Ser Santo é...

"Antes de tudo, ser Santo é, na verdade, ser separado. Quem nunca ouviu alguém lhe dizer: Se envolva, se misture, você é muito separado! Querendo dizer que você até ‘se acha’, utilizando a gíria jovem, ou seja, que se acha melhor do que alguém só porque você não se mistura com a galera.

Se isso já te aconteceu, agradeça a Deus, isso mesmo, pois é um bom sinal espiritual. Significa que você tem sido, de fato, um verdadeiro cristão. Pois tem aborrecido a Satanás e agradado a Cristo, o que se comprova pelas constantes pessoas se incomodando acerca da sua ‘diferença'.

E ela está justamente na sua maneira de agir, de se portar e de viver o Evangelho. A luz brilha entre as trevas e mais cedo ou tarde incomodará a muitos.

Muitos tem se acostumado com a mesmice de vida que levam, e se arrumam para ir ao culto e posam como cristão no domingo, por exemplo. Mas durante a semana, em suas vidas mais íntimas denigrem a imagem da Palavra da Cruz, por vergonha ou mesmo descompromisso. Que pena, não entenderam a proposta do Cristianismo!

É verdade que ser diferente custa muito, mas o alto preço já foi pago, a morte de cruz de Jesus, o maior preço que nos deu o direito de vida eterna. Então, tá esperando o que para se ajeitar com Deus? Não tenha medo, nem se envergonhe de ser cristão, de andar com a bíblia pelas ruas, de declarar o amor e misericórdia de Deus na sua vida a outras vidas. Há estratégias que podem te ajudar. Não precisa sair gritando aos quatro quantos declamando versículos ou aborrecendo as pessoas. Seja sábio. Comece falando aos seus amigos, nas conversas mais informais.

Aos poucos perceberás quem simpatiza com a Palavra de Deus, quem mostrar alguma empatia com o texto já pode ser um indício de futuro cristão. Ah, e saiba chegar. Não vá com muita ‘sede ao pote’, converse calmamente, saiba direcioná-lo a assuntos triviais, e, no meio da fala, conte uma experiência pessoal, enalteça a soberania de Deus e mostre para o ouvinte que sem Deus nada podemos fazer, que Ele é o Dono das nossas vidas. Depois disso você perceberá quem deu vazão ou não às suas palavras. E aí saberá se ou como podes continuar neste evangelismo pessoal informal.

Compreendeu como ficou mais fácil agora? Durante o dia você tem várias oportunidades. Saia da sua bolha, deixe de agir de forma clichê. Desenvolva meios sábios de propagar a mensagem da cruz e salvar vidas.

Vivendo meditando na palavra e propagando–a você estará sendo Santo, para Deus, pois a Palavra da Verdade o fará Santo, pois moverá no seu íntimo, e o transformará dia a dia, ajudando-o a ser uma pessoa melhor, uma nova criatura, ou seja, viver conforme a tudo quanto está escrito.

Não queira ser ‘O Santo’ da atualidade, isto é, aquele que pula e fala línguas na igreja. Sinto muito, mas este não é Santo, à luz das sagradas escrituras. Para ela Santo é separado, aquele que come e vive a palavra, somente.

Por isso, não se engane, às vezes você pode conhecer uma pessoa que se diz cristã, mas mesmo tendo aparência, no seu dia a dia age de forma estranha aos ditames eclesiásticos. Estes contradizem a palavra. Não são, necessariamente, falsos profetas como intitulam alguns, mas falsos cristãos.

Já os que, mesmo não possuindo perfil de cristão, para o mundo, permanecem frutificando e desempenham, no silêncio da sua prática, para a coletividade, o ide do Senhor, serão chamados bem-aventurados, e por estarem plantando nos celeiros do Senhor, e não dos homens, receberão a devida recompensa.

Portanto, não se engane, nem tudo que parece é. Ah, também não adianta viver uma parte do texto e não viver a outra. A palavra de Deus é completa, traz sofrimento para o homem carnal, porque o faz renunciar o mundo e seus pecados,mas produz uma sensação de paz com Deus, vide Jo 17. 17-(Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade).