: é o Nome sobre todos os nomes, é o Nome de Jesus!

Eu convido meu seleto auditório para falarmos juntos o Nome completo de Jesus: Jesus Cristo! Vamos dizer todos juntos: Jesus Cristo! Qual é o Nome sobre todo o nome? Jesus Cristo! Esse é o Nome sobre todo o nome!

Por que o Nome sobre todo o nome?

Em primeiro lugar: é o Nome sobre todo o nome porque é o Nome Salvador!

Antes de Jesus nascer, o anjo já havia dito que Jesus nasceria e seria o Salvador do Mundo! Essa afirmação foi proclamada pelos anjos quando Jesus nasceu.

Ele disse que nos salvará! Ele disse assim em Isaías 45: 22: “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.”

E, meus amigos, vocês que estão aqui essa noite, Deus os trouxe aqui nesse santuário, aproveite e olhe para Jesus Cristo! Só Jesus, nem um ídolo, nem outro deus. Não é igreja que salva, não é denominação que salva, não é pastor que salva, não é papa que salva, mas só é Jesus o único Salvador!

A bíblia diz: “Vinde, pois, arrazoemos, diz o Senhor. Ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão brancos como a lã.” Olhe que coisa maravilhosa e vejam o que o próprio Jesus disse: “Porque o filho do homem veio salvar e buscar o que se havia perdido.” Quem estava perdido? O homem, a mulher, o pecador! Jesus deixou o céu, veio a este Mundo para buscar você.

E Paulo disse: “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal.” (I Timóteo 1:15).

E Jesus disse: todo que vier a mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma eu o lançarei fora.

Então meu amigo venha a Jesus essa noite, venha a Jesus minha senhora, meu jovem venha a Jesus que Jesus não o lançara fora. Já está dizendo aqui que todo que vier a mim.

Ele salvou muitos de nós.

Quantos já foram salvos por Jesus levantem a mão. Mas alguns não levantaram a mão. Mas você ainda não está salvo, mas poderá ser esta noite.

Mas não somente aqui na PIBN, mas há somente no Brasil, 42 milhões de crentes, graças a Deus! Mas que felicidade para o Brasil em que 60% da população de Governador Valadares é crente! E por serem crentes já está comprovado que diminuem os crimes, esvaziam-se as cadeias por que o povo é crentes irmãos. Porque aceitaram Jesus no seu coração! Não é que Ele já salvou no passado, mas Ele já salvou muitos de nós e não só no Brasil, mas em todas as partes do Mundo. Jesus tem salvado milhares e milhares de pessoas!

Esse Nome é um nome sobre todo o nome porque é um nome Salvador!

Em segundo lugar: esse Nome é o Nome sobre todo o nome porque é um nome precioso!

Certa vez perguntaram para um grande cientista James Simpson (ele estava trabalhando em um laboratório, nas suas pesquisas), perguntaram qual foi a sua maior descoberta que ele fizera. Qual foi a maior descoberta?

E ele respondeu que a sua maior descoberta foi quando ele aceitou Jesus como o seu Salvador! Meu amigo, talvez a maior descoberta que você vai fazer hoje na sua vida é descobrir que Jesus é o Salvador! Jesus é precioso para mim.

Olha Pedro, que negou Jesus três vezes, fez tanta coisa errada, mas depois no fim da vida, quando ele estava velhinho, de cabelos brancos, de barba comprida, preste a ser imolado, crucificado porque era o apóstolo de Jesus Cristo ele disse: “Jesus é precioso para mim!”

Eu gostaria que toda a mulher, que todo o homem, que todos que estão me ouvindo nessa noite dissesse a mesma coisa que Pedro: “Jesus é precioso para mim!” Diga, eu quero ver você dizer! Que maravilha! Jesus é precioso pelo que Ele fez por nós! O que Ele fez por nós? Antes de você nascer, antes de você existir, Jesus já amou você e já morreu na cruz do calvário. Que coisa maravilhosa: Jesus já amou você e já morreu na cruz do calvário!

