O QUE QUEREMOS DE DEUS?

Se lêssemos os pedidos de orações que são feitos: verbais, nos papeis, nos cadernos, apresentação de objetos, pelas mídias, conheceríamos centenas de necessidades das pessoas.

Qual é a nossa principal necessidade?

Diz o ditado: “Cada um sabe onde o sapato lhe aperta” e é exatamente onde nos aperta que está a nossa prioridade.

Jesus perguntou ao cego de Jericó o que parecia óbvio: “Que queres que te faça?” (Lc 18. 41).

Parecia óbvio para aqueles que o rodeavam, mas quem vê o interior, sabe que há necessidades que não são exteriorizáveis; são coisas do fórum íntimo.

Quando eu buscava Batismo no Espírito Santo, uma irmã profetizou: “Vou dar o que tu mais desejas”. Ela pensava que era uma namorada, mas eu sabia que ela a Promessa.

A resposta parecia mais óbvia ainda; ele respondeu:

“Senhor, que eu veja” (Lc 18.41). Para o cego, a principal coisa era ver, principalmente porque estava de frente de quem tanto ouvia falar: Jesus.

LIÇÕES DA VIDA DE SALOMÃO

Depois de se tornar rei de Israel, Deus se apresentou a Salomão e lhe perguntou:

O que queres que eu te dê?

“E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê” (1 Rs 3. 5).

Salomão poderia fazer uma lista dos bens que desejava, do tamanho do seu exército, do projeto e recursos para o templo, do perfil da rainha que teria, mas não listou nada.

Antes de responder a Deus Salomão falou sobre o seu pai, Davi (1 Rs 3. 6):

• Um abençoado rei; Homem Sincero; Julgava com justiça; Andava em retidão; etc.

Falou também de si:

• “Sou apenas um menino” (não disse: “Sou o cara” )

Davi: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl 51. 17);

Paulo recomenda: “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.” (2 Co 10. 18)

• Não sei sair;

• Não sei entrar;

• “E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão” (1 Rs 3. 8).

O QUE QUERES QUE EU TE DÊ?

Dá-me, SENHOR, sabedoria (1 Rs 3. 9).

Deus gostou do procedimento de Salomão; (1 Rs 3. 10, 11);

Deus atendeu a Salomão (1 Rs 3. 12);

 

LIÇÕES DA VIDA DE SALOMÃO?

Primeira lição:

Deus pode nos dar além do que pedimos

Numa promessa absoluta (não passa pela ação humana), Deus deu a Salomão muito mais do que pediu.

“E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias” (1 Rs 3. 13).

Paulo garante:

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Ef 3. 20, 21).

Segunda lição:

Deus, assim como fez a Salomão, nos faz promessas condicionais, (depende de nossas atitudes).

Deus prometeu a Salomão ter os dias prolongados, mas sob condições (1 Rs 3. 14).

Como se luta para descobrir a fórmula da longevidade;

Ninguém tem prazer em se perecer mais velha (o)

• Andar nos Caminhos;

• Guardar os Estatutos;

• Guardar os mandamentos;

Dúvidas sobre essas três palavras? Ler Salmo 119.

Terceira Lição:

Deus revela por sonhos

“E acordou Salomão, e eis que era sonho” (1 Rs 3. 15).

Sonhou? Não diga que foi outra coisa, diga que foi um sonho,

“O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.” (Jr 23. 28).

Sonho é atualmente muito usado como sinônimo de “desejo”.

EVIDÊNCIAS DA FIDELIDADE DE DEUS EM CUMPRIR SUAS PROMESSAS

Cumprimento das promessas absolutas:

Sabedoria:

O caso das duas mães prostitutas e um dos bebês mortos, (1 Rs 3. 16-28)

A visita da rainha de Sabá

“E eu não cria naquelas palavras, até que vim e os meus olhos o viram; eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi” (1 Rs 10. 7).

Riquezas:

(1 Rs 10, 14-29)

Cumprimento das promessas relativas

Enquanto Salomão viveu em retidão:

• Teve os melhores príncipes (1 Rs 4.1 ss);

• Israel foi uma numerosa e respeitada Nação (1 Rs 4.20);

• Foi o maior território que Israel teve (1 RS 4.21);

• Houve alimentos em abundância, tanto para humanos como animais (1 Rs 4.28 );

• Fez acordos de paz internacionais (1 Rs 5. 1-12);

• Montou uma logística extraordinária para a obra do Templo (! Rs 5. 13. 18);

• Construiu um luxuoso templo para Deus (1 Rs 6);

• Construiu o seu palácio (1 Rs 7.12);

• Construiu a Casa da filha de Faraó (1 Rs 7.8);

• Dedicou o Templo ao SENHOR, colocou a arca no seu devido lugar (1 Rs 8);

• A oração de Salomão no templo foi ouvida por Deus ( 1 Rs 9. 3);

Deus faz mais duas promessas condicionais

Andar em retidão para que não falte sucessor ao trono: (1 Rs 9. 4,5)

Em havendo infidelidade e idolatria, “Israel será destruído” (1 Rs 9. 6-9).

SALOMÃO NÃO ANDOU EM RETIDÃO

Salomão amou muitas mulheres estrangeiras;

Tinha 700 mulheres, princesas;

300 concubinas;

Na velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses;

O coração de Salomão já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.

Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.

Edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. (1 Rs 11. 1-8)

Resultado:

Deu rasgou o reino em duas partes (1 Rs 11. 9-13;

Deus levantou inimigos contra Salomão (1 Rs 11. 14 ss).

Deus havia prometido a Salomão ter os seus dias prolongados, mas sob condições (1 Rs 3. 14).

• Andar nos Caminhos;

• Guardar os Estatutos;

• Guardar os mandamentos;

Ele não perseverou em andar na vontade de Deus.

Ele morreu com cerca de 60 anos (58 B.O.C)

Os filhos de Israel foram infiéis e se tornaram idólatras. (1 Rs 9. 6-9).

Em 721 a. C Israel foi destroçado pela Assíria;

Em 586 a. C. Judá foi cativo para a Babilônia.

Enoque Rodrigues Nogueira
Enviado por Enoque Rodrigues Nogueira em 27/01/2018
Código do texto: T6238069
Classificação de conteúdo: seguro