TREZENA DE SANTO ANTONIO
Sétima terça-feira


Anjo pela castidade, serafim pelo amor, lírio pela inocência, mortifica os sentidos e os apetites nas menores coisas. As penitências, os jejuns, as vigílias prolongadas constituem a sua vida e alegria. Sono rápido sobre táboas toscas ou ramos secos, satisfeito por mortificar o corpo e alimentando cada vez mais o espírito.
ORAÇÃO
Oh! Pacientíssimo Santo que tão ardente conservastes o desejo de sofrer por Jesus, para vos conformar com ele, Rei das dores, dignai-vos alcançar-me paciência para  que eu suporte as tribulações, obtendo merecimento e glória no céu. Como me sinto envergonhado ante o vosso exemplo, eu que tantas vezes me perturbo, me impaciento e me irrito! Fazei com que vos imite, tornando-me humilde e resignado, sofrendo e aceitando tudo com alegria. Tende compaixão de minha miséria, dai-me estímulo para servir e amar cada vez mais a Deus, é a graça que instantemente vos peço.
(Pai Nosso, Ave Maria e Glória)  
EXEMPLO
Havia cinco meses que Camila Borgier sofria horrivelmente de uma enfermidade que não a deixava estar de pé. Tendo começado o exercício da trezena de Santo Antonio, piorou, todavia. Recebidos os últimos sacramentos, pediu a Deus toda lacrimosa, que se fosse sua santa vontade que ela não sarasse, ao menos lhe desse um pouco do amor que o Santo votava a Ele. Confiante, cheia de fé, rezou o responsório ao Bem-aventurado, prometendo-lhe três missas e um peso de pão para os pobres. Num instante voltaram-lhe as forças e saúde. Veio-lhe o desejo de andar, e andou. Ajoelhou-se então diante da imagem do Santo, dando-lhe graças pela cura portentosa.