Jesus é precioso para mim porque Ele não somente é o nosso salvador, mas Ele também o nosso Intercessor!

A Bíblia diz que quando Jesus chegou ao céu Ele não ficou com os braços cruzados esperando quem ia para o céu, quem ia para o inferno. Ele está trabalhando porque o maior trabalho de Jesus é a intercessão. Ele é o nosso sumo sacerdote.

Você trabalha oito horas, é previsto que descanse oito horas e tenha oito horas de laser. Mas quando você está dormindo Jesus está orando por você. Ele está ajoelhado orando por mim. Ele é precioso porque Ele intercede por mim, por isso diz o escritor aos Hebreus 7:25 “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.” Jesus é precioso para mim!

Não somente Ele nos salvou, já nos garantiu que não vamos para o inferno, já perdoou os meus pecados, mas Ele é o meu intercessor lá no céu. Que coisa preciosa, irmãos, Jesus é precioso para mim!

Em terceiro lugar, Jesus também é precioso para mim porque Ele é o meu ajudador! Ele é o meu ajudador!

Só com os meus recursos, só com os meus poderes, só com as minhas mãos eu não consigo solucionar todos os meus problemas e circunstancias da vida. Mas olha, cada vez que eu pedir, cada vez que eu me ajoelhar, cada vez que eu pedir a Jesus, ele nunca falhou e nunca falhará. Os homens falham. Os homens prometem e falham. Mas Jesus não falha, Ele é fiel! E, meu amigo, se você estiver precisando de ajuda e já pediu para tantos homens, já pediu para tanta gente e ninguém fez nada por você; mas nessa noite se você pedir para Jesus, Ele vai fazer pra você! Amém!

Ele não falha, por isso Ele é precioso para mim!

Esse Nome é sobre todo o nome porque é o Nome confortador! É o Nome confortador!

Antes de Cristo voltar ao céu Ele disse: João 14:1 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.”

Há momentos difíceis na vida de qualquer mortal, de qualquer pessoa! Quem é que não se viu com as mãos cheias de problemas, com dificuldades. Quem é que não chorou na vida! Se algum homem diz que não chora é mentira! Mas na hora da dor, na hora da tristeza, na hora dos problemas da vida, às vezes os homens falham! Mas Jesus é o nosso confortador!

Quando morre uma mãe; quando morre um filho; e quando morre uma filha; ou quando o marido vai embora e larga a esposa sozinha com os filhos sem sustento, que dor, que lágrimas; mas é nessa hora das lágrimas, senhores, que Jesus aparece e conforta os nossos corações. Por isso lá no Apocalipse diz assim: “O Senhor enxugará do seu rosto toda a lágrima!”

Nessa noite estou pedindo que o Espírito Santo pegue esse lenço e venha enxugar os olhos dos enlutados nessa noite. Amém!

Que venha enxugar os olhos de você que está chorando, minha irmã, meu amigo! Ele é precioso porque Ele conforta o nosso coração!

Vou dar um exemplo da Bíblia. Moravam em Betânia três órfãos que tinham acabado de perder a mãe. E, derrepente, Lázaro ficou doente. Eram amicíssimos de Jesus. Jesus até pousava na casa deles. Mas naquela ocasião Jesus estava no Norte da Palestina. E agora? Morreu o nosso irmão! Foi enterrado! E aquelas irmãs desesperadas (capitulo 11) mandaram dizer a Ele: “Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.” Que coisa linda, não é irmãos!

Um irmão vem nos pedir oração, uma irmã vem nos pedir oração a gente olha para os céus e diz Jesus, eis que está enferma aquela que tu amas! Eis que está enfermo aquele que tu amas! Foram as orações daquelas irmãs! Ate chegar ao Norte da Palestina. Mas antes de chegar, Lázaro morreu. Estava sepultado há quatro dias. Estava já em estado de putrefação.

E quando Jesus vai chegando na cidade de Betânia, chegando na cidade de Betânia, a Marta nem esperou e saiu correndo para encontrar com Jesus na rua e se ajoelhou e começou a chorar e a gritar: “Senhor, se você estivesse aqui nosso irmão não teria morrido.” Jesus a confortou e veio a sua outra irmã, Maria. Então, Jesus disse aquelas mulheres: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que vem a mim não morrerá, mas viverá eternamente.” Então Jesus ordenou que Lázaro ressuscitasse e Lázaro ressuscitou.

A mesma coisa, senhores, com seus queridos. Os seus queridos não morrerão, sabiam disso, eles se mudaram para a eternidade! Aleluia, irmãos! Eles se mudaram para a eternidade! Eles estão com o senhor! Por quê? Porque o crente não morre. Porque a morte de Cristo na cruz foi à morte da morte.

Havia um circo internacional com leões, com elefantes e tinha lá um domador que pegava aquela cobra venenosa: a naja. O encantador sempre que toca aquela cobra sobe e fica ereta no ar. Ela fica encantada com a música. E se ela picar, leva cinco segundos para o veneno chegar ao coração e a pessoa morre imediatamente. Mata fatalmente. Aquele domador brincando com aquela naja, com aquela cobra e derrepente ele foi picado. Picou a mão dele. Então as mulheres gritaram, então as mulheres desmaiaram e gritavam: “Ele vai morrer.” Mas ele continuou, continuou e continuou mexendo com a cobra e não morreu. Depois, foram perguntar para ele qual era o antídoto que você tomou antes de se apresentar em publico com essa cobra. E perguntaram o que ele havia feito. Então ele disse: “Foi fácil, eu tirei as presas e as bolsas de veneno da cobra, de modo que quando ele me picou não tinha mais veneno e eu não morri.”

Agora a serpente que é o diabo! Ela morde, ela vem, ela pica o crente e ele não morre porque a morte já perdeu o veneno! Ela não tem mais veneno. O veneno é o pecado.

Jesus tirou o veneno da morte. A morte, para o crente, é uma questão de transferência para a eternidade.

É verdade que nós somos humanos. Choramos porque é um ente querido nosso. Nós sofremos. Mas Paulo disse que esse Nome é sobre todo o nome porque esse Nome conforta os nossos corações!

Uma mulher cheia de pecados foi gloriosamente salva. Quando ela chegou ao fim da vida ela disse: “Eu vivi uma vida má, mas como é doce agora confiar em Jesus e morrer nos braços de Jesus.”

Que coisa linda, irmãos, os crentes morrem nos braços de Jesus.

Ora, se os crentes morrem nos braços de Jesus, a recíproca é verdadeira. Ipso fato, os incrédulos morrem nos braços do demônio. Isso é um exagero! Não é, eu provo.

Vejam lá em Lucas na parábola do rico e do Lázaro. O Lázaro era temente a Deus, cheio de feridas e o ricaço não queria nada com Deus. Ele morreu e a Bíblia diz (Jesus que contou) que ele morreu e que os anjos o levaram para o céu. Ai morreu aquele rico e foi para onde para o inferno. E lá no inferno ele começou a clamar e os demônios o levaram para o inferno. Mas o Nome de Jesus é o Nome sobre todo o nome porque é o Nome que conforta nas horas de tristeza, da lágrima e da dor.

Em quarto lugar, senhores, esse Nome sobre todo o nome porque é o Nome que conquista! É o Nome conquistador!

Nós vamos precisar desse nome para conquistar, para vencer as lutas de nossas vidas. Todos nós temos grandes dificuldades e a vida no Brasil se apresenta cada vez mais difícil, obstáculos maiores.

Oh, meus amados irmãos, desde quando eu era adolescente os políticos diziam que o Brasil agora vai melhorar, agora o Brasil vai melhorar, agora o Brasil será o primeiro mundo, agora o Brasil vai acontecer, mas é o contrário: só há dificuldades. E você, meu amigo, você não pode ser um derrotado, nem um covarde, pois você é um vencedor e conquistador dos seus problemas! Quando vocês estiverem com esse Nome, com esse Nome.

É um Nome maravilhoso!

Um pastor foi pregar uma série de conferências numa igreja lá do interior. E pregou que Jesus é o Salvador, só Ele salva e tal. Então um homem veio e se decidiu para Jesus de coração, de verdade. Ele chorou até na sua conversão. Mas depois ele ficou sentado e todo mundo saiu e ele não saía e estava cabisbaixo e dizia: “Eu não sei, eu não sei, eu não sei!” Com a cabeça baixa dizia: “Eu não sei, eu não sei, eu não sei!”

Então o evangelista disse a ele qual era o problema dele e ele respondeu que sabia o que fazer porque ele era dono do maior bar da cidade. Eu vivo de viver uísque, rum, cachaça, cerveja, é o meu negocio. Agora, eu não sei o que vou fazer. Então o pastou orou com ele e disse: “Olha, eu tenho uma idéia, venda este bar, venda este bar para outra pessoa. E aquele homem olhou para o pastor e disse que o pastor estava errado. Ele disse:” Eu não vou vender. Eu vou pegar um machado e vou quebrar todas aquelas garrafas, todos aqueles vidros porque não quero destruir mais a vida de ninguém. Jesus mudou o meu coração e eu não quero destruir mais a vida de ninguém. Eu não quero a desgraça de ninguém com a bebida.

Jesus conquistou, irmãos!

Jesus conquistou aquele coração de uma forma espetacular que deu uma lição até para o pastor.

Jesus é o Nome sobre todo o nome.

Muitos nomes têm sido exaltados nesse velho Mundo. Faraó, Alexandre O Grande, César, Napoleão, Rockfeler, mas nenhum nome deve ser tão exaltado como o Nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, não só na terra, mas também nos céus.

Então eu pergunto se vale à pena pertencer ou não ao conquistador, ao conquistador. Esse Nome conquista todas as coisas: homens, mulheres de todas as classes sociais. Só no complexo do alemão tem 98 igrejas evangélicas. É Jesus conquistando irmãos!

Esse Nome é um Nome sobre todo o nome porque é um Nome conquistador!

A Ele se dobre todo o joelho e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o filho de Deus!

Lá, em Londres, a Rainha da Inglaterra, a Rainha Vitória, estava ouvindo um sermão e começou a chorar e todos ficaram preocupados pensando que a Rainha tinha sido ofendida em alguma coisa quando ela disse, em soluços, que gostaria que Jesus voltasse enquanto eu sou Rainha da Inglaterra. Mas por quê? Perguntaram. Então ela disse que gostaria de pagar sua coroa e depositar aos pés de Jesus.

Porque este Nome é sobre todo o nome! É o Nome maravilhoso! O Nome de Jesus!

Pergunto-lhes: Você quer confessar agora Jesus, esse Nome como Salvador?

Jesus é precioso pra você?

Curvemos nossas cabeças orando a Deus nesse momento! Todos orando a Deus!

Venha a Jesus nessa ora!

Ele está aqui presente. Ele está estendendo a sua mão amorosa e maravilhosa pra você. Você não quer que Ele abençoe a sua vida, a de sua família, a de seus queridos, não quer? Mas tem uma condição, a saber: você deve crer Nele hoje como seu Salvador! Você quer fazer isso agora? Quantos gostariam de aceitar a Jesus, seguir este Nome e que precisam de Jesus? Se você precisa de Jesus levante sua mão. Criança, jovem, adolescente, senhores, homens, mulheres, todos! Deus abençoe essa mão! Deus abençoe! Levante a sua mão para Jesus! Deus abençoe! Não deixa pra manha! Venha a Jesus!

Filósofo místico
Enviado por Filósofo místico em 28/05/2007
Reeditado em 09/06/2007
Código do texto: T504